Topo

Mineiro - 2023

Cruzeiro sofre para vencer Patrocinense em estreia recheada de reforços

Jogadores do Cruzeiro comemoram gol de Nikão, contra o Patrocinense, pelo Mineirão - Gustavo Aleixo/Cruzeiro
Jogadores do Cruzeiro comemoram gol de Nikão, contra o Patrocinense, pelo Mineirão Imagem: Gustavo Aleixo/Cruzeiro

Colaboração para o UOL, em São Paulo

21/01/2023 21h06

A temporada que marca o retorno do Cruzeiro à elite do futebol brasileiro começou com uma vitória suada do time sobre o Patrocinense, pelo Campeonato Mineiro. Por 2 a 1, o time de BH venceu fora de casa com gols de Nikão e Bruno Rodrigues (de pênalti). Cristiano Robert descontou.

Nikão agradece:

"Agradecer a todos da diretoria, que fizeram um esforço enorme para eu estar aqui, ao Paulo, Ronaldo, Pedro, Pezzolano. O professor, desde que eu cheguei, me deu muita liberdade, a gente sempre conversando, ele me falando o que quer que eu bote em prática. E muito feliz pelo gol pelo meu time do coração. Uma pena que minha mãe, que eu perdi aos oito anos, que ela torcia muito e até brigava pelo time. Mãe, hoje o seu filho está aqui no seu time de coração, realizando o sonho da senhora, podendo fazer um gol, esse gol é pra senhora, sei que está muito feliz aí em cima"

O Jogo

Cruzeiro começa com ritmo alto. Dominando as ações no meio campo, o time visitante iniciou já ditando como seria o jogo, empurrando o Patrocinense para a defesa e forçando o adversário ao erro. Foi assim que o primeiro gol saiu e a Raposa desarmou o esquema dos anfitriões logo aos sete minutos.

Na frente no placar, Cruzeiro aumenta a pressão e cria mais chances. Com um pênalti logo após abrir o placar, o time azul ampliou e não parou de ameaçar a meta de Adilson. Já aos 30 minutos, em lance impedido, a trave salvou os donos da casa de levar o 3 a 0 ainda no primeiro tempo.

Patrocinense se fecha e passa a anular tentativas do adversário. Já nos 15 minutos finais da primeira etapa, os anfitriões conseguiram encaixar mais a marcação e evitar boas chegadas do Cruzeiro. E, mesmo sem ameaçar o gol de Rafael Cabral, a bola chegou mais ao ataque com os jogadores grenás, que foram para o vestiário sem mais sustos.

Três mudanças no meio campo do Patrocinense fazem o time mudar a postura. Já no começo do segundo tempo, o jogo se mostrou diferente, com os donos da casa pressionando mais e fazendo o gol rapidamente. Em jogadas bem parecidas pela esquerda, a Águia Grená quase arrancou o empate.

Raposa tenta responder e quase marca o terceiro. Buscando uma resposta rápida, o Cruzeiro passou a se expor mais, e, mesmo vendo o adversário chegar ao ataque, foi Adilson quem quase foi vazado em dois lances seguidos. Primeiro com Wesley e depois com Wallison, que quase fizeram dois golaços, mas pararam na zaga.

Equilíbrio esfria o jogo. Com o placar favorável, o Cruzeiro tentava prender a bola, mas sem abrir mão de buscar o gol. As duas equipes, em ritmo mais baixo, com o aspecto físico pesando ao final da primeira partida da temporada, esbarraram em erros de passe e na defesa adversária.

Quase o empate aos 45. Apesar do jogo morno nos últimos minutos, quase que o empate acontece em um lance bizarro, que obrigou Rafael Cabral a tirar a bola em cima da linha. Em um recuo errado de Oliveira, o goleiro teve que tirar com a mão e foi marcada a falta para o Patrocinense. Em tiro livre indireto dentro da pequena área, o time desperdiçou chutando a bola em cima da barreira.

Pressão no final dos donos da casa. Após perder a oportunidade do empate, o Patrocinense foi com tudo para cima do Cruzeiro, que se fechou e conseguiu segurar o resultado.

Mistério na camisa

A Raposa entrou em campo com a camisa branca e um ponto de interrogação no lugar do patrocínio master. A ação foi feita para instigar em relação ao próximo parceiro que o time vai anunciar para a temporada.

Agenda

O Cruzeiro terá uma semana de descanso até entrar em campo pela segunda rodada do Estadual, dia 28, dessa vez em casa, onde encara o Athletic.

No mesmo dia, o Patrocinense visita o Ipatinga, também jogando sua segunda partida pelo Mineiro.

FICHA TÉCNICA

Patrocinense x Cruzeiro

Competição: primeira rodada do Campeonato Mineiro

Local: estádio Pedro Alves do Nascimento, em Patrocínio (MG)

Data e horário: 21 de janeiro de 2023, às 19h (de Brasília)

Árbitro: Paulo Cesar Zanovelli

Assistentes: Celso Luiz da Silva e Marcyano da Silva Vicente

Cartões amarelos: Lucas Huck (Patrocinense), Ramiro (Cruzeiro), Nikão (Cruzeiro)

Cartões vermelhos: Thiago Oliveira (Patrocinense)

Gols: Nikão (Cruzeiro), aos sete, Bruno Rodrigues (Cruzeiro), aos 15 do primeiro tempo. Cristiano Robert (Patrocinense), aos sete do segundo tempo.

Patrocinense: Adilson; Emerson (Lucão), Léo Alves, Alan Ferreira, Rafael Furlan; Sabino (Evair), Lucas Hulk (Gabriel Galhardo) e Daniel Costa (Marquinhos do Sul); Léo Santos, Gleicinho e Neto Costa (Cristiano Robert). Técnico: Thiago Oliveira

Cruzeiro: Rafael Cabral; Igor Formiga (Wesley Gasolina), Oliveira, Eduardo Brock e Neto Moura; Ian Luccas, Ramiro (Wallisson), Nikão(Mateus Vital/Daniel Jr.; Bruno Rodrigues, Wesley e Rafael Bilu. Técnico: Martin Varini