Topo

Mineiro - 2023

Ronaldo marca presença no Independência, mas Cruzeiro empata com o Athletic

Cruzeiro e Athletic se enfrentaram no Independência, pelo Campeonato Mineiro - Gustavo Aleixo/Cruzeiro
Cruzeiro e Athletic se enfrentaram no Independência, pelo Campeonato Mineiro Imagem: Gustavo Aleixo/Cruzeiro

Victor Martins

Do UOL, em Belo Horizonte

28/01/2023 12h33

Ronaldo esteve no Independência para acompanhar o primeiro jogo do Cruzeiro em Belo Horizonte na temporada 2023. Mas a presença do Fenômeno não foi suficiente para ajudar a Raposa, que apenas empatou com o Athletic, em 1 a 1.

  • O jogo foi válido pela 2ª rodada do Campeonato Mineiro. Com o resultado, Cruzeiro e Athletic chegaram aos 4 pontos cada um.
  • A Raposa não jogava na capital mineira desde 6 de novembro, quando venceu o CSA, pela última rodada da Série B do ano passado. Foram 81 dias longe da torcida.
  • A manhã foi de novidades para os cruzeirenses. O time estreou a camisa da temporada 2023, além de ser o primeiro jogo com o novo patrocinador máster. A casa de apostas britânica Betfair vai exibir sua marca no uniforme cruzeirense.

Curiosidade: A partida entre Cruzeiro e Athletic aconteceu pela manhã por causa da disputa da Supercopa do Brasil, entre Palmeiras e Flamengo. O jogo pela 2ª rodada do Mineiro começou às 10h30 por pedido da Globo, que transmitiu o duelo para Minas Gerais.

Como foi o jogo

  • O time campeão da Série B não existe mais. Por isso o Cruzeiro ainda apresenta muita dificuldade para para apresentar a intensidade que foi a principal marca do time em 2022.
  • O Athletic soube aproveitar bem as deficiências apresentadas pelo Cruzeiro. O time de São João del-Rei abriu o placar com Wellington Torrão e quase ampliou em seguida, mas Rafael Cabral evitou o gol de Sassá.
  • Apesar der ser apenas a segunda partida da temporada, os jogadores do Cruzeiro se mostraram muito nervosos em campo. Cada disputa de bola era marcada por muita reclamação com a arbitragem.
  • O Cruzeiro melhorou no segundo tempo e logo empatou. Mas a pressão celeste acabou após a expulsão de Davó. Com um a menos em campo a Raposa teve de mudar a maneira de jogar.

A escolha de Pezzolano por Rafael Bilu na ala esquerda não funcionou. O atacante sofreu bastante para marcar, inclusive não conseguiu acompanhar Welinton Torrão no lance do gol. Sem saída pela esquerda, o Cruzeiro forçou bastante pela direita, mas pouco criou. A equipe melhorou na volta do intervalo, com Davó em campo. Mas a pressão que resultado no empate durou até os 23 minutos da etapa final, quando Davó foi expulso.

O Athletic não teve medo de enfrentar o Cruzeiro em Belo Horizonte. O time visitante abriu o placar e teve a chance de fazer 2 a 0, com Sassá. Mas o atacante que não teve uma boa atuação parou no goleiro Rafael Cabral. Toda vez que recuperava a bola, a equipe do interior tentava trocar passes e fez isso muito bem no primeiro tempo. Na etapa final, após a expulsão de Davó, o técnico Roger mudou o time para o Athletic pressionar o Cruzeiro e deu certo. Por pouco o time alvinegro não chegou ao segundo gol.

Lances importantes

Ronaldo esteve no Independência para acompanhar o primeiro jogo do Cruzeiro em BH na temporada 2023 - Gustavo Aleixo/Cruzeiro - Gustavo Aleixo/Cruzeiro
Ronaldo esteve no Independência para acompanhar o primeiro jogo do Cruzeiro em BH na temporada 2023
Imagem: Gustavo Aleixo/Cruzeiro

O Athletic surpreendeu o Cruzeiro logo aos 12 minutos do primeiro tempo, com gol de Welinton Torrão, após belo cruzamento de Vinícius.

Sassá teve a bola para fazer o segundo gol do Athletic, mas o camisa 9 parou em Rafael Cabral, que fez grande defesa.

O empate do Cruzeiro chegou através do pênalti batido por Nikão, aos 6 minutos do segundo tempo.

Matheus Davó exagerou na entrada no zagueiro Lucas Balardi e foi expulso direto, aos 23 minutos da etapa final. A imagem da solada no joelho do defensor do Athetic assustou quem estava em campo. O lance mudou o rumo da partida.

Antônio Falcão quase marcou um golaço, ao tentar do meio do campo. O goleiro Rafael Cabral estava adiantado, mas conseguiu voltar para fazer a defesa, aos 53 minutos do segundo tempo.

Não foi cochilo não, foi méritos deles. O cruzamento foi muito bom, então foi muito mais mérito deles. Não foi cochilo disse o zagueiro Lucas Oliveira, do Cruzeiro, sobre o lance do gol do Athletic

Agenda

O próximo compromisso do Cruzeiro é diante do America-MG. O clássico está marcado para o sábado (4/2) e será disputado no estádio Mané Garrincha, em Brasília. O mando de campo é do Coelho, que vendeu a partida para um grupo de empresários. Já o Athletic entrará em campo um dia antes, para enfrentar o Democrata, em Governador Valadares.

FICHA TÉCNICA

CRUZEIRO 1 X 1 ATHLETIC

Motivo: 2ª rodada do Campeonato Mineiro
Local: Independência, em Belo Horizonte (MG)
Data e horário: 28 de janeiro de 2023, às 10h30 (de Brasília)
Árbitro: Antônio Márcio Teixeira da Silva (MG)
Auxiliares: Guilherme Dias Camilo e Fernanda Nandrea Gomes (ambos MG)
VAR: Marco Aurélio Augusto Fazekas (MG)
Cartão vermelho: Davó (CRU)
Cartões amarelos: Wesley e Rafael Bilu (CRU); Diego Fumaça, Lucas Balardin e Douglas Silva (ATH)

Gols: Welinton Torrão aos 12 minutos do primeiro tempo; Nikão aos 6 minutos do segundo tempo

CRUZEIRO: Rafael Cabral, Wesley Gasolina (Ramiro), Lucas Oliveira, Eduardo Brock e Ian Lucas;Wallisson (Igor Formiga), Neto Moura e Nikão (Juan Christian); Rafael Bilu (Davó), Bruno Rodrigues e Wesley (Daniel Jr.). Técnico: Paulo Pezzolano.

ATHLETIC: Denivys, Patric (Douglas Silva), Lucas Balardin, Danilo e Vinícius Silva (Nathan); Diego Fumaça, Rômulo (Antônio Falcão) e Vini Locatelli (Matheus Santos); Welinton Torrão (Alason), Douglas Santos e Sassá.. Técnico: Roger Silva.