Topo

Xavi cita estado de choque com prisão de Daniel Alves: 'Assunto da Justiça'

Do UOL, em São Paulo

21/01/2023 09h38

Ex-companheiro de clube e treinador de Daniel Alves no Barcelona, Xavi Hernández se manifestou pela primeira vez sobre a prisão provisória do brasileiro, acusado de agressão sexual a uma mulher em uma boate em Barcelona no fim do ano passado. Xavi concedeu coletiva de imprensa neste sábado (21), na Espanha.

É difícil comentar uma situação assim de cara. Acho que, como todo mundo, estou surpreso, impactado e um pouco em estado de choque. Porque conheço Dani. A verdade é que esta é a primeira coisa que me vem à cabeça. Agora é um assunto da Justiça, que vai ditar como será o caso e não podemos mais comentar. Me sinto muito mal por Dani, além de surpreso e impactado por saber como ele é e como foi aqui conosco. Não posso falar mais nada."

  • Acusado de agressão sexual a uma mulher em uma boate em Barcelona no fim do ano passado, Daniel Alves teve prisão provisória sem direito a fiança determinada ontem (20).
  • O crime teria acontecido em 30 de dezembro de 2022, quando o jogador passava férias na Espanha depois da Copa do Mundo. Daniel confirma que estava na boate na data, mas nega a acusação.
  • O brasileiro chegou algemado à "Cidade da Justiça", em Barcelona, na manhã desta sexta-feira. Após prestar depoimento, o Ministério Público espanhol pediu sua prisão e a juíza Maria Concepción Canton Martín acatou.
  • A prisão provisória pode durar até quatro anos na Espanha, enquanto a acusação é investigada. O julgamento ainda não tem data certa. Daniel pode pegar até 12 anos de prisão.

Daniel Alves passou a primeira noite preso de sexta-feira para sábado. Ele está na penitenciária Brians 1, conhecida no país como "a prisão dos famosos". Ele passou por exame médico e psicológico antes de ser encaminhado para a cela. Seus advogados de defesa, empresário e assessoria ainda não se posicionaram.

O lateral-direito de 39 anos teve duas passagens pelo Barcelona. A primeira foi entre 2008 e 2016, quando atuou ao lado do então meio-campista Xavi. Ele voltou em janeiro de 2022 para ser comandado pelo agora treinador Xavi, mas disputou somente 17 jogos até junho do ano passado. O contrato não foi renovado.

Depois do Barcelona, Daniel Alves passou pelo Pumas, do México. Foram apenas 13 jogos. Ontem (20), o clube anunciou a rescisão de contrato por justa causa. O contrato era até o fim de junho.

Como denunciar violência sexual

Vítimas de violência sexual não precisam registrar boletim de ocorrência para receber atendimento médico e psicológico no sistema público de saúde, mas o exame de corpo de delito só pode ser realizado com o boletim de ocorrência em mãos. O exame pode apontar provas que auxiliem na acusação durante um processo judicial, e podem ser feitos a qualquer tempo depois do crime. Mas por se tratar de provas que podem desaparecer, caso seja feito, recomenda-se que seja o mais próximo possível da data do crime.

Em casos flagrantes de violência sexual, o 190, da Polícia Militar, é o melhor número para ligar e denunciar a agressão. Policiais militares em patrulhamento também podem ser acionados. O Ligue 180 também recebe denúncias, mas não casos em flagrante, de violência doméstica, além de orientar e encaminhar o melhor serviço de acolhimento na cidade da vítima. O serviço também pode ser acionado pelo WhatsApp (61) 99656-5008.

Legalmente, vítimas de estupro podem buscar qualquer hospital com atendimento de ginecologia e obstetrícia para tomar medicação de prevenção de infecção sexualmente transmissível, ter atendimento psicológico e fazer interrupção da gestação legalmente. Na prática, nem todos os hospitais fazem o atendimento. Para aborto, confira neste site as unidades que realmente auxiliam as vítimas de estupro.