Topo

Petanca: como é o esporte mencionado por Dani Alves em caso de estupro

Colaboração para o UOL, em São Paulo (SP)

23/01/2023 04h00

Daniel Alves teria se apresentado como "jogador de petanca de L'Hospitalet" à mulher que o acusa de tê-la estuprado em uma boate em Barcelona, de acordo com o depoimento da vítima. Do que se tratam esses termos?

Petanca é um esporte de origem francesa. Para facilitar no imaginário popular brasileiro, assemelha-se à bocha, mas possui diferenças importantes na forma como é jogado.

  • O nome do esporte vem da expressão "pieds tanqués", que significa "pés juntos".
  • A prática da petanca pode envolver duas, quatro ou seis pessoas, sendo jogado individualmente, em duplas ou trios em um campo de cerca de 60 m² (15x4m).
  • Cada jogador tem direito a arremessar, de dentro de um círculo no chão, duas ou três bolas de ferro. Os pesos podem ser diferentes e variam entre 650 a 800 gramas.
  • O "gol" do jogo é fazer com que as bolas fiquem o mais próximo possível do objetivo, uma pequena bola de madeira chamada 'boliche' e que fica de seis a dez metros de onde o lançamento é feito.
  • É permitido atingir uma bola adversária para afastá-la

As bolas que ficam mais próximas do boliche concedem um ponto ao jogador ou equipe por rodada. A partida chega ao fim quando um dos participantes chega a 13 pontos.

A petanca é um esporte democrático e que pode ser praticado por pessoas de todas as idades e em diversos locais. Engana-se, no entanto, quem acha que a prática não é organizada.

Diversos países na Europa possuem federações de petanca e um campeonato mundial é realizado anualmente em Marselha, na França — já foram realizadas 61 edições até 2022.

  • Além de falar que era jogador de petanca, Dani Alves teria mencionado onde praticava: em L'Hospitalet de Llobregat, um município na província de Barcelona.

Entenda o caso

Daniel Alves foi acusado por uma jovem de 23 anos de tê-la estuprado em uma boate em Barcelona no final do ano passado. O crime teria ocorrido no dia 30 de dezembro de 2022.

Intimado pela Justiça espanhola, Daniel Alves foi prestar depoimento sozinho na última sexta (19). Ele deu sua versão diante da juíza Maria Concepción Canton Martín, mas caiu em contradição com relação ao primeiro depoimento.

O Ministério Público e a defesa da mulher que denunciou a agressão sexual pediram prisão provisória e a juíza aceitou o pedido, sem direito ao pagamento de fiança.

  • O jogador brasileiro foi conduzido para a penitenciária Brians 1, conhecida no país como "a prisão dos famosos".
  • O Pumas (MEX) rescindiu seu contrato com Daniel Alves por justa causa depois da detenção.
  • O brasileiro vai ficar preso até a investigação terminar. Autoridades espanholas estão tomando depoimento de testemunhas, fazendo a perícia do local e avaliando os exames médicos.
  • Ele pode pegar até 12 anos de prisão se for julgado culpado.