Goleiro do Fla iniciou carreira com 'vaquinha' de moradores de sua cidade
Tupi Paulista é uma cidade do interior de São Paulo de apenas 15 mil habitantes. Com a agricultura sendo o carro-chefe de sua economia, o município tem se orgulhado pela ajuda em forma de "vaquinha" que alguns de seus moradores deram a um goleiro que tem trilhado um belo caminho no futebol: Matheus Cunha, de 21 anos, reserva imediato de Santos no Flamengo.
- Quando tinha 14 anos, Matheus Cunha passou num teste do São Paulo, mas não tinha dinheiro para o custo da viagem e nem de seus materiais de treinamento.
- Foi então que moradores se sensibilizaram com a situação e resolveram apostar no talento do adolescente, se organizando e arrecadando verbas para que o jovem levasse adiante o sonho de se tornar atleta profissional de futebol.
- O goleiro acabou ficando no São Paulo até 2021, quando se transferiu para o Flamengo e, desde o ano passado, já está integrado ao profissional.
"A cidade se uniu para me ajudar com o dinheiro da passagem e também com a compra do material esportivo. Esse carinho e amor que eles tiveram comigo no meu início, procuro ter dentro de mim também. Sem ajuda deles não teria sido possível viver o que estou vivendo. Os comerciantes e os moradores me ajudaram muito", disse Cunha ao UOL Esporte, complementando:
"Sempre que estou de férias, procuro ir até a cidade para fazer uma visita e tentar, mesmo que minimamente, retribuir tudo o que eles fizeram por mim".
Goleiro teve propostas de Atlético-MG, Corinthians e Santos
Antes de se transferir para o Flamengo, Matheus Cunha - que tem passagens pelas seleções brasileiras sub-15, sub-17 e sub-20 — teve propostas de Atlético-MG, Corinthians e Santos, mas optou pelo Rubro-Negro e não se arrepende da escolha.
"Pela grandeza do clube e pelo projeto apresentado. Não tenho nenhuma dúvida que tomei a decisão correta em vir para o Flamengo. Nesse período até aqui, evolui muito como pessoa e atleta, e estou indo para o meu segundo ano no profissional. Sou grato por cada oportunidade e me sinto preparado para o desafio de representar o Flamengo", disse o jovem.
"Maracanã, Rio de Janeiro, torcida do Flamengo, a estrutura do clube?Tudo é de grande nível".
Confira outros trechos do bate-papo com Matheus Cunha:
Lembranças do São Paulo
"Foi o clube onde estive dos meus 11 aos 19 anos. Sem dúvida, levo no meu coração muita gratidão por tudo que o clube me proporcionou e por ter aberto as portas para mim".
Fã de Ederson, do Manchester City
"Pela qualidade que possui com os pés e embaixo da trave. Acredito que o Ederson é, hoje, um dos melhores goleiros do mundo. Muito frio com a bola nos pés e possui qualidade de jogador de linha. Essa saída de bola também é um ponto muito forte. É um ídolo e um espelho. Pela qualidade, técnica e pela carreira".
Convivência com Diego Alves e Santos
"São dois grandes goleiros e com muita experiência. Para mim, um orgulho e prazer poder ter convivido com o Diego Alves no período em que esteve no Flamengo. Um cara com uma carreira consolidada no mundo e que sempre buscava conversar com os atletas mais jovens e dar conselhos. Assim como o Santos também. Procuro sempre extrair o máximo dos profissionais que tenho o privilégio de trabalhar, e com os dois não é diferente. Seja no olhar ou nos conselhos, eles sempre possuem algo para nos emprestar".
Experiência no profissional do Fla
"Um privilégio estar indo para o meu segundo ano no profissional e de estar ainda mais preparado e pronto para os desafios que me esperam. Aprendi e evolui muito nesse período, e procuro evoluir cada dia mais nos treinamentos e jogos. Tem sido uma experiência fantástica dividir o dia a dia com jogadores tão experientes e que procuram sempre passar confiança e dar conselhos. Uma evolução e um aprendizado diário".
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.