Após denúncia da Gaviões, PM diz que orientou corintianos com muletas
Após a denúncia da Gaviões da Fiel de que a Polícia Militar impediu um torcedor PCD de entrar de muletas no estádio Limeirão no jogo entre Corinthians e Inter de Limeira, a PM de São Paulo divulgou um comunicado à imprensa afirmando que buscou orientar os torcedores em questão.
O que aconteceu?
- A Gaviões da Fiel, principal organizada do Corinthians, fez a denúncia via rede social na manhã de hoje (23).
- Segundo a publicação, um torcedor PCD (identificado no texto como "Perna de orfanato" e que se chamaria Milton) foi impedido de entrar no estádio pela PM.
- A PM teria alegado que as muletas poderiam ser usadas como arma, mas outro torcedor da Gaviões PCD entrou no estádio com muletas.
- A Gaviões disse ainda que a PM viu outro torcedor com muletas e também tentou tirá-las dele.
"A Polícia Militar informa que no jogo mencionado, integrantes da torcida organizada Gaviões da Fiel tentaram adentrar ao estádio Maj. José Levy Sobrinho pelo pelo portão 6 (torcida visitante) utilizando muletas. Esclarecemos que os torcedores foram alertados sobre os requisitos de permanência no setor em questão e que estava sendo disponibilizado, pelo promotor do evento, um camarote apropriado e com todas as condições de segurança necessárias para atender às necessidades dos PCD, o que foi recusado", diz a nota.
Em relação ao segundo torcedor PCD, o comunicado da PM afirma que os policiais tentaram levá-lo ao setor destinado às pessoas com deficiência, mas que ele se negou.
"Com aproximadamente 60 minutos do início da partida, foi visualizado um torcedor com o par de muletas no setor ora mencionado. Então, foi realizado contato e iniciada uma nova orientação para destiná-lo ao setor PCD, porém o torcedor declarou que possuía problemas psicológicos e encontrava-se em tratamento. Buscando evitar um agravamento da situação, um torcedor prontificou-se a permanecer responsável pela segurança do torcedor PCD", afirma o comunicado.
Na denúncia, a Gaviões da Fiel chamou atenção aos direitos das pessoas com deficiência, inclusive nos estádios de futebol.
"O Estatuto do Torcedor foi ignorado, já que o mesmo assegura a Acessibilidade dos Portadores de Deficiência e Mobilidade Reduzida. E vale lembrar sobre o Estatuto do Portador de Deficiência Física."
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.