Topo

Cidade paulista pede ao Qatar doação de cadeiras de estádio da Copa

Parte externa do estádio 974, que recebeu dois jogos do Brasil na Copa do Mundo - Hector Vivas - FIFA/Getty Images
Parte externa do estádio 974, que recebeu dois jogos do Brasil na Copa do Mundo Imagem: Hector Vivas - FIFA/Getty Images

Do UOL, em São Paulo

27/01/2023 04h00

Classificação e Jogos

O prefeito da cidade paulista de Itapevi, Igor Soares Ebert, mandou um email para o comitê organizador da Copa do Mundo de 2022 pedindo a doação dos assentos usados no estádio 974, que recebeu sete jogos da competição entre novembro e dezembro e será desmontado pelo governo do Qatar.

  • O email a que o UOL teve acesso foi enviado durante a Copa. Mas não chegou ao alto escalão da organização, que tem planos diferentes.
  • Itapevi planeja construir um estádio municipal com capacidade para 15 mil pessoas a ser inaugurado em 2024 nos arredores da Cohab.
  • Os assentos, se doados pelo comitê organizador, serviriam para a montagem das arquibancadas do novo estádio em São Paulo. "Será crucial para a entrega do estádio ser realizada rapidamente", diz o email.
  • Itapevi avisa que daria o nome de "Estádio 974" à sua nova praça esportiva caso a doação fosse realizada.

Estava assistindo Brasil x Coreia do Sul na Copa do Mundo e ouvi o pessoal falando que o estádio seria desmontado. Naquele momento tive essa ideia, porque receber essas cadeiras seria muito significativo para a nossa cidade. Além da economia financeira, existe um valor simbólico incalculável."
Igor Soares Ebert, prefeito de Itapevi

O Estádio 974 recebeu dois jogos do Brasil na Copa do Mundo, vitórias contra Suíça (fase de grupos) e Coreia do Sul (oitavas de final). A goleada por 4 a 1 contra os asiáticos foi o último jogo da história do estádio, já que ele foi construído com o objetivo de ser desmontado logo depois do torneio para não virar elefante branco.

No dia seguinte ao jogo, operários já começaram a retirar partes do estádio, que foi todo construído com o uso de módulos de aço e 974 containers, aquela caixa enorme de metal usada para transportar carga em navios.

974 - Noushad Thekkayil/NurPhoto via Getty Images - Noushad Thekkayil/NurPhoto via Getty Images
Estádio 974 e seu reflexo na água da chuva de Doha em registro do dia 14 de janeiro de 2023
Imagem: Noushad Thekkayil/NurPhoto via Getty Images

A promessa do Qatar desde a inauguração do estádio é de que assentos, teto e outros componentes serão reutilizados em parques populares e cedidos a outros países. A organização acredita que o 974 será referência em estádios sustentáveis no mundo inteiro. Não foram anunciados os países de destino das peças, por isso a Prefeitura de Itapevi se motivou a enviar o email.

O plano do Qatar é anunciar detalhes sobre o legado da Copa do Mundo até o dia 28 de março, data dos cem dias da final vencida pela Argentina. O email enviado pela Prefeitura de Itapevi não foi respondido, mas o prefeito Igor Soares Ebert não desiste.

A esperança sempre existe. Quem sabe Itapevi guarde um pedacinho dessa Copa do Mundo, que foi histórica?".

Onde fica Itapevi?

  • Itapevi é localizada na região metropolitana de São Paulo, a apenas 35 km do centro da capital.
  • A população estimada segundo o IBGE em 2021 é de 244 mil pessoas.
  • A cidade tem um estádio para 5 mil pessoas, que em 2012 recebeu jogos profissionais da Quarta Divisão do Estado.
  • "Investir em uma arena com tamanhos oficiais é fundamental para Itapevi ter um time profissional, disputar campeonatos reconhecidos e até receber jogos de grandes times em nossa cidade", diz o prefeito.

Procurado pelo UOL, o Comitê Supremo para Entrega e Legado, entidade que organiza a Copa do Mundo, reforça que "todos os estádios têm um plano de legado", sem especificar o destino das peças do Estádio 974 ou dos outros que terão a capacidade reduzida. Leia o comunicado oficial:

"Sempre defendemos que esta Copa do Mundo pode e deve deixar um legado não apenas para o Qatar, mas para o Oriente Médio, o mundo árabe e além.

Todos os estádios têm uma história única e um plano de legado. Desde a primeira apresentação da candidatura para a Copa do Mundo da Fifa, o Qatar se comprometeu com um legado sustentável e impactante, com planos de reaproveitar estádios, reutilizar assentos e apoiar países em desenvolvimento em todo o mundo.

O Comitê Supremo está trabalhando em estreita colaboração com o governo do Qatar em várias campanhas para garantir que haja um legado duradouro de mudança institucional e cultural.

Além das importantes obras nos estádios, muitas das quais ocorrerão muitos meses após o término da Copa do Mundo, o trabalho está bem encaminhado para garantir o legado da Copa do Mundo da Fifa para o país, a região e o mundo."