Barça tem gols anulados, bate Betis nos pênaltis e vai à final da Supercopa
A Supercopa da Espanha terá mais um 'El Clasico' na final. O Barcelona não teve vida fácil hoje (12), mas venceu o Betis por 4 a 2, nos pênaltis, após empate por 2 a 2 no tempo regulamentar. Com o triunfo no Estádio Rei Fahd, na Arábia Saudita, a equipe avançou para a decisão e vai enfrentar o Real Madrid, que também se classificou nas penalidades ao bater o Valencia.
- Lewandowski abriu o placar para Culés, aos 39' do primeiro tempo, e Fekir empatou aos 21' da segunda etapa. Na prorrogação, Ansu Fati marcou aos 2', e Loren Morón igualou novamente, aos 10'.
- Willian José e Loren Morón converteram os pênaltis para o Betis, enquanto Juanmi e William Carvalho desperdiçaram. Do outro lado, Lewandowski, Kessié, Ansu Fati e Pedri marcaram.
- O Barça ainda teve dois gols anulados na partida. Um de Pedri e outro de Lewandowski, por impedimentos de Raphinha e de Ferrán Torres, respectivamente, nas jogadas dos tentos.
- O goleiro Ter Stegen foi um dos personagens do jogo ao protagonizar dois milagres e defender duas cobranças.
- O brasileiro Luiz Henrique foi o responsável pelas assistências nos dois gols do Betis.
- A final da Supercopa será disputada no domingo (15).
Rivalidade decisiva
O Betis até teve oportunidades para vencer o jogo, mas esbarrou em um Ter Stegen inspirado. Luiz Henrique, ex-Flu, foi o grande destaque, com dois passes para gol. Apesar do esforço, o time não conseguiu evitar que o Barça se classificasse para enfrentar o grande rival na decisão.
O Barcelona, inclusive, é o maior campeão da Supercopa da Espanha, com 13 títulos, seguido de perto pelo Real. A vitória na semifinal garantiu que o clube irá depender apenas de si para manter ou não tal superioridade.
Se vencer os Merengues no domingo, o Barça irá ampliar a sua vantagem. No entanto, o clube verá o arquirrival igualar seu número de conquistas do torneio em caso de derrota.
- Na história, Barcelona e Real Madrid se enfrentaram sete vezes valendo o título da Supercopa -- a mais recente foi em 2017, com vitória dos Merengues.
- O retrospecto é amplamente favorável para um dos lados. Ao todo, o Real levou a melhor seis vezes diante do rival na competição, enquanto o Barça se sagrou campeão apenas em uma final no confronto direto.
Momentos do jogo
Gol anulado. Aos 22', Raphinha recebeu pela direita, cortou para dentro e mandou um chuveirinho para a área. Pedri apareceu nas costas da marcação e mergulhou para desviar com a ponta da chuteira, mandando a bola para dentro do gol. O tento, no entanto, foi anulado por impedimento milimétrico do brasileiro com o auxílio da tecnologia.
1x0. Aos 39', o Barça saiu em contra-ataque na velocidade Dembélé, que acionou Lewandowski na área. O camisa 9 do Barça teve o chute travado pelo zagueiro Luiz Felipe, mas conseguiu finalizar novamente e superou o goleiro Bravo.
1x1. Aos 21', Luiz Henrique recebeu na entrada da área, limpou dois marcadores ao simular um chute e rolou para Fekir, que finalizou rasteiro para igualar o marcador.
2º gol anulado. Quatro minutos após o empate, Ferrán fez jogada individual pela esquerda e acionou Lewandowski, que bateu firme para ampliar. No entanto, o lance foi invalidado por impedimento do camisa 11.
2x1. No segundo minuto do tempo extra, Ansu Fati emendou de primeira uma bola afastada após cobrança de falta e marcou um golaço.
2x2. Aos 10' da prorrogação, Luiz Henrique tabelou para invadir a área e tocou para Morón. O atacante dominou a bola e tirou um toque de letra da cartola para surpreender Ter Stegen e empatar novamente o duelo.
Os pênaltis. Willian José e Loren Morón converteram suas cobranças, mas Juanmi e William Carvalho pararam em Ter Stegen. Já Lewandowski, Kessié, Ansu Fati e Pedri marcaram e deram a vitória para o Barça.
Ficha técnica
Real Betis 2 x 2 Barcelona
(2 a 4 nos pênaltis)
Competição: Semifinal da Supercopa da Espanha
Local: Estádio Rei Fahd, em Riade, na Arábia Saudita
Data e hora: 12 de janeiro de 2023, às 16h (de Brasília)
Arbitragem: Carlos del Cerro Grande, auxiliado por Guadalupe Porras e Gonzalo García
Gols: Robert Lewandowski (BAR), aos 39' do 1º tempo, Nabil Fekir, aos 21' do 2º tempo, Ansu Fati, aos 2' da prorrogação, e Loren Morón, aos 10' da prorrogação.
Cartões amarelos: Fekir (BET), Sergi Roberto (BAR), Luiz Henrique (BET), Raphinha (BAR), Guido Rodríguez (BET), Miranda (BET), e Guardado (BET), duas vezes
Cartão vermelho: Guardado (BET)
Real Betis: Bravo; Aitor Ruibal (Sabaly), Pezzella, Luiz Felipe e Miranda; Guido Rodríguez (Guardado), Canales (William Carvalho), Luiz Henrique, Rodri Sánchez (Juanmi) e Fekir (Loren Morón); Borja Iglesias (William José). Técnico: Manuel Pellegrini.
Barcelona: Ter Stegen; Sergi Roberto, Ronald Araujo, Kounde e Jordi Alba (Marcos Alonso); De Jong (Busquets), Pedri e Gavi (Kessié); Dembélé (Ferrán Torres), Lewandowski e Raphinha (Ansu Fati). Técnico: Xavi.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.