Vini Jr supera críticas, faz história e chega a 200 jogos no Real Madrid
Ao entrar em campo ontem no jogo contra o Valencia, Vinícius Jr chegou a 200 partidas com a camisa do Real Madrid. A trajetória do jogador de 22 anos no clube espanhol não foi simples. O jovem precisou e ainda precisa lidar com altas expectativas, críticas e episódios de violência. Apesar disso, não faltam momentos para simbolizar o sucesso de sua carreira até o momento.
Talento precoce
- Vinícius Jr foi o primeiro jogador brasileiro que o Real Madrid comprou antes de completar 18 anos, como fez posteriormente com Rodrygo e Endrick.
- A Cria do Ninho foi vendida em 2017 por 45 milhões de euros (R$ 154 milhões na época) e deixou o Flamengo na metade do ano seguinte.
- O planejamento inicial era que Vinícius se adaptasse ao futebol espanhol jogando no Real Madrid Castilla, mas não demorou para que o time principal precisasse de seu talento.
- Aos 18 anos e 109 dias, a estreia no Real Madrid. Saiu do banco em clássico contra o Atlético de Madrid. Ele se tornou o primeiro atleta nascido em 2000 a jogar no clube.
- Vinícius precisou de quatro jogos para balançar as redes, diante do Valladolid, em lance confuso que ele não sabia se era o autor do gol.
- Quando comemorou um gol seu pela primeira vez, diante do Melilla, o atacante dançou.
- Na primeira temporada, Vinícius colecionou marcas no clube devido à pouca idade. Foi, por exemplo, o mais jovem madridista a ser titular em um jogo de mata-mata na Liga dos Campeões.
- Vini Jr mostra até hoje que é um talento precoce. Ele é o terceiro mais jovem da história a completar 200 jogos pelo Real Madrid, atrás apenas dos espanhóis Raúl e Iker Casillas.
Início de destaque dá lugar a questionamentos
- 2018/19 foi uma boa temporada para Vini Jr no Real, mas não para o clube. O primeiro ano sem Cristiano Ronaldo foi conturbado, e fez Florentino Pérez buscar no Chelsea um reforço de peso: Eden Hazard chegou para ser titular na vaga do brasileiro.
- Apesar de o belga nunca ter se firmado na ponta-esquerda, Vinícius perdeu espaço com o novo treinador Zinédine Zidane. O brasileiro ficou fora até da lista de relacionados em algumas ocasiões, por opção técnica.
- O atacante começou a sofrer cada vez mais críticas da imprensa espanhola devido aos gols perdidos.
Vinícius segue falhando o infalível" Marca, após partida entre Real Madrid e Athletic Bilbao, em 2019
Vinícius é incapaz de restaurar a confiança que o presidente do Real Madrid, Fiorentino Perez, tinha nele" As, após partida entre Real Madrid e Atalanta, em 2021
- Vinícius passou as duas temporadas sob o comando de Zidane - 2019/20 e 2020/21 - alternando entre a titularidade e o banco. Foram 87 jogos -- 39 como reserva -- e apenas 11 gols marcados.
- Em uma das maiores polêmicas envolvendo o brasileiro, Karim Benzema teria reclamado de Vinícius Jr durante partida entre Real Madrid e Borussia Mönchengladbach. Um vídeo flagrou o francês conversando com Ferland Mendy.
A temporada do salto e o maior gol da carreira
- Carlo Ancelotti chegou ao Real Madrid na metade de 2021 e contribuiu para Vinícius Jr alcançar sua melhor forma.
- O brasileiro começou a temporada 2021/22 com tudo: cinco gols em cinco rodadas. Balançar as redes deixou de ser um problema.
- Vinícius passou a conquistar aqueles que um dia o criticaram: imprensa espanhola, rivais e até Karim Benzema
Vinícius se torna imparável: Era difícil acreditar" As, após partida entre Real Madrid e Shakhtar Donetsk, em 2021
- Vini Jr fechou a temporada 2021/22 com 22 gols e 16 assistências, melhores marcas da carreira. O último desses gols foi o mais especial da trajetória no Real Madrid até agora.
- Foi do brasileiro o gol do 14º título de Liga dos Campeões do Real Madrid. Vinícius marcou o único tento na vitória por 1 a 0 sobre o Liverpool, na decisão.
Sou a pessoa mais feliz do mundo. Depois de uma temporada tão larga, jogos especiais e tão importantes, chegou o mais bonito. Tivemos uma chance e fizemos o gol. Não tenho noção do que estou vivendo, do gol que fiz hoje no maior clube do mundo, na maior competição do mundo, e sendo tão jovem" Vinícius Jr, após a final da Liga dos Campeões 2021/22
- O desempenho no Real Madrid elevou Vinícius Jr a novos patamares no mundo do futebol. O brasileiro ficou na 8ª posição na premiação da Bola de Ouro e está entre os finalistas no Fifa The Best.
Vinícius 'baila' na luta contra o racismo
- Vinícius Jr não sofreu apenas com críticas a seu desempenho dentro das quatro linhas. O brasileiro foi alvo de racismo na Espanha em diversas ocasiões.
- Só depois da Copa do Mundo, já foram dois casos. Ultras do Atlético de Madrid enforcaram um boneco do jogador na última semana. No fim de 2022, torcedores do Valladolid xingaram o brasileiro, chamando-o de macaco.
- As ofensas partiram não só das arquibancadas. Em setembro do ano passado, no programa "El Chiringuito", o empresário Pedro Bravo disse que Vinícius deveria "parar de fazer macaquices" ao comemorar gols.
- Vinícius nunca se calou perante as ofensas. O jogador respondeu escrevendo que "O amor sempre vence o ódio", fez críticas aos órgãos que não agem contra o racismo e, claro, nunca deixou de dançar.
Números de Vinícius Jr no Real Madrid
- 200 jogos
- 50 gols
- 37 assistências
- Sete títulos: Uma Liga dos Campeões da Europa, dois Campeonatos Espanhóis, duas Supercopas da Espanha, uma Supercopa da UEFA e um Mundial de Clubes
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.