Topo

Fluminense

Fluminense terá força máxima em estreia de olho no bicampeonato do Carioca

Fernando Diniz, técnico do Fluminense, em jogo contra o Goiás pelo Brasileirão - Thiago Ribeiro/AGIF
Fernando Diniz, técnico do Fluminense, em jogo contra o Goiás pelo Brasileirão Imagem: Thiago Ribeiro/AGIF

Luiza Sá

Do UOL, no Rio de Janeiro

14/01/2023 04h00

O Fluminense fará a estreia no Campeonato Carioca hoje, às 16h, diante do Resende, em Volta Redonda. Diferente dos outros clubes grandes, a tendência é que o Tricolor dê a largada na temporada já com os titulares.

  • O técnico Fernando Diniz teve 11 dias de pré-temporada e treinos integrais em oito dos 10 dias. A reapresentação foi só de exames médicos.
  • A ideia de Diniz é ter o time principal logo de início, diferentemente do que foi feito na última temporada. Em 2022, o time Sub-23 iniciou o Campeonato Carioca, inclusive perdendo para o Resende na estreia.
  • Quase todos os reforços estão na lista de relacionados para a estreia em Volta Redonda. O Flu contratou o atacante Keno, o lateral-esquerdo Jorge, o meia Lima, o lateral-direito Guga, o zagueiro Vitor Mendes, o goleiro Vitor Eudes e o meia-atacante Giovanni.
  • O Fluminense já tem todos os jogadores contratados regularizados no BID da CBF. Apenas Guga não estará disponível por uma questão de documentação.
  • A avaliação da comissão técnica dos primeiros treinamentos com o grupo foi positiva, até com destaque para atletas que não apareceram tanto na última temporada, como Marrony.
  • Além dos novos nomes, a prioridade do clube foi a manutenção da base. Por isso, acertou as renovações dos atacantes Germán Cano e Jhon Arias, do meia Paulo Henrique Ganso, do volante André, do lateral-direito Samuel Xavier, do meia-atacante Michel Araújo e dos zagueiros Manoel e David Braz, além da permanência do técnico Fernando Diniz.
  • O Fluminense quer dar rodagem e ritmo ao elenco pensando já na Libertadores. O sorteio da fase de grupos será em 22 de março e o início está marcado para 5 de abril.

"O Fluminense está fazendo todos os esforços possíveis para colocar a melhor equipe em campo. Estamos defendendo o bicampeonato estadual. O objetivo é prestigiar o campeonato. Esperamos que a torcida também o faça. Vamos começar com força total desde o começo" Marcelo Penha, coordenador administrativo do Fluminense.

  • Apesar das férias prolongadas e da reapresentação apenas no dia 2 de janeiro, todos os jogadores cumpriram um cronograma de exercícios remotos antes do retorno.

Bicampeonato é o foco

Em 2022, o Fluminense quebrou um jejum de 10 anos sem levantar o título ao vencer o Flamengo na final.

Nesta temporada, o clube tem como objetivo voltar a ser bicampeão. A última vez que o Flu conquistou títulos em sequência foi em 1983, 1984 e 1985. Antes disso, o clube levantou a taça duas vezes em 1975 e 1976.

Apesar de ter a Libertadores como grande objetivo da temporada, o Fluminense avalia o Estadual como importante. Isso passa também por Diniz. Esse seria o primeiro título de mais expressão do treinador.

O Flu tem 32 títulos cariocas. O Flamengo lidera com 37. Vasco tem 24 e o Botafogo 21.

Fluminense