Técnico do Vasco destaca compreensão da torcida na estreia do Carioca
O Vasco empatou em 0 a 0 com o Madureira, no primeiro jogo da temporada 2023. Mais de 16 mil vascaínos estiveram em São Januário para acompanhar um time formado por reservas e garotos na estreia do Campeonato Carioca. Apesar da igualdade no marcado e das dificuldades apresentadas pela equipe da casa, a torcida cruz-maltina não pressionou os atletas que estavam em campo. A atitude dos torcedores foi destacada por Emilio Faro, que comandou o time, já que o técnico Mauricio Barbieri está nos Estados Unidos, onde o Vasco completa a pré-temporada.
Papel da torcida: "Quero enaltecer a torcida do Vasco, que é muito exigente e não tem que ser por menos. A torcida entendeu o processo e em nenhum momento do jogo criou algo desfavorável. Houve entendimento do que estava ocorrendo dentro de campo, houve o entendimento do cenário inicial, houve entendimento da juventude dos atletas. Infelizmente só não conseguimos premiar com a vitória"
Demora para mexer: "A gente chegou num momento da partida que era preciso saber quem ia conseguir sustentar. A gente teve que segurar um pouco mais as substituições, para ver quem estava suportando melhor o jogo".
Análise do jogo: "Já fica na tua pergunta todo o relato da leitura do momento. Estamos no cenário inicial e dentro desse cenário inicial, nós temos um grupo que está sendo oportunizado aqui no Campeonato Carioca e outro grupo que está se preparando nos Estados Unidos. O Maurício deu treino para esses jogadores, criou uma situação de como esses jogadores iam jogar, criou um plano de jogo. A gente atuou nas estratégias e na observação das trocas. Mas existe todo o cenário de um Vasco só. Apesar de um time nos Estados Unidos se preparando e outro oportunizado aqui, o Vasco é um só. Por isso estamos nos cobrando pelo resultado, buscamos a vitória. Dentro dessa oportunidade vamos olhar com muita calma, observar os garotos que vieram da Copinha".
Estilo do Maurício Barbieri: "A torcida pode esperar isso mesmo. Venho no dia a dia, estou na rotina dos treinamentos, e a ideia é ter esse jogo impositivo, esse jogo de tentar o tempo sufocar o adversário o tempo todo, fazer essa situação de a bola chegar na área o tempo todo, abafar o adversário. Essa é a característica do jogo do Barbieri".
Importância do Campeonato: "O Carioca desse ano tem uma vertente muito importante, já que é classificatório para a Copa do Brasil. Ao mesmo tempo que damos oportunidades, estamos tentando ser o Vasco que busca as vitórias. Essa análise individual será com o tempo. Geralmente existe uma série de dificuldades em todas as primeiras partidas do campeonato".
Jovens em campo: "É a questão de oportunidade. A gente tinha muitos jogadores que não tinham um jogo profissional. Agora todos têm esse selo do profissional e na próxima partida isso vai fazer diferença. Agora vem a seleção natural, quem vai conseguir aproveitar. Por exemplo, eu enalteci bastante o Lyncon. Ele jogou na Copinha e hoje errou na primeira bola do jogo. O natural era ele sentir, mas ele pegou a bola, arrastou e quase fez o gol. A gente mostra que a diferença de um jogador formado em time grande é essa personalidade".
Próximos jogos
O Vasco volta a campo no Estados Unidos, na terça-feira (17), diante do River Plate. A equipe titular faz um tour pela Flórida como encerramento da pré-temporada de 2023. Já pelo Campeonato Carioca, o Cruz-Maltino volta a campo na quinta-feira (19), para enfrentar o Auxdax. Assim como aconteceu diante do Madureira, o Vasco utilizará uma equipe formada por reservas e atletas das categorias de base.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.