Topo

Real Madrid vence Athletic e se mantém na cola do Barcelona na La Liga

Jogadores do Real Madrid comemoram gol de Benzema sobre o Bilbao, pelo Espanhol - Ander Gillenea/AFP
Jogadores do Real Madrid comemoram gol de Benzema sobre o Bilbao, pelo Espanhol Imagem: Ander Gillenea/AFP

Colaboração para o UOL, em Maceió

22/01/2023 18h54

Precisando da vitória para não perder de vista o Barcelona na liderança, o Real Madrid fez o dever de casa e venceu o Athletic Bilbao por 2 a 0 hoje (22), na 18ª rodada da La Liga, disputada no estádio, San Mamés, na Espanha.

  • Benzema marcou o primeiro gol do jogo e o seu 19º contra o Bilbao; Kross ampliou.
  • Com 41 pontos, os merengues se mantêm a apenas três pontos de distância do líder Barcelona.
  • O Athletic Bilbao permanece na 8ª posição com 26 pontos somados.

Curiosidade: A torcida vaiou o brasileiro Vinicius Jr. em três oportunidades no início do segundo tempo e o jogador respondeu fazendo algumas embaixadinhas no meio da partida.

Como foi o jogo

  • O Athletic Bilbao foi intenso durante os primeiros 20 minutos, mas logo perdeu o fôlego e não conseguiu mais acompanhar o ritmo.
  • O gol tomado ainda no primeiro tempo afetou a equipe que diminuiu a frequência de avanços.
  • Mesmo com intensidade ofensiva construída pelos irmãos Willians a equipe só conseguiu colecionar chances perdidas
  • O Barcelona pressionou pelo lado direito e renovou o ataque nos minutos finais do jogo, e como resultado marcou o segundo gol.

Athletic Bilbao pressiona, mas perde o fôlego

O esquema tático 4-2-3-1 proporcionou um melhor jogo coletivo que mostrou eficácia no início do jogo.

A equipe não se intimidou e pressionou com uma marcação em cima evitando tranquilidade na saída de bola rival.

O time apostou na construção de jogadas pelo lado direito com Nico, Sanset e Zarraga, mas pecaram na falta de pontaria.

O time passou a ter dificuldade em achar os mesmos espaços encontrados no primeiro tempo para desenvolver o jogo na segunda etapa com o encaixe da marcação rival.

Real Madrid aposta no talento individual

Rodrygo, Modric e Kross iniciaram no banco e só foram acionados no segundo tempo nos lugares de Asensio, Vini Jr e Ceballos para dar mais velocidade de transição nas jogadas de ataque após a recomposição da defesa rival.

Kross deixou sua marca com apenas quatro minutos em campo depois de entrar no lugar de Ceballos.

Ao contrário dos donos da casa, o Real Madrid contou com os talentos individuais do plantel com jogadas de Vinicius Jr, Benzema e Asensio.

Mesmo abrindo o placar, o Real Madrid pouco conseguiu desenvolver novas jogadas de ataque e foi pressionado em diversos momentos com chutes de Niko Williams.

Os comandados de Carlo Ancelotti demoravam para chegar ao campo rival e tinham dificuldade em defender a bola perdida no ataque com Vinicius Junior evitando voltar para recuperar.

Lances importantes

O primeiro lance de perigo foi dos donos da casa com Nico Williams dando uma caneta em Camavinga e batendo colocado de fora da área para a bola passar ao lado direito da trave.

Vinicius Junior teve um pequeno desentendimento e empurrou Iñaki Williams diversas vezes até o árbitro marcar a falta ao fim da primeira etapa e a torcida do Athletic provocar o brasileiro com vaias.

Na tentativa de ampliar o marcador e depois de um bate e rebate dentro da área, Nacho chutou forte aos 13 da segunda etapa e Unai Simón tirou com a mão direita.

7 minutos depois foi a vez de Asensio receber de Benzema na passada e bater cruzado para fora e para decepção do melhor do mundo que construiu a jogada.

Na rara chance de igualar o marcador, Iñaki Williams passou a bola cruzada na área para seu irmão Nico Williams que bateu cruzado e mandou para longe do gol.

Iñaki Williams até marcou o gol do empate aos 31' do segundo tempo, mas arbitragem apontou impedimento do camisa 9 na jogada

Gols

  • 0 x 1 Aos 23 do primeiro tempo Asensio mandou para trás ao tentar o cabeceio e Benzema acertou um voleio de perna esquerda para marcar seu 9º gol no torneio.
  • 0 x 2 Rodrygo roubou a bola e depois de avançar livre passou para Valverde que tocou para Kross chutar de primeira e marcar o segundo da equipe aos 44'

Agenda

Na quinta-feira o Real Madrid enfrenta o Atlético de Madrid pela Copa do Rei, às 17h (horário de Brasília). No mesmo dia às 16h o Athletic encara o Valencia pelo mesmo torneio.

FICHA TÉCNICA:
ATHLETIC BILBAO 0 X 2 REAL MADRID

Competição: 18ª rodada do Campeonato Espanhol
Data e horário: 22 de janeiro de 2022, às 14h30 (de Brasília)
Local: San Mamés, na Espanha
Cartões amarelos: Berchiche e Dani Vivian (ATH); Camavinga e Vini Jr. (RMD)
Gols: Benzema (RMD), aos 23' do 1º T; Kross (RMD), aos 44' do 2'T.

ATHLETIC BILBAO: Unai Simón, De Marcos, Dani Vivian, Paredes, Berchiche, Vesga (Raúl García), Zarraga (Ander Herrera), Sancet (Guruzeta), Nico Williams, Iñaki Williams e Berenguer (Muniain). Técnico: Ernesto Valverde.

REAL MADRID: Courtois, Nacho Fernández, Éder Militão, Rüdiger, Mendy, Camavinga, Valverde, Ceballos (Kross), Asensio, Benzema e Vini Jr. (Rodrygo). Técnico: Carlo Ancelotti.

Errata: este conteúdo foi atualizado
Diferentemente do que foi informado no texto, o Athletic está na oitava colocação. O erro foi corrigido.