Cruzeiro sofre para vencer Patrocinense em estreia recheada de reforços
A temporada que marca o retorno do Cruzeiro à elite do futebol brasileiro começou com uma vitória suada do time sobre o Patrocinense, pelo Campeonato Mineiro. Por 2 a 1, o time de BH venceu fora de casa com gols de Nikão e Bruno Rodrigues (de pênalti). Cristiano Robert descontou.
O Cruzeiro começou o jogo com seis estreantes na escalação: Igor Formiga, Ian Luccas, Ramiro, Rafael Bilu, Nikão e Wesley.
Cruzeirense de coração, Nikão foi destaque na partida, mesmo sendo tirado no começo do segundo tempo, e já marcou seu primeiro gol pelo novo time.
Três mudanças no Patrocinense melhoraram o time e colocaram fogo no jogo, com um gol logo no início da segunda etapa.
Patrocinense fica muito perto do empate, pressionando demais nos minutos finais, mas parando na defesa adversária.
Nikão agradece:
"Agradecer a todos da diretoria, que fizeram um esforço enorme para eu estar aqui, ao Paulo, Ronaldo, Pedro, Pezzolano. O professor, desde que eu cheguei, me deu muita liberdade, a gente sempre conversando, ele me falando o que quer que eu bote em prática. E muito feliz pelo gol pelo meu time do coração. Uma pena que minha mãe, que eu perdi aos oito anos, que ela torcia muito e até brigava pelo time. Mãe, hoje o seu filho está aqui no seu time de coração, realizando o sonho da senhora, podendo fazer um gol, esse gol é pra senhora, sei que está muito feliz aí em cima"
O Jogo
Cruzeiro começa com ritmo alto. Dominando as ações no meio campo, o time visitante iniciou já ditando como seria o jogo, empurrando o Patrocinense para a defesa e forçando o adversário ao erro. Foi assim que o primeiro gol saiu e a Raposa desarmou o esquema dos anfitriões logo aos sete minutos.
Na frente no placar, Cruzeiro aumenta a pressão e cria mais chances. Com um pênalti logo após abrir o placar, o time azul ampliou e não parou de ameaçar a meta de Adilson. Já aos 30 minutos, em lance impedido, a trave salvou os donos da casa de levar o 3 a 0 ainda no primeiro tempo.
Patrocinense se fecha e passa a anular tentativas do adversário. Já nos 15 minutos finais da primeira etapa, os anfitriões conseguiram encaixar mais a marcação e evitar boas chegadas do Cruzeiro. E, mesmo sem ameaçar o gol de Rafael Cabral, a bola chegou mais ao ataque com os jogadores grenás, que foram para o vestiário sem mais sustos.
Três mudanças no meio campo do Patrocinense fazem o time mudar a postura. Já no começo do segundo tempo, o jogo se mostrou diferente, com os donos da casa pressionando mais e fazendo o gol rapidamente. Em jogadas bem parecidas pela esquerda, a Águia Grená quase arrancou o empate.
Raposa tenta responder e quase marca o terceiro. Buscando uma resposta rápida, o Cruzeiro passou a se expor mais, e, mesmo vendo o adversário chegar ao ataque, foi Adilson quem quase foi vazado em dois lances seguidos. Primeiro com Wesley e depois com Wallison, que quase fizeram dois golaços, mas pararam na zaga.
Equilíbrio esfria o jogo. Com o placar favorável, o Cruzeiro tentava prender a bola, mas sem abrir mão de buscar o gol. As duas equipes, em ritmo mais baixo, com o aspecto físico pesando ao final da primeira partida da temporada, esbarraram em erros de passe e na defesa adversária.
Quase o empate aos 45. Apesar do jogo morno nos últimos minutos, quase que o empate acontece em um lance bizarro, que obrigou Rafael Cabral a tirar a bola em cima da linha. Em um recuo errado de Oliveira, o goleiro teve que tirar com a mão e foi marcada a falta para o Patrocinense. Em tiro livre indireto dentro da pequena área, o time desperdiçou chutando a bola em cima da barreira.
Pressão no final dos donos da casa. Após perder a oportunidade do empate, o Patrocinense foi com tudo para cima do Cruzeiro, que se fechou e conseguiu segurar o resultado.
Mistério na camisa
A Raposa entrou em campo com a camisa branca e um ponto de interrogação no lugar do patrocínio master. A ação foi feita para instigar em relação ao próximo parceiro que o time vai anunciar para a temporada.
Agenda
O Cruzeiro terá uma semana de descanso até entrar em campo pela segunda rodada do Estadual, dia 28, dessa vez em casa, onde encara o Athletic.
No mesmo dia, o Patrocinense visita o Ipatinga, também jogando sua segunda partida pelo Mineiro.
FICHA TÉCNICA
Patrocinense x Cruzeiro
Competição: primeira rodada do Campeonato Mineiro
Local: estádio Pedro Alves do Nascimento, em Patrocínio (MG)
Data e horário: 21 de janeiro de 2023, às 19h (de Brasília)
Árbitro: Paulo Cesar Zanovelli
Assistentes: Celso Luiz da Silva e Marcyano da Silva Vicente
Cartões amarelos: Lucas Huck (Patrocinense), Ramiro (Cruzeiro), Nikão (Cruzeiro)
Cartões vermelhos: Thiago Oliveira (Patrocinense)
Gols: Nikão (Cruzeiro), aos sete, Bruno Rodrigues (Cruzeiro), aos 15 do primeiro tempo. Cristiano Robert (Patrocinense), aos sete do segundo tempo.
Patrocinense: Adilson; Emerson (Lucão), Léo Alves, Alan Ferreira, Rafael Furlan; Sabino (Evair), Lucas Hulk (Gabriel Galhardo) e Daniel Costa (Marquinhos do Sul); Léo Santos, Gleicinho e Neto Costa (Cristiano Robert). Técnico: Thiago Oliveira
Cruzeiro: Rafael Cabral; Igor Formiga (Wesley Gasolina), Oliveira, Eduardo Brock e Neto Moura; Ian Luccas, Ramiro (Wallisson), Nikão(Mateus Vital/Daniel Jr.; Bruno Rodrigues, Wesley e Rafael Bilu. Técnico: Martin Varini
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.