Liverpool: Como uma temporada quase perfeita virou crise e pressão em Klopp
O time de Klopp saiu de uma temporada quase perfeita direto para a crise e o meio da tabela.
- O Liverpool esteve perto de uma quádrupla coroa em 2022, mas perdeu o Inglês por um ponto e a final da Champions por um gol.
- Muito se esperava da equipe nesta temporada, mas tanto resultado quanto desempenho estão abaixo da crítica.
- A anatomia da crise passa por uma questão mental, lesões e falta de reposição dos principais titulares.
- Hoje o time de Mo Salah e cia. enfrenta o Brighton em jogo duro pela Copa da Inglaterra.
Há duas semanas o Liverpool fez o pior jogo que Jurgen Klopp já viu, segundo ele mesmo disse em entrevista. "Honestamente, não consigo lembrar um jogo pior em toda a minha carreira", falou naquele dia. A derrota na ocasião foi 3 a 0 para o Brighton, o mesmíssimo adversário do jogo de hoje, pela quarta fase da Copa da Inglaterra. Klopp tem seu cargo seguro, a princípio, mas a pressão na torcida e na imprensa tem crescido a cada semana.
As lesões são um problema sério para o Liveprool. Diogo Jota e Luis Díaz não jogam desde outubro, Roberto Firmino se machucou na parada da Copa do Mundo, e Van Dijk está há um mês parado. Nenhum deles tem condições de voltar a jogar em menos de um mês.
Não são só questões físicas, é também algo psicológico porque estivemos tão perto de ganhar tudo, chegamos a tocar [as quatro taças], mas duas escaparam."
Thiago Alcântara, sobre a cabeça do elenco após as frustrações recentes
Sadio Mané faz falta no ataque. A esta altura da temporada passada, ele já tinha feito dez gols. Nesta campanha só Salah (17 gols) e Núñez (dez) têm desempenho comparável no Liverpool. O plano era que Luis Díaz suprisse a ausência de Mané, mas o colombiano está lesionado pelo menos até março.
Quem chegou não resolveu, afinal Arthur Melo e Darwin Núñez ainda não mostraram serviço. O brasileiro se machucou, e o uruguaio tem sido uma máquina de perder gols: ele é quem mais desperdiça chances claras em todas as principais ligas europeias (já são 15, segundo o site whoscored.com).
Há críticas por pouca ambição no mercado da bola. O único reforço de peso do Liverpool em julho foi Darwin Núñez, que custou 80 milhões de euros. O time patinou por seis meses e nesta janela comprou outro atacante, o holandês Gakpo, por 42 milhões de euros. Para o meio-campo, a única solução encontrada foi um empréstimo por Arthur Melo, que está lesionado.
O Liverpool ganhou dois títulos na temporada passada, as duas copas nacionais: da Liga e da Inglaterra. Disputou o Campeonato Inglês com o Manchester City por meses, mas viu o título escapar após um empate na 35ª rodada. Na Champions, perdeu a final para o Real Madrid de Vinícius Jr. Nesta temporada o time já caiu para o City na Copa da Liga, joga a vida na Copa da Inglaterra hoje, vai rever o Real nas oitavas da Champions e tenta salvar a temporada pelo menos alcançando os quatro primeiros da Premier League —atualmente está dez pontos atrás, no nono lugar.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.