Topo

Copa da Inglaterra - 2022/2023

City liga 'modo Guardiola', bate Arsenal e avança na Copa da Inglaterra

Aké, do Manchester City, comemora gol contra o Arsenal pela Copa da Inglaterra -  Alex Livesey - Danehouse/Getty Images
Aké, do Manchester City, comemora gol contra o Arsenal pela Copa da Inglaterra Imagem: Alex Livesey - Danehouse/Getty Images

Do UOL, em São Paulo

27/01/2023 18h56

O Manchester City demorou para embalar, mas venceu o Arsenal por 1 a 0, no Etihad Stadium, e está nas oitavas de final da Copa da Inglaterra. Após primeiro tempo abaixo, os Citizens apostaram na marcação alta e posse de bola para eliminar os Gunners. Aké foi o autor do gol.

  • City viu o goleiro Ortega ser o melhor em campo no primeiro tempo, segurando o embalado Arsenal;
  • Na etapa final, Guardiola ajustou o time, o City empurrou o adversário e chegou ao gol;
  • Os Citizens conhecerão o adversário da próxima fase na segunda-feira (30), por meio de sorteio;
  • As equipes também protagonizam a disputa pelo título do Campeonato Inglês, com os Gunners levando a melhor.

Curiosidade: Miket Arteta, técnico do Arsenal, foi auxiliar de Guardiola por três anos (2016 a 2019), no Manchester City.

O jogo

Arsenal para em Ortega e Haaland tenta gol à la Ibrahimovic. O clássico inglês começou elétrico, com os Gunners testando o goleiro Ortega - titular nas Copas - com Tomiyasu e Trossard. Já Haaland arriscou uma bicicleta de fora da área, contra o gol fazio, mas mandou para fora.

City se incomoda com marcação, e Arsenal controla o jogo. Apesar da partida ser no Etihad, quem dominou a partida foi o time visitante, conseguindo trocar passes e rondar com perigo a área adversária. Do outro lado, o City estava desconfortável com a forte marcação dos Gunners e levou perigo em chutes de fora da área.

Ao melhor estilo Guardiola, City sufoca os Gunners e chega ao gol. O Manchester City virou a chave na volta para o segundo tempo, e empurrou o Arsenal para o seu campo. Marcando a saída de bola e trocando passes com liberdade os Citizens deram trabalho para Turner até que Aké mandou a bola para o fundo do gol.

Arsenal corre atrás do prejuízo, e Martinelli dá trabalho pela direita. O brasileiro entrou logo após o gol do City, e fez complicou o trabalho da zaga adversária com dribles e velocidade próximo à grande área. A atuação segura de Ortega, porém, impediu o empate.

Gol

1x0: Aos 19 minutos do segundo tempo, Grealish aproveitou a sobra após chute na trave de Álvarez, e tocou para Aké mandar no canto esquerdo de Turner.

FICHA TÉCNICA

Manchester City x Arsenal

Competição: quarta fase da Copa da Inglaterra
Data e horário: 27 de janeiro de 2023, às 17h (de Brasília)
Local: Etihad Stadium, em Manchester (ING)
Cartões amarelos: Holding (Arsenal). Zinchenko (Arsenal); Gundogan (Manchester City)
Gols: Aké (Manchester City) aos 19 minutos do segundo tempo

MANCHESTER CITY: Ortega; Lewis (Walker), Stones (Laporte), Akanji, Aké; Rodri, Gundogan, De Bruyne (Bernardo Silva); Mahrez (Álvarez), Grealish, Haaland. Técnico: Pep Guardiola.

ARSENAL: Turner; Tomiyasu, Holding (Saliba), Gabriel Magalhães e Tierney (Zinchenko); Partey (Lokonga), Xhaka e Fábio Vieira; Saka (Odegaard), Trossard (Gabriel Martinelli) e Nketiah. Técnico: Mikel Arteta.