Topo

VP minimiza goleada e admite priorizar trabalho defensivo no Flamengo

Colaboração para o UOL

21/01/2023 19h04

Depois da goleada de 5 a 0 sobre o Nova Iguaçu, hoje (21) no Maracanã, o técnico Vítor Pereira ressaltou a qualidade ofensiva do Flamengo. Com a equipe de olho no duelo da Supercopa do Brasil, contra o Palmeiras no próximo sábado (28), o comandante declarou que, agora, o foco está em ajustar a defesa.

"O grande desafio, para mim, é colocar esse time para defender bem em todos momentos do jogo. O balanço ofensivo exige um posicionamento que nos permita reagir quando perder a bola e ter gente para pressionar. Há equipe que vão nos empurrar para trás e vamos precisar defender"
disse Vítor Pereira, em coletiva de imprensa pós-jogo

Desempenho: O resultado, para mim, não é o mais importante, pois o nível das equipes é diferente. Gostei do Flamengo, do espírito da equipe, tanto dos que começaram como os que entraram e os que não chegaram a entrar. Deu para equilibrar a minutagem e a procura por mais soluções. Algumas coisas bens feitas e outras ainda temos que melhorar. Satisfeito com o jogo e os gols. Essa equipe precisa fazer gols e também feliz por não sofrer. Gosto de sair um pouco da caixa para perceber qual caminho a fazer para melhorar.

Inversões de bola e disputa nas laterais: Há variação e tenho como princípio que não devemos forçar um corredor se ele está fechado. Muitas vezes, o espaço que se liberta está do lado contrário. Não podemos insistir se o espaço não está lá. É importante trabalhar essa busca por espaço, precisamos ter a paciência para forçar o lado e entrar em equipes fechadas. É importante ter dois, ou até três, jogadores por posição. Pela experiência do ano passado, percebo que dois, às vezes, não chega. Tentamos colocar, em nosso coletivo, as características individuais.

Condição do Cebolinha: Tento incentivar os jogadores todos e ele não foge a regra. Não é fácil para um jogador começar a render chegando no meio da temporada. Quero que ele consiga jogar por fora e por dentro, por isso alternamos. Quero que meus extremos tenham essa capacidade de romper de qualquer lado. O 1 contra 1 é forte dele e preciso incentivar a confiança dele para, quando sentir que estar mano a mano, ir para cima.

Semana com Supercopa do Brasil: É uma semana importante para nós. Temos que nos preparar bem. Próximo jogo, provavelmente, terei time misto. Acreditamos nos jogadores da nossa base e vamos aproveitar a semana para preparar a equipe para a final.

O que trabalhar antes da decisão: Esta equipe, em termos ofensivos, se for bem estimulada, se a ligação tiver um sentido onde todos entendam, temos capacidade de criar problemas a qualquer equipe. O grande desafio, para mim, é colocar esse time para defender bem em todos momentos do jogo. O balanço ofensivo exige um posicionamento que nos permita reagir quando perder a bola e ter gente para pressionar. Há equipe que vão nos empurrar para trás e vamos precisar defender. Há momentos em que pressionamos alto, intermédio e baixo. Como não estamos habitados no bloco baixo, temos que nos aperfeiçoar. Vamos trabalhar os aspectos ofensivos, mas com muita atenção na parte defensiva.

O que essa vitória acrescenta? Se eu disser que esse jogo transfere para o jogo contra o Palmeiras, seria uma mentira muito grande. O nível e estilo de jogo são completamente diferentes. Não há semelhanças, mas há coisas que precisam ser uma constante no nosso jogo que deu para trabalhar nesse jogo, como a perda de bola e quando o adversário sai em contra-ataque. E, mentalmente, é sempre bom ganhar e fazer gols, Gabriel e Pedro fizeram dois.

Filipe Luís e Rodrigo Caio: O Filipe, hoje, tinha planejado para jogar, no máximo 60 minutos, mas como o jogo estava controlado, sem uma exigência muito grande para nós e não o colocaria em dificuldades, conversamos no intervalo e ele continuou. Tem boa decisão com boa, pode nos ajudar muito no ir e vir. Ele tem inteligência, sabe taticamente trabalhar e tem um espírito de equipe que eu gosto. Tem muito a dar, estou contente por ter voltado. O Caio teve uma fase de recuperação e ainda não o vejo nas condições ideias. Provavelmente, ele precise de jogo para dar um passo à frente e se esquecer da lesão antiga. Com a qualidade que tem, e sendo um líder também, só precisa estar ao nível competitivo que ajude a equipe.

A próxima partida do Flamengo será nesta terça (24), às 21h10, contra o Bangu, fora de casa, pela 4ª rodada do Campeonato Carioca.