Topo

Santos

Paulistão: Santos gasta pouco e tem time mais cascudo após quase cair

Técnico Odair Hellmann e coordenador Paulo Roberto Falcão, do Santos - Ivan Storti/Santos FC
Técnico Odair Hellmann e coordenador Paulo Roberto Falcão, do Santos Imagem: Ivan Storti/Santos FC

Do UOL, em Santos (SP)

13/01/2023 04h00

O Santos começa 2023 com um primeiro objetivo: não brigar contra o rebaixamento. O Peixe flertou com o descenso nas duas últimas edições do Campeonato Paulista e Brasileirão.

O Santos trocou comissão técnica e departamento de futebol e trouxe reforços mais "cascudos" para tentar ser competitivo na temporada.

  • O Santos contratou o técnico Odair Hellmann e trouxe Paulo Roberto Falcão para a coordenação do departamento de futebol.
  • Odair e Falcão discutiram vários nomes e trouxeram cinco contratações: o goleiro Vladimir, o zagueiro Messias, o lateral-direito João Lucas, o volante Dodi e o atacante Mendoza.
  • O quinteto foi aprovado pela comissão e chega sem muito alarde, mas com experiência em grandes competições. O Peixe entende que eles não sentirão o peso da camisa.
  • A tendência é que o Santos aguarde pelo desempenho no Paulistão e não traga mais reforços durante o campeonato.
  • O Peixe acertou várias saídas, mas não perdeu titulares. Carlos Sánchez, Luan, John, Bryan Angulo, Jhojan Julio, Auro, Madson e Bruno Oliveira não continuam no elenco.
Time-base: João Paulo, João Lucas, Maicon, Eduardo Bauermann e Felipe Jonatan (Lucas Pires); Vinicius Zanocelo (Rodrigo Fernández), Dodi e Soteldo; Ângelo, Mendoza e Marcos Leonardo.

Pés no chão

O Santos melhorou a sua situação financeira, mas não o suficiente para trazer grandes reforços. A realidade foi de investimentos baixos depois da expectativa de "contratações de peso", expressão utilizada pelo presidente Andres Rueda.

O Peixe até tentou atletas de renome, como Edenilson, Diego Pituca e Jean Lucas, mas não teve sucesso nas tentativas. Em um segundo momento, Rueda afirmou que trouxe "reforços de peso para a condição do clube".

O Santos fez diversos acordos com outros clubes ou ex-profissionais por dívidas de gestões passadas e paga seus salários em dia, mas ainda é deficitário e precisará negociar jogadores se quiser terminar o ano no azul.

Elenco do Santos

Goleiros: João Paulo, Vladimir, Diógenes, Paulo Mazoti e Breno
Laterais-direitos: João Lucas e Nathan
Laterais-esquerdos: Felipe Jonatan e Lucas Pires
Zagueiros: Maicon, Eduardo Bauermann, Messias e Luiz Felipe
Meio-campistas: Dodi, Vinicius Zanocelo, Rodrigo Fernández, Vinicius Balieiro, Camacho, Sandry, Carabajal, Gabriel Pirani e Ed Carlos
Atacantes: Ângelo, Soteldo, Marcos Leonardo, Mendoza, Lucas Braga, Rwan, Lucas Barbosa e Miguelito

Santos