Topo

OPINIÃO

Calendário é chave para sucesso de Suárez no Brasil? Comentaristas analisam

Colaboração para o UOL, em Aracaju

18/01/2023 20h27

Luis Suárez teve a estreia dos sonhos com a camisa do Grêmio: fez três gols, levantou taça e já caiu nos braços da torcida. Mas qual o segredo para o experiente atacante de 35 anos suportar o apertado calendário brasileiro? Confira a análise dos comentaristas na Live do UOL Esporte:

Luiza Oliveira

"O Suárez mostrou o que se espera dele: gol. Por mais que ele não seja mais aquele jogador do auge, ele mostra que gol ele sabe fazer, chegou perto ele sabe fazer de todo jeito, de cobertura, com uma perna, com outra, e mostrou muita vontade, que é uma postura da carreira dele, que chega, que morde, muito aguerrido, ele tem muito o espírito do Grêmio. Por mais que ele tenha 35 anos, ele ainda sobra no futebol brasileiro, mas temos que ver no Campeonato Brasileiro como ele vai administrar a questão física dele."

Marília Ruiz

"O problema do Grêmio é muito mais do que como usar o Suárez, o Suárez com mais de 30 é uma coisa, mas o Reinaldo, o Geromel, o Diego Souza, todo mundo com mais de 30 é o problema. O Grêmio vai apostar na Copa do Brasil, porque tem equipe para competir contra os times da Série A, mas 38 rodadas de Brasileiro com esse time contra Palmeiras, Flamengo, Atlético-MG é muito mais difícil. Mas sobreviver também vai ser, então não dá para jogar só com time reserva."

Mauro Cezar Pereira

"Ele já mostrou qualidade, não foram arremates banais, a questão para o Suárez é a temporada, que é muito longa. Até começar o Brasileiro tem um bom tempo para se adaptar, mas depois tem que administrar a condição física para ele suportar essa pegada de um campeonato puxado, espremido em 8 meses, e tem as Copas no meio. Aí vem o desafio do Renato, fazer esse time rodar, não adianta ter o Suárez se o time não funcionar bem. Ele vai dar pontos e vitórias ao Grêmio, mas o Renato precisa montar um time que funcione, não adianta só ficar na resenha do DVD."

'Ampulheta na mesa obriga VP a pular etapas no Flamengo', diz Marília Ruiz

Em pouco mais de 20 dias, o Flamengo enfrentará o Palmeiras na Supercopa do Brasil e disputará o Mundial de Clubes da Fifa, podendo encarar o Real Madrid na final. Marília Ruiz afirmou que o técnico Vítor Pereira corre contra o tempo para colocar o time ao topo.

"Ele tem uma ampulheta em cima da mesa. Ele deixou claro que o jogo do Palmeiras vale uma taça, tem uma competição e uma rivalidade, e depois tem o Mundial que é acessível. O Flamengo não é favorito, mas se tornou muito mais acessível do que se imaginava quando o Real foi campeão da Champions. Passado o Mundial, o Vítor Pereira tem três meses para deixar o Flamengo mais bonito, vistoso, mas a ampulheta em cima da mesa obriga ele a pular etapas."

Marília Ruiz: 'Vejo o banco do Corinthians e meu olho fica marejado'

Derrotado na estreia do Campeonato Paulista, o Corinthians tenta se recuperar contra o Água Santa com mudanças no time titular e novidades no banco. Na visão de Marília Ruiz, porém, as opções para o técnico Fernando Lázaro não empolgam.

"Os dois contratados, Bidu e Romero, estão no banco, são duas entradas muito possíveis do Corinthians, são dois testes que ele vai fazer. No meio a gente vê três jogadores e não quatro, o Giuliano foi sacado e é o substituto óbvio do Renato. A gente olha para o banco do Corinthians, não vou dizer que dá vontade de chorar, mas meu olho fica marejado."

Assista à Live do UOL Esporte na íntegra