Topo

Real sofre, mas vence Valencia nos pênaltis e avança à final da Supercopa

Karim Benzema converte pênalti e inaugura o placar na semifinal da Supercopa da Espanha entre Real Madrid e Valencia - Giuseppe Cacace/AFP
Karim Benzema converte pênalti e inaugura o placar na semifinal da Supercopa da Espanha entre Real Madrid e Valencia Imagem: Giuseppe Cacace/AFP

Colaboração para o UOL, em São Paulo

11/01/2023 18h51

O Real Madrid passou sufoco, mas superou o Valencia nos pênaltis por 4 a 3, após empate por 1 a 1 no tempo regulamentar, e está na final da Supercopa da Espanha. A partida aconteceu no estádio Internacional Rei Fahd, em Riade, na Arábia Saudita.

O adversário do atual campeão na decisão do torneio sairá do duelo entre Barcelona e Bétis, que será realizado amanhã (12).

  • Karim Benzema, de pênalti, marcou o gol do Real na partida, aos 38 minutos do primeiro tempo. O brasileiro Samuel Lino empatou para o Valencia no primeiro minuto da segunda etapa.
  • Benzema, Modric, Kroos e Asensio converteram as cobranças para o Real. Cavani, Moriba e Guillamón marcaram para o Valencia, enquanto Comert e Gayá desperdiçaram.
  • Real estava em casa na Arábia Saudita. Os torcedores presentes impulsionavam a equipe merengue em campo e vaiavam quando os adversários tinham a bola.
  • Com 12 títulos, o Real pode igualar o Barcelona, maior campeão da Supercopa, se conquistar a taça novamente neste ano.
  • O adversário da final sairá do duelo entre Barcelona e Bétis.

Benzema resolve, e Vini Jr passa em branco outra vez

O Bola de Ouro segue em alta no Real e marcou o seu quarto gol nas três partidas em que atuou desde a retomada após a Copa do Mundo. O francês de 35 anos foi responsável, inclusive, por todos os gols do time quando esteve em campo — ele não jogou na vitória por 1 a 0 na Copa do Rei, com gol de Rodrygo.

Vini Jr, por sua vez, continua sem balançar as redes após a disputa do Mundial. O atacante brasileiro teve contra o Valencia mais uma performance tímida, sem protagonismo. Ele ainda perdeu um gol à queima-roupa nos acréscimos do segundo tempo que seria o da classificação.

O destaque do jogo foi um brasileiro bem menos badalado que os do Real. O atacante Samuel Lino, revelado pelo São Bernardo e com curta passagem pela base do Flamengo, empatou a partida logo após a volta do intervalo.

Momentos do jogo

Pênalti e 1x0. Aos 37', Militão mandou um lançamento direto da defesa e acionou Benzema na velocidade. O Bola de Ouro saiu na frente e foi derrubado por Comert na área. O próprio camisa 9 foi para a cobrança, deslocou o goleiro e inaugurou o placar.

1x1. Logo no primeiro minuto da segunda etapa, Lato cruzou da direita e viu a bola sobrevoar a área. O brasileiro Samuel Lino apareceu nas costas de Lucas Vázquez e mandou para dentro, empatando o duelo.

Decisão por pênaltis. Enquanto os quatro jogadores do Real cobraram suas penalidades conforme manda o manual, o Valencia contou com duas batidas bisonhas. O Comert isolou seu pênalti, enquanto Gayá bateu fraco, no meio do gol, facilitando a vida de Courtois.

Ficha técnica

Real Madrid 1 x 1 Valencia (4 a 3 nos pênaltis)

Torneio: Semifinal da Supercopa da Espanha

Local: Estádio Internacional Rei Fahd, em Riade, na Arábia Saudita

Data e hora: 11 de janeiro de 2023, às 16h (de Brasília)

Gols: Benzema (RMA), de pênalti, aos 38 minutos do 1º tempo, e Samuel Lino (VAL), no primeiro minuto da segunda etapa

Cartões amarelos: Camavinga (RMA), Kuivert (VAL), Comert (VAL), Cavani (VAL), Andre Almeira (VAL) e Nacho (RMA)

Real Madrid: Courtois; Lucas Vázquez (Carvajal), Militão (Mendy), Rudiger e Nacho; Camavinga (Modric), Kroos e Valverde (Ceballos); Rodrygo (Asensio), Benzema e Vini Jr. Técnico: Carlo Ancelotti

Valencia: Mamardashvili; Thierry Correia , Cenk, Comert e Gayà; Lato (Moriba), Musah (Foulquier), Andre Almeida (Guillamón) e Samuel Lino (Fran Pérez); Kluivert (Hugo Duro) e Cavani. Técnico: Gennaro Gattuso