Topo

Barcelona vence Getafe e mantém liderança do Campeonato Espanhol

Pedri, do Barcelona, comemora gol marcado contra o Getafe - Josep Lago/AFP
Pedri, do Barcelona, comemora gol marcado contra o Getafe Imagem: Josep Lago/AFP

Colaboração para o UOL, em Maceió

22/01/2023 16h27

Mesmo sem contar com Lewandowski e Ferran Torres que estão suspensos, o Barcelona venceu o Getafe por 1 a 0 na 18ª rodada do Campeonato Espanhol e garantiu a liderança por mais uma rodada.

  • Pedri marcou o único gol do jogo aos 34' do primeiro tempo, no Camp Nou.
  • O Barcelona mantém a liderança do Campeonato Espanhol com 44 pontos.
  • A equipe abre 3 pontos de vantagem sobre o Real Madrid.
  • O Getafe permanece na 16ª posição, com 17 pontos.

Curiosidade: Sergio Busquets completou 700 jogos com a camisa catalã e recebeu uma homenagem antes da partida. À sua frente apenas Messi com 788 e Xavi com 767.

Como foi o jogo

  • O Barcelona manteve 70% da posse de bola, mas o número pouco mostrou a realidade e a equipe mal conseguiu finalizar durante a partida.
  • Getafe aproveitou alguns vacilos para apostar em contra-ataques, mas pecaram nas finalizações e na falta de posicionamento, o que gerou muitos impedimentos.
  • O ataque catalão mudou de postura e priorizou chutes de fora da área e cruzamentos rasteiros pelo lado direito na segunda etapa, mas não ampliou o marcador

Barcelona não converte posse de bola

Xavi montou um esquema aberto de jogo, totalmente oposto ao rival que priorizou uma tática fechada e passes curtos na defesa.

Rafinha protagonizou jogadas individuais cruciais e passes em profundidade, sendo responsável pela assistência do gol de Pedri na primeira etapa

Mesmo dominando a bola, o Barcelona teve dificuldade em infiltrar a bola com Ansu Fati que não conseguia passar por Angel Algobia e Borja Mayoral pelo lado direito.

Como alternativa, Xavi avançou Sergio Roberto pela lateral direita para se posicionar entre os cinco defensores e ser opção de passe para Rafinha e Dembelé

A entrada de Eric García e Alba no segundo tempo deu mais velocidade ao setor defensivo da lateral esquerda e evitou sustos com Ünal.

Getafe se fecha para evitar sustos

Quique S. Flores montou um esquema 5-4-1 com a linha de cinco sempre se movimentando lateralmente. Em alguns momentos chegou a ter 9 jogadores na grande área.

O Getafe jogou contra as marcações de impedimentos. Apenas nos primeiros 30 minutos foram marcados três de Ünal.

Com apenas um jogador avançado no ataque e sem opção de passes, a equipe não conseguia aproveitar as pouquíssimas chances que teve.

Villar entrou avançado no lugar de Algobia no segundo tempo para virar opção de passes com velocidade nos contra-ataques da equipe, mas pouco conseguiu melhorar a situação contra uma defesa que só tomou seis gols em todo o torneio.

Lances importantes

Pedri errou passe aos 40' do primeiro tempo e deixou Mayoral cara a cara com o goleiro alemão, que salvou o que parecia ser a certeza do gol de empate.

Antes do final do primeiro tempo, Balde chega próximo da linha de fundo e cruza rasteiro para a bola encontrar Ansu Fati, mas Domingos Duarte apareceu no último minuto para salvar e evitar a ampliação do placar.

Logo no início do segundo tempo, Raphinha tentou jogada parecida e cruzou fechado para Fati, mas Domingos chegou mais uma vez para salvar a equipe

Gols

  • 1 x 0 Passe errado de Damian na saída de bola desarrumou a linha de cinco e resultou no gol de Pedri depois de roubada de bola de Rafinha

Agenda

O Barcelona volta a jogar na quarta-feira (25) contra a Real Sociedad pela Copa dop Rei, às 17h (horário de Brasília). Já o Getafe volta a campo no próximo domingo, às 17h, pelo Campeonato Espanhol.

FICHA TÉCNICA:
BARCELONA 1 X 0 GETAFE

Competição: 18ª rodada do Campeonato Espanhol
Data e horário: 22 de janeiro de 2023, às 14h30 (de Brasília)
Local: Camp Nou, Espanha
Cartões amarelos: Alderete e Ünal (GET); Dembélé (BAR)
Gols: Pedri (BAR) aos 34' do 1º T

BARCELONA: Ter Stegen, Sergio Roberto (Marcos Alonso), Koundé, Christensen (Eric García), Álex Balde (Alba), Busquets, Gavi, Pedri, Dembélé, Ansu Fati e Raphinha (Kessié). Técnico: Xavi

GETAFE: Soria, Damián Suárez, Djené, Domingos Duarte, Alderete, Iglesias, Aleñá, Milla, Algobia (Villar), Mayoral (Portu) e Ünal. Técnico: Quique S. Flores