Topo

Neymar marca e PSG sai na frente, mas leva empate do Reims no fim

Messi em ação pelo PSG no jogo contra o Reims, válido pelo Campeonato Francês - REUTERS/Christian Hartmann
Messi em ação pelo PSG no jogo contra o Reims, válido pelo Campeonato Francês Imagem: REUTERS/Christian Hartmann

Colaboração para o UOL, em São Paulo

29/01/2023 18h41

O PSG fez hoje (29) sua primeira partida oficial no ano com o trio de ataque formado por Messi, Neymar e Mbappé começando entre os titulares. Porém, a equipe penou diante de um impetuoso Reims e ficou no empate por 1 a 1 no Stade de France. Saíram dos pés de Neymar e Balogun os gols da partida.

Com o resultado, o PSG vai a 48 pontos e continua a três do vice-líder Lens, que também empatou na rodada. Messi, Neymar e companhia voltam a campo na quarta-feira (1º), às 17h (horário de Brasília), contra o Montpellier fora de casa. Horas antes, às 15h, o Reims recebe o Lorient.

Curiosidade

Para celebrar a chegada do Ano Novo da China, que teve início no último domingo (22), o Paris foi a campo usando seu quarto uniforme, que leva os nomes dos jogadores nas camisas com a grafia chinesa.

Como foi o jogo

  • O PSG deu bobeira em quatro lances nos primeiros 15 minutos, com direito a bola perdida por Donnarumma. Para a sorte dos donos da casa, o Reims não aproveitou as ótimas chances.

  • Jogando mal, o trio de Messi, Neymar e Mbappé perdeu duelos para a marcação no primeiro tempo e errou passes simples, sobretudo o camisa 7 francês.

  • O Reims continuou surpreendendo, e encerrou a primeira etapa com nove finalizações contra uma dos parisienses, que mantiveram a posse da bola por mais tempo, mas sem efetividade.

  • Se o primeiro tempo foi duro para os donos da casa, a postura foi bem diferente na etapa final: o Paris voltou melhor, levando perigo, e não demorou a balançar as redes com o camisa 10 brasileiro.

  • Quando parecia encontrar alguma calmaria em campo, o PSG perdeu Verratti, expulso. A desvantagem pôs fogo no jogo, muito mais aberto nos últimos 30 minutos.

  • Mesmo perdendo um meio-campista, o técnico Christophe Galtier preferiu apenas substituir as duas peças restantes do setor sem perder o talento de seus três atacantes, obrigando a equipe a se desdobrar na marcação. Porém, uma nova falha defensiva no lance final deu o empate para os visitantes.

Gols e lances importantes

  • O goleiro Gianluigi Donnarumma vacilou e perdeu a bola no primeiro minuto, mas Matusiwa chutou em cima do italiano e desperdiçou a oportunidade.

  • Quase de voleio: Munetsi recebeu na área aos 16 minutos e acertou um belo chute, mas Donnarumma, bem posicionado, fez ótima defesa.

  • Sai o primeiro gol! Aos sete minutos do segundo tempo, após troca de passes e chute de Messi, a bola sobrou para Neymar na cara do gol: tranquilo, o camisa 10 deixou Diouf no chão e bateu de esquerda para balançar a rede

  • Cartão vermelho e pênalti anulado: em um lance confuso logo após o gol, o árbitro marcou pênalti em Balogun e deu o cartão amarelo para Verratti por falta em Ito, no lance anterior. Após interferência do VAR, as duas decisões foram alteradas: o atacante do Reims estava impedido e Ruddy Buquet deu o vermelho para o meia italiano

  • Messi, por pouco! Aos 37 minutos, Neymar brigou pela bola na direita e cruzou com precisão para Messi, que dominou livre e bateu cruzado, mas chutou ao lado da trave.

  • Empate no último lance: Assim como no primeiro lance do jogo, o último foi protagonizado por uma bobeira da defesa parisiense. Desta vez, porém, o Reims não desperdiçou: Balogun recebeu nas costas da zaga, ganhou na corrida da zaga, passou por Donnarumma e foi às redes. Final de jogo insólito no Stade de France.

FICHA TÉCNICA

PSG 1 x 1 Reims

Motivo: 20ª rodada do Campeonato Francês

Local: Stade de France, em Paris (FRA)

Data e horário: 29 de janeiro de 2023, às 16h45 (de Brasília)

Árbitro: Ruddy Buquet

Cartões amarelos: Marquinhos (PSG) e Donnarumma (PSG); Ito (Reims)

Cartão vermelho: Verratti (PSG)

Gols: Neymar (PSG), aos 7 minutos do 2º tempo; Balogun, aos 51 minutos do 2º tempo

PSG: Donnarumma; Hakimi, Marquinhos, Ramos e Bernat; Vitinha (Verratti), Fabián (Renato Sanches) e Soler (Danilo); Messi, Neymar (Zaire-Emery) e Mbappé. Técnico: Christophe Galtier.

Reims: Diouf; Foket, Agbadou, Abdelhamid e De Smet; Matusiwa, Cajuste (Lopy), Ito (Van Bergen), Munetsi (Doumbia) e Flips (Zeneli); Balogun. Técnico: Will Still.