Topo

Copa São Paulo - 2023

Ruan Ribeiro supera marca de Endrick, e Palmeiras vai à semi da Copinha

Ruan Ribeiro, do Palmeiras, comemora gol contra o Floresta pela Copinha - Fabio Menotti/Palmeiras
Ruan Ribeiro, do Palmeiras, comemora gol contra o Floresta pela Copinha Imagem: Fabio Menotti/Palmeiras

Do UOL, em São Paulo

18/01/2023 23h38

O atacante Ruan Ribeiro teve uma noite de gala e comandou a goleada do Palmeiras, por 5 a 0, sobre o Floresta, hoje, no Bruno José Daniel, em Santo André (SP), pelas quartas de final da Copa São Paulo. O camisa 9 se isolou na artilharia da Copinha e superou Endrick entre os goleadores alviverdes na história da competição.

  • Ruan Ribeiro chegou a oito gols na Copinha, superando os seis de Endrick em 2022;
  • O atacante de 19 anos se tornou o maior goleador do Palmeiras na história do campeonato;
  • Além de Ruan, David Kauã, Kevin e Pedro Lima marcaram para o atual campeão, em jogo que contou com mais de 11 mil pessoas;
  • O Palmeiras enfrenta o Goiás, sábado, pelas semifinais.

A partida

Floresta incomoda, mas vê Palmeiras abrir o placar na bola parada. O time cearense não se intimidou com a massa palestrina nas arquibancadas, foi para cima dos mandantes e incomodou o sistema defensivo. O clube paulista, porém, aproveitou falha em cobrança de escanteio para abrir o placar.

Alviverde paulista se fecha, busca contra-ataque e amplia de pênalti. Com a vantagem, o time de Paulo Victor deixou o Floresta com a bola e tentou a saída em velocidade para ampliar. Cris, porém, resolveu para o clube paulista ao cometer pênalti em Pedro Lima. Ruan Ribeiro não desperdiçou.

Floresta ataca de "peito aberto", e Palmeiras responde com goleada. Os cearenses não abriram mão de atacar mesmo atrás no placar, levando perigo ao goleiro Aranha, mas deixaram espaços, e a dupla David Kauã e Kevin não desperdiçaram para fechar 4 a 0 ainda na etapa inicial.

Cearenses se seguram para evitar placar ainda maior, mas Pedro Lima fecha a conta. O Floresta agressivo do primeiro tempo ficou no vestiário. Na etapa final, o que se viu foi um time comprometido em não sofrer mais gols diante de um Palmeiras leve e disposto a construir uma goleada ainda mais elástica. O camisa 8 do Palmeiras, porém, deixou o dele no último lance.

Os gols

1x0: O Palmeiras abriu o placar aos 6 minutos do primeiro tempo. Em cobrança de escanteio rasteiro de David Kauã, Ruan Ribeiro desviou próximo à primeira trave, matou o goleiro Wilderk e abriu o placar.

2x0: Aos 26 minutos do primeiro tempo, Edney arrancou pela direita e tocou para Pedro Lima dentro da área, que deu o corte e acabou derrubado por Cris. Ruan Ribeiro cobrou, com goleiro de um lado e bola do outro.

3x0: Aos 43 minutos do primeiro tempo, Kevin fez bela jogada pela esquerda e tocou para David Kauã na grande área, que limpou o lance e mandou no canto oposto de Wilderk.

4x0: Virou goleada. Após assistência, Kevin quis deixar o dele aos 47 do segundo tempo. A Cria recebeu de David Kauã pela esquerda, driblou Léo, invadiu a área e finalizou no canto esquerdo.

5x0: Kauan Santos cobrou escanteio aos 47 minutos do segundo tempo e Pedro Lima cabeceou livre para fechar a conta para o Palmeiras.

FICHA TÉCNICA

Palmeiras 5 x 0 Floresta-CE

Competição: quartas de final da Copa São Paulo
Local: estádio Bruno José Daniel, em Santo André (SP)
Árbitro: Fernando Bartz Guedes
Assistentes: Alberto Poletto Masseira e Rodrigo Meirelles Bernardo
Gols: Ruan Ribeiro (Palmeiras), aos seis e 26 minutos do primeiro tempo; David Kauã (Palmeiras), aos 43 do primeiro tempo; Kevin (Palmeiras), aos 47 do primeiro tempo; Pedro Lima (Palmeiras), aos 47 do segundo tempo.

PALMEIRAS: Aranha; Edney (Gilberto), Henri, Talisca (Gustavo Mancha), Ian; Léo (Patrick), David Kauã (Estevão), Pedro Lima, Kevin (Kauan Santos); Vitinho, Ruan Ribeiro(Daniel). Técnico: Paulo Victor.

FLORESTA: Wilderk; Kayky (Maicon Kauã), Léo, Cris, Henrique; Arilson, Athyrson (Vitinho); Rodrigo, Diogo Mourão (Pedro Fernandes), Pedro Igor (Adrielson); Iarley(Emanuel Júnior). Técnico: Raimundo Wagner.