Topo

Chegada das SAF's e grana animam Carioca após anos de baixa competitividade

Jogadores do Fluminense comemoram a conquista do título de campeão após partida com o Flamengo válida pela final do Campeonato Carioca - ANDRÉ FABIANO/ESTADÃO CONTEÚDO
Jogadores do Fluminense comemoram a conquista do título de campeão após partida com o Flamengo válida pela final do Campeonato Carioca Imagem: ANDRÉ FABIANO/ESTADÃO CONTEÚDO

Luiza Sá

Do UOL, no Rio de Janeiro

12/01/2023 04h00

A bola rola hoje para o Campeonato Carioca. Em jogo antecipado, o Flamengo encara o Audax, 21h30, no Maracanã. Diferentemente dos últimos anos, os quatro grandes entram em campo fortalecidos e o torneio tem promessa de uma competitividade que andou sumida nos últimos anos.

  • Impulsionados pelas SAFs, Botafogo e Vasco tentam ser protagonistas novamente no cenário carioca.
  • O Fluminense é o atual campeão, mas o Flamengo venceu todas as edições anteriores desde 2019. O Botafogo ganhou pela última vez em 2018. O Vasco, por sua vez, em 2016.
  • Fluminense e Flamengo protagonizaram os melhores momentos entre os clubes grandes cariocas nos últimos Estaduais. Enquanto o Rubro-Negro despontava como favorito pelo alto investimento, o Tricolor fez frente mesmo com elencos mais fracos.
  • Os dirigentes preveem uma disputa mais equilibrada diante deste novo cenário.

Os preparativos

  • No Flamengo, Vítor Pereira deve aproveitar a competição para dar ritmo aos atletas antes da Supercopa do Brasil, Recopa Sul-Americana e Mundial de Clubes. A estreia, porém, será com a base.
  • O Botafogo queria usar o time B para fazer a pré-temporada nos Estados Unidos, mas voltou atrás e não fará mais o tour pela Flórida. O grupo alternativo comandado por Lúcio Flávio entrará em campo até o dia 23.
  • Em meio a uma reformulação do elenco, o Vasco fará parte de sua pré-temporada nos Estados Unidos entre os dias 14 e 21 de janeiro. Depois, o time principal passa a jogar o Estadual.
  • Diferente dos rivais, o Fluminense planeja usar o time principal desde o início do Carioca. Com todos os reforços regularizados, Fernando Diniz pode ter força máxima na estreia.

Mercado aquecido

O Botafogo anunciou até o momento o volante Marlon Freitas e o meia Caio Vitor. O Flamengo teve a volta do volante Gerson e acertou com Rossi, mas o goleiro só estreia em julho. O Fluminense acertou com o atacante Keno, o lateral-esquerdo Jorge, o meia Lima, o lateral-direito Guga, o zagueiro Vitor Mendes, o goleiro Vitor Eudes e o meia-atacante Giovanni. Já o Vasco trouxe Lucas Piton, Pedro Raul, Patrick de Lucca, Léo, Robson Bambu e Pumita Rodríguez. O clube ainda vai oficializar Ivan, Jair e Orellano.