Topo

'Cada vez mais vivo': Raí se emociona com quadro de Sócrates na Inglaterra

Raí comparece a exposição no National Football Museum, em Manchester (ING) - Arquivo Pessoal
Raí comparece a exposição no National Football Museum, em Manchester (ING) Imagem: Arquivo Pessoal

Do UOL, em São Paulo

17/01/2023 04h00

Ex-jogador, Raí foi um dos presentes no lançamento da exposição From Moss Side to Marseille, que retrata as lutas político-sociais de grandes nomes do esporte. Sócrates, irmão do ídolo do São Paulo e um dos líderes da Democracia Corintiana, é o representante brasileiro.

  • A exposição ocorre no National Football Museum, em Manchester, na Inglaterra, com curadoria do ex-jogador francês Éric Cantona e obras de Michael Browne;
  • Raí foi convidado para o lançamento e se emocionou ao ver retratada a "força dos atletas"
  • Sócrates foi representado com a camisa da seleção brasileira, com destaque para a sua luta em pról da democracia.

A minha sensação é de ver o legado do Sócrates cada vez mais vivo na história, um legado de alguem que lutou pelos seus ideiais de uma forma tão forte, peculiar e inteligente, que só ganha força conforme o tempo passa. O Sócrates mais do que nunca vivo, através de suas ideias, da sua força e dos seus ideais". Raí

Quadro Sócrates - Arquivo Pessoal - Arquivo Pessoal
Sócrates é representado em quadro exposto no National Football Museum
Imagem: Arquivo Pessoal

A exposição

Ao todo, dez quadros compõem a exposição na cidade inglesa. Além de Sócrates, nomes como Diego Maradona, Muhammad Ali, Wilma Rudolph e Jesse Owens foram retratados.

Jesse Owens - Arquivo Pessoal - Arquivo Pessoal
Jesse Owens em quadro exposto no National Foolbaal Museum, em Manchester
Imagem: Arquivo Pessoal

Os quadros colocam os esportistas como protagonistas, e alguns deles inspirados em obras consagradas, como a Capela Sistina, de Michelangelo, e A Escola de Atenas, de Rafael.

Raí se emocionou durante a visita. O ex-jogador faz mestrado na França, mas estava no quando recebeu o convite e se programou para estar em Manchester na data de inauguração.

Minha experiência na exposição foi linda, confesso que me emocionei. Claro que tinha um motivo a mais, pela presença do Sócrates em um dos principais quadros. Me emocionei também pela força e potência que esses esportistas tiveram na história, a força e a presença e influência que eles tiveram na história, usando o destaque que eles tinham e se posicionando contra tudo que era contra os direitos humanos, ditadura, racismo, injustiças sociais". Raí, irmão de Sócrates.

O quadro de Sócrates

  • Inspirado em "A Escola de Atenas", de Rafael.
  • Sócrates divide protagonismo com o ex-jogador Viv Anderson (primeiro negro a representar a seleção inglesa em um jogo internacional)
  • Em segundo plano, é possível ver outros jogadores brasileiros, como Neymar e Ronaldinho Gaúcho
  • Sócrates aparece no centro da pintura, com um punho erguido, faixa na cabeça e uniforme da seleção brasileira.

Ver o Sócrates representado nessa exposição, sobretudo deixando evidente a sua posição e força em defesa da democracia, dos direitos humanos, da justiça social, só nos deixou orgulhosos". Raí, ex-jogador.

A família foi consultada sobre a presença de Sócrates no quadro e, segundo Raí, "apoiou de pronto, e continuará apoiando essa exposição onde ela for".

O ex-jogador ainda explicou que Cantona admirava o ex-Corinthians. O curador da exposição é ídolo do Manchester United, onde conquistou quatro edições do Campeonato Inglês.