Topo

Gaúcho - 2023

Suárez passa em branco, mas Grêmio fura retranca do Esportivo no final

Pepê, do Grêmio comemora com companheiros seu gol contra o Esportivo, pelo Gaúcho 2023 - Luiz Erbes/AGIF
Pepê, do Grêmio comemora com companheiros seu gol contra o Esportivo, pelo Gaúcho 2023 Imagem: Luiz Erbes/AGIF

Do UOL, em São Paulo (SP)

01/02/2023 21h58

O Grêmio venceu hoje (1) o Esportivo por 2 a 0, no Estádio Montanha dos Vinhedos, pela quarta rodada do Campeonato Gaúcho de 2023, e se isolou na liderança da competição.

  • Os gols da vitória foram marcados por Pepê e por Ferreirinha, aos 30 e aos 35 minutos do segundo tempo, respectivamente.
  • Para a partida, o técnico Renato Portaluppi mudou praticamente todo o time titular "mistão" que venceu o São José na rodada anterior. Dos 11 iniciais do último confronto, apenas Cristaldo se manteve na escalação.
  • Mesmo fora de casa, o Tricolor gaúcho teve domínio absoluto das ações na partida e criou diversas chances até conseguir tirar o zero do placar.
  • Luis Suárez, referência no ataque da equipe, foi bastante acionado no jogo, mas teve poucas oportunidades para definir as jogadas. Ele quase deu uma assistência de letra para Ferreirinha na etapa inicial, mas o camisa 10 finalizou em cima da marcação.
  • O Grêmio chegou aos 12 pontos com o resultado e aumentou para cinco pontos a distância provisória para o vice-líder. O Esportivo, por sua vez, está em 12º na tabela, na lanterna, com apenas um ponto.
  • O Tricolor volta a campo no próximo sábado (4) para enfrentar o Aimoré, às 16h30 (de Brasilia), na Arena Grêmio, enquanto o Esportivo visita o Caxias no domingo (5), às 16h.

Curiosidade: Apesar de ter passado em branco pela primeira vez no Grêmio, Suárez mantém sua média de mais de um gol por jogo. O camisa 9 marcou cinco gols em quatro partidas disputadas— o uruguaio fez um hat-trick em sua estreia, na Supercopa Gaúcha.

Grêmio mantém 100% e se isola na liderança

Em busca pelo hexacampeonato consecutivo do Estadual, o Tricolor chegou para a partida como a única equipe com 100% de aproveitamento no torneio. Os gols demoraram a sair, mas o Grêmio conseguiu manter a campanha perfeita.

Os visitantes se impuseram desde o início, controlaram a posse de bola e levaram perigo ao gol adversário. Apesar da superioridade, o time falhava para acertar a meta do Esportivo.

Os donos da casa, totalmente fechados, conseguiram manter a estratégia da retranca por uma hora. O Esportivo ocupava majoritariamente o seu lado do campo, mal chegou no ataque e pouco fez para alterar o placar a seu favor.

Após muita insistência do lado gremista, o primeiro gol saiu pelos pés de Pepê, aos 30 minutos da etapa final, que fez um golaço de fora da área. Depois de tirar o zero do placar, a equipe ampliou rapidamente, aos 35', com Ferreirinha, fechando o marcador.

Gols

1x0. Aos 30 minutos do segundo tempo, Pepê foi acionado por Cristaldo perto da entrada da área, bateu colocado de longe e marcou um golaço. O goleiro Copetti até pulou, mas só pôde acompanhar a trajetória em arco da bola até estufar a rede.

2x0. Cinco minutos depois de inaugurar o placar, o Grêmio ampliou com Ferreirinha. O camisa 10 recebeu de Suárez, fintou a marcação ao invadir a área e finalizou com categoria para decretar a vitória.

Ficha técnica

Esportivo 0 x 2 Grêmio

Torneio: 4ª rodada do Campeonato Gaúcho

Local: Estádio Montanha dos Vinhedos, em Bento Gonçalves, no Rio Grande do Sul (RS)

Data e hora: 1º de fevereiro de 2023, às 20h (de Brasília)

Gols: Pepê (GRE), aos 30' do segundo tempo, e Ferreirinha (GRE), aos 35' do segundo tempo.

Cartões amarelos: Fabrício (ESP), Thiaguinho (ESP), Hoppolito (ESP) e Copetti (ESP).

Árbitro: Leandro Vuaden

Esportivo: Copetti; Cleiton (Gabriel Kunz), Tairone, Jean e Roger; Prill, Hippolito (Cristian) e Fabrício; Thiaguinho (Cris Magno), Roger Bastos (Richard) e Flávio Torres. Técnico: Carlos Moraes.

Grêmio: Brenno; Fabio, Bruno Alves, Kannemann e Reinaldo; Pepê, Carballo (Gabriel Silva) e Bitello; Cristaldo (Thiago Santos), Luis Suárez e Ferreira. Técnico: Renato Portaluppi.