Topo

Copa São Paulo - 2023

Copinha: Com mais um de Sapata, Botafogo vence e encerra 1ª fase com 100%

Léo Pedro, atacante do Botafogo, comemora um dos gols na Copinha - Henrique Lima/ BFR
Léo Pedro, atacante do Botafogo, comemora um dos gols na Copinha Imagem: Henrique Lima/ BFR

Colaboração para o UOL, em Santos (SP)

09/01/2023 12h55

O Botafogo venceu hoje o São-Carlense por 3 a 1 pela última rodada do Grupo 19 da Copa São Paulo de Futebol Júnior. Léo Pedro, duas vezes, e Sapata marcaram os gols do Bota, enquanto Klefferson descontou para os paulistas.

Sapata já havia chamado a atenção na estreia da Copinha, quando marcou três gols na goleada sobre o Pinheirense. Nesta segunda-feira, mesmo entrando na metade do segundo tempo, ele voltou a deixar o dele.

  • A partida foi realizada no estádio Prof. Luis Augusto de Oliveira, mais conhecido como Luisão, em São Carlos
  • O time carioca entrou em campo já com a primeira posição da chave garantida
  • O Botafogo encerra a fase de grupos com 100% de aproveitamento, com nove pontos, oito gols a favor e apenas um contra
  • O São Carlos, com quatro pontos, ficou com a segunda colocação e foi o outro time classificado da chave
  • Na próxima fase, o Botafogo irá enfrentar o segundo colocado do Grupo 20, composto por Red Bull Bragantino-SP, ABC-RN, Maringá-PR e Lemense-SP. A situação da chave será definida amanhã

Testes para o mata-mata

Com a derrota do Pinheirense para o São Carlos no início do dia e o primeiro lugar do grupo confirmado antes mesmo do apito inicial, o Botafogo se deu ao luxo de escalar um time reserva diante do São-Carlense, que entrou em campo precisando vencer a equipe carioca por três gols de diferença para buscar a classificação.

O rumo que o grupo tomou nos propiciou rodar a equipe, descansar quem tinha que descansar
Thiago Camillis, técnico do Botafogo

Mesmo assim, o Botafogo venceu mais uma e foi mais um time a terminar a primeira fase com 100% de aproveitamento.

Silêncio seguido de aplausos

O minuto de silêncio antes do apito inicial foi uma homenagem ao Rei Pelé e também a Roberto Dinamite. O velório do craque vascaíno começou hoje às 10h15 (de Brasília) em São Januário, no Rio de Janeiro. Os aplausos tomaram conta do estádio Luisão ao término do minuto de silêncio.

Gols

1 a 0. O Botafogo abriu o placar com apenas 10 minutos de jogo. João Felipe roubou a bola, armou contra-ataque e acionou Iago Renato, que, por sua vez, tocou para Léo Pedro. De primeira, o atacante finalizou de direita com extrema categoria, no cantinho, e balançou as redes.

1 a 1. Após bola afastada pela defesa do Botafogo, Klefferson ajeitou e bateu de fora da área, rasteiro. Lucas Barreto não conseguiu fazer a defesa no chão e a bola morreu nas redes.

2 a 1. Em grande jogada, Igor França tabelou com Rafael Lobato pelo lado direito e cruzou com perfeição para Léo Pedro apenas chegar de carrinho para completar para as redes.

3 a 1. Sapata precisou de apenas dez minutos em campo para ampliar. Ele recebeu belo passe de Rafael Lobato dentro da área, fintou o marcador e finalizou de canhota no alto. Foi o quarto gol em três jogos do camisa 7, que fez um hat-trick na estreia.

FICHA TÉCNICA

São-Carlense 1 x 3 Botafogo-RJ

Data: 09/01/2023 (segunda-feira)
Horário: 11h (de Brasília)
Local: Prof. Luiz Augusto de Oliveira, em São Carlos (SP)
Árbitro: Wilson Adalberto Silva (SP)
Gols: Léo Pedro (Botafogo), aos 10', Klefferson (São Carlos), aos 32', e Léo Pedro (Botafogo), aos 46' do primeiro tempo; Sapata (Botafogo), aos 40' do segundo tempo
Cartões amarelos: Klefferson (São-Carlense), Igor França, João Felipe, Iago Renato, Matheus Mamute (Botafogo)

São-Carlense: Giovani, Rubinho, Wellington (Bruno Leite), Luan Japa e Deivid (Lázaro); Tharlley (Flávio), França (Machado) e Klefferson; Capixaba (Gabriel Ponce), Thomas Bagé (Mateus Pipino) e Wesley. Técnico: Samuel Dias

Botafogo: Lucas Barreto; Igor França, Alysson (Reydson), Serafim, Matheus Mamute (Jefinho); João Felipe (Peloggia), Rhuan Lucas; Antônio Carlos (Fabiano Pereira), Rafael Lobato; Iago Renato (Sapata), Léo Pedro (Jhonnatha). Técnico: Thiago de Camillis