Topo

Corinthians

Lázaro diz que Corinthians não tem limite para rodízio durante a temporada

Do UOL, em São Paulo

22/01/2023 04h00

Na sua terceira partida no ano, o Corinthians apresentou mais uma vez oscilação em campo. Embora tenha optado por poupar jogadores por conta do desgaste inicial pelo acúmulo de jogos, o técnico Fernando Lázaro disse que vai mudar a escalação sempre que for necessário para preservar os atletas.

"É impossível uma manutenção constante do mesmo time. Ainda mais neste início de temporada, com muitos jogos e pouco espaço de tempo. As mudanças são ainda mais necessárias, esse equilíbrio, para não perder os atletas ao longo da temporada, isso custa muito. A partir do momento que você perder os atletas, isso sobrecarrega [o elenco]" Fernando Lázaro

  • Apesar do empate sem gols com a Inter de Limeira neste sábado, Lázaro acredita que o Corinthians teve um bom desempenho, mesmo com a troca na escalação.
  • O treinador falou que os jogadores estão se empenhando para se cuidar, para aumentar a presença deles em campo, podendo apresentar um bom nível técnico.

"É um processo natural que o tempo vai trazendo neste início de temporada. Estamos longe ainda do 100%, temos pequenos espaço de recuperação. Mas os atletas têm comprado essa ideia, com cuidado na alimentação, coisas que potencializam a recuperação nesses jogos em curto espaço de tempo especialmente", afirmou Lázaro.

Preocupado com o desgaste do início da temporada, o treinador corintiano resolveu poupar.

Quem ficou de fora:

  • Os laterais Fagner e Fábio Santos, o volante Maycon, e o meia Renato Augusto. Fagner, Fábio Santos e Renato Augusto entraram na parte final do segundo tempo.
  • Fausto Vera não jogou por uma entorse no tornozelo, o que modificou bastante o time titular.
  • Substituto na lateral esquerda, Matheus Bidu fez seu primeiro jogo como titular. E foi elogiado.

"Não é o melhor cenário para um atleta que é técnico. Mesmo com o gramado mais pesado, o Matheus Bidu fez uma boa estreia, combinou jogadas, fez boas passagens na lateral, foi ao fundo, com cruzamentos. Fiquei satisfeito com o Matheus Bidu de titular", avaliou.

Para o treinador, o Timão não sentiu a troca na escalação por conta da qualidade do elenco alvinegro.

"Nós temos uma diversidade de atletas em suas características, e considerar essas características é um ponto importante para ajustar. Hoje a troca foi para a gente entender os espaços para buscar e ter um meio-campo com espaço para circulação porque entendemos que por dentro seria mais difícil de jogar. Os laterais conseguiram fazer a ultrapassagem. Essas características vão se ajustando. Se você tem um nome ou outro você vai explorando o que esse atleta tem de melhor". Lázaro

Lázaro também analisou a queda de desempenho do time quando joga fora de casa e falou sobre a necessidade de ter atuações mais regulares, seja em casa ou fora:

"Essa questão de dentro e fora [de casa]. Conversamos com os atletas, não é só de agora. A gente precisa ter uma postura? Sempre tem uma diferença entre jogar em casa e fora. Mas a gente precisa aproximar o desempenho da nossa arena, que é espetacular. Claro que é um campo que tirou a melhor condição para a gente colocar [nosso melhor]. Mas fizemos um jogo capaz de disputar. Não era o melhor cenário, mas a gente tem buscado isso, melhorar nosso desempenho fora de casa. Ter uma postura fora de casa, um padrão, um controle maior fora de casa para chegar a melhores resultados e ter um melhor aproveitamento fora de casa".

Corinthians