Topo

Copa São Paulo - 2023

Após Richarlison e Vitor Roque, América-MG prepara uma nova promessa

Adyson é um dos destaques do América-MG na Copinha - Tereza Horta/América-MG
Adyson é um dos destaques do América-MG na Copinha Imagem: Tereza Horta/América-MG

Victor Martins

Do UOL, em Belo Horizonte

25/01/2023 04h00

O América-MG faz a final da Copa São Paulo de Futebol Júnior diante do Palmeiras, nesta quarta-feira, às 15h30, no Canindé. O Coelho busca seu segundo título no torneio, foi campeão pela primeira vez em 1996, e conta com mais uma geração talentosa para tentar vencer o favorito Palmeiras. Entre os nomes que se destacam na campanha do América está o do meia-atacante Adyson, apontado por muitos dentro do clube como sucessor de Richarlison.

O centroavante da seleção brasileira na Copa do Mundo do Qatar começou a carreira no América. Assim como Vitor Roque, atualmente no Athletico-PR, e titular do Brasil sub-20, que disputa o Sul-Americano da categoria, em disputa na Colômbia. Aos 17 anos, Adyson já treinou entre os profissionais do América e será integrado ao elenco principal após a Copinha.

  • Adyson assinou o primeiro contrato como profissional aos 16 anos, após treinar entre os profissionais. O bom desempenho chamou a atenção de Lisca, treinador do América em 2021.
  • O meia-atacante chegou ao Coelho em 2018, quando tinha 13 anos. O jogador é natural de Coroatá, no Maranhão.
  • O América já se movimenta para renovar o contrato da jovem promessa. O vínculo atual vai até outubro de 2024.
  • São três gols e duas assistências nas sete partidas que Adyson disputou na Copinha.
  • O ex-goleiro Gomes, que atuou por Cruzeiro, PSV e Tottenham, é um dos agentes da promessa americana.

Celeiro de craques

O América tem histórico de revelar grandes jogadores. Mais recentemente, saíram da base do clube o lateral-direito Danilo e o atacante Richarlison, que estavam com a seleção brasileira que disputou a Copa do Mundo do Qatar. Titular do Athletico-PR, finalista da última Copa Libertadores, o atacante Vitor Roque é outro que começou na base do Coelho.

A seleção brasileira sub-20 que disputa o Sul-Americano da categoria, na Colômbia, conta com um atleta do América. O lateral-direito Arthur é titular no time comandado por Ramon Menezes.