Com Lázaro, Corinthians reencontra métodos, estilo e até frases de Tite
Fernando Lázaro estreia como técnico do Corinthians neste domingo, no Campeonato Paulista. Uma das maiores referências do profissional de 41 anos é Tite, ídolo do clube e atualmente de saída da seleção brasileira após seis anos.
- Os dois se conheceram dentro do Corinthians. Tite soma três passagens como treinador e nas duas mais recentes teve o agora comandante da equipe como membro da comissão técnica.
- Fernando Lázaro fez carreira como analista de desempenho e foi levado por Tite para a seleção em 2016, na mesma função.
- Um ano depois da Copa do Mundo da Rússia, Fernando Lázaro foi para o Lyon-FRA trabalhar como assistente de Sylvinho. Ele voltou para o Corinthians em 2021 para coordenar o Cifut (Centro de Inteligência do Futebol do Corinthians) e ser auxiliar.
- Tite convidou o velho conhecido para trabalhar na Copa do Qatar como observador de seleções adversárias, mas Fernando Lázaro aceitou a proposta para ser técnico do Corinthians antes do torneio.
- Nesta relação de anos, o novo técnico corintiano colheu influências de Tite que vão desde o modo de falar até filosofias de jogo e métodos de treinamento.
O comportamento de Fernando Lázaro no treino desta quarta-feira (11) foi muito parecido com o de Tite em campo nos últimos anos. O técnico dividiu o elenco em quatro times, que se enfrentaram dois de cada vez em jogos com campo reduzido. Lázaro circulou de uma atividade a outra do lado de fora e gritou orientações pontuais e curtas para jogadores específicos. Uma delas foi "o tapa é no pé" depois de um erro de passe de Cantillo.
O próprio treino em si parte de uma base muito comum nos trabalhos recentes da seleção. Espaço reduzido, seis contra seis jogadores e as defesas escaladas em linhas de três bem espaçadas, com o objetivo de trabalhar posse de bola, passes longos e aproximação tanto para os homens de frente, quanto para os defensores. Seis assistentes ou analistas comandaram a atividade — Tite também gosta de comissões técnicas com muitos membros.
Assim como Tite, Fernando Lázaro não tem um esquema tático de preferência. O plano é adaptar os jogadores a determinadas funções em campo, o que pode fazer o time jogar no 4-4-2 e no 4-2-3-1 na mesma partida, por exemplo. A meta é o equilíbrio: estar bem organizado defensivamente para sofrer o mínimo possível e assim deixar os homens de ataque aptos a decidir os jogos.
Semelhanças não estão só dentro de campo:
- Desde que foi interino do Corinthians pela última vez, em fevereiro do ano passado, Lázaro já pensava em tentar a carreira de técnico e começou a observar Tite atentamente, inclusive no comportamento em entrevistas coletivas. Ele assistia entrevistas do Tite como um tipo de treinamento.
- Tite foi tema de três perguntas das 30 que Fernando Lázaro respondeu em sua entrevista de apresentação. Jornalistas quiseram saber como ele contou para o então técnico da seleção sobre o convite do Corinthians, quais eram as suas referências na profissão "além do Tite" e sobre não ter podido trabalhar na Copa do Mundo.
- Lázaro ainda mencionou Tite espontaneamente outras vezes, como ao dizer as expressões "o campo fala" e "merecimento". O técnico do Corinthians disse que eram termos emprestados do vocabulário de Tite.
- No fim da entrevista, um repórter disse que o discurso de Lázaro estava parecido com o de Tite. O novato respondeu: "Mas já? Então eu tô bem."
Tite está no começo de seu período sabático depois da eliminação precoce na Copa do Mundo do Qatar. Ele estuda propostas e planeja ficar sem trabalhar pelo menos até o meio do ano. Quando voltar, a preferência é treinar fora do país. Já Fernando Lázaro começa a carreira neste domingo (15), às 16h (de Brasília), em partida contra o Red Bull Bragantino fora de casa.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.