Detalhes da operação Yuri Alberto mostram do que Corinthians abriu mão
O Corinthians cedeu para o Zenit-RUS porcentagens de vários jogadores na operação que envolveu a contratação de Yuri Alberto, anunciada na terça-feira (10). Um deles é o promissor Robert Renan. A transação gerou críticas, mas o clube não perderá, necessariamente, os 55% que detinha sobre o atleta.
- Além dos 55% do Corinthians, o jovem de 19 anos e seus empresários tinham 25% e o Grêmio Novorizontino, seu clube anterior, os 20% restantes.
- Na negociação por Yuri, o Zenit ficará com 55% dos direitos de Robert Renan, mas não serão necessariamente os 55% antes detidos pelo Corinthians.
- Isso acontece porque o Novorizontino não definiu se vai abrir mão de sua fatia agora ou manter os 20% de olho numa venda futura.
- Se o Novorizontino quiser ceder sua parte e receber dinheiro agora, o Corinthians fica com parte dos direitos de Robert Renan. É um valor variável e indefinido.
Além de Robert Renan, outros quatro jogadores do Corinthians estão envolvidos na negociação para manter Yuri Alberto: o volante Du Queiroz, o goleiro Ivan e os meia-atacantes Mantuan e Pedro. São casos diferentes.
O que os une é o fato de que o Corinthians cedeu ao Zenit diferentes fatias de direitos econômicos e federativos de quase todos para compor um valor estipulado em mais ou menos 12,5 milhões de euros (R$ 69,5 milhões, aproximadamente) referentes a 50% dos direitos econômicos de Yuri Alberto, que agora tem contrato até dezembro de 2027.
Nos bastidores, o Corinthians considera que fez um bom negócio. Há a consciência de que é uma aposta alta, até porque as promessas Robert Renan e Du Queiroz deixam o time, mas a ideia é de que o clube adquiriu sem gastar nada um atacante com retorno esportivo certo, potencial de seleção brasileira e também de ser vendido muito mais caro no futuro.
Veja os detalhes da operação
Du Queiroz
- O Corinthians tinha 90% dos direitos do volante e repassou a totalidade para o Zenit. A contrapartida que o clube brasileiro tem é que Du Queiroz só vai para a Rússia no meio do ano. O Corinthians colocou a cláusula no contrato porque temia perder Maycon, o que não aconteceu.
Ivan
- Goleiro foi devolvido pelo Zenit seis meses antes do fim do empréstimo e será novamente emprestado para o Vasco, como noticiou o UOL Esporte. O Corinthians dá o negócio como certo.
- O Vasco será obrigado a comprar Ivan a depender de metas de jogos no clube do Rio de Janeiro previstas em contrato, seja 50% ou 90% dos direitos econômicos que o Corinthians divide em partes iguais com a Ponte Preta.
- A novidade, neste caso, é que o Zenit vai receber 10% do valor de venda de Ivan para o Vasco, caso seja efetivada. Foi um acordo alinhado também em meio à "Operação Yuri Alberto".
Mantuan
- Meia fica no Zenit até o meio de 2023, período do empréstimo já combinado. O Zenit avisou que dificilmente vai exercer a opção de compra de 10 milhões de euros (R$ 55 milhões), mas manterá direitos de uma futura venda.
- Ainda não é certo qual será a porcentagem, depende do que Corinthians e Zenit considerarem que falta para "inteirar" os 12,5 milhões de euros.
Pedro
- O Zenit tem preferência de compra do jovem meia-atacante Pedro, de 16 anos. Ele é uma das maiores promessas do clube e está com a seleção brasileira sub-20 para o Sul-Americano da categoria.
- Toda proposta que o Corinthians receber por Pedro terá que ser informada ao Zenit, que poderá cobrir ou não.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.