Topo

Sob protestos, Everton surpreende e quebra invencibilidade do líder Arsenal

Jogadores comemoram gol do Everton sobre o Arsenal na Premier League - Paul ELLIS / AFP
Jogadores comemoram gol do Everton sobre o Arsenal na Premier League Imagem: Paul ELLIS / AFP

Colaboração para o UOL, em São Paulo (SP)

04/02/2023 11h28

Sob protestos da torcida, o Everton surpreendeu e venceu o líder Arsenal por 1 a 0, hoje, pela 22ª rodada do Campeonato Inglês. O resultado representa uma quebra de invencibilidade do clube londrino, que estava sem perder há treze jogos

  • O gol da partida foi marcado por Tarkowski
  • O último triunfo do Everton tinha sido em outubro de 2022
  • Destaque para a estreia com vitória do novo treinador do Everton, Sean Dyche
  • Contratado recentemente junto ao Chelsea, o meia brasileiro naturalizado italiano Jorginho fez sua estreia pelo Arsenal saindo do banco de reservas
  • Outro brasileiro, o atacante Gabriel Martinelli não teve boa atuação e foi substituído no início da segunda etapa

Protestos: Nos arredores do Goodison Park, torcedores do Everton levaram vários cartazes repudiando a diretoria do clube. Até mesmo um avião sobrevoou o estádio carregando um brazão com a mensagem "o clube mais mal administrado da liga".

Torcida organizada do Everton protesta contra diretoria do clube antes de jogo contra o Arsenal - Paul ELLIS / AFP - Paul ELLIS / AFP
"Seu tempo acabou. Saiam do nosso clube", consta no cartaz.
Imagem: Paul ELLIS / AFP

Classificação

Com o resultado, o Everton chegou aos 18 pontos, saindo momentaneamente da zona do rebaixamento para o 17º lugar. O Arsenal não disparou ainda mais na liderança e permaneceu com os mesmos 50 pontos -- cinco a mais que o vice Manchester City.

Próximos compromissos

O Arsenal volta a campo no próximo sábado (11) para enfrentar o Brentford. Já o Everton encara o Liverpool somente na outra segunda-feira (13). Ambos os confrontos são válidos pela Premier League.

Primeiro tempo

A partida começou bastante movimentada no Goodison Park. O Everton, que não se sentiu acuado enfrentando o líder do campeonato, levou mais perigo.

Ramsdale conseguiu salvar o Arsenal em uma oportunidade, e Calvert-Lewin e Doucouré perderam chances de abrir o placar para os mandantes.

Do lado londrino, Saka fez boa finalização de primeira após receber cruzamento, mas o zagueiro Coady salvou em cima da linha.

Segundo tempo

A pressão continuou dos dois lados, mas o Everton manteve a atuação regular da primeira etapa. De tanto investir nas bolas aéreas, o primeiro gol saiu logo aos 15 minutos com Tarkowski, de cabeça.

Confiante no jogo, o Everton passou a dominar ainda mais o Arsenal após o gol, mas não ampliaram o placar. Em tentativas de empate, Trossard e Zinchenko deram finalizações perigosas.

Gol

Everton abre o placar. Na cobrança de escanteio de McNeil, o zagueiro Tarkowski subiu bem, entre vários jogadores, e cabeceou para o fundo das redes.

FICHA TÉCNICA

Everton 1 x 0 Arsenal

Data: 4 de fevereiro de 2023 (sábado)
Horário: 9h30 (de Brasília)
Competição: Campeonato Inglês (22ª rodada)
Local: Estádio Goodison Park, em Liverpool - Inglaterra
Árbitro: David Coote
Cartões amarelos: Mykolenko, Onana, Pickford e Maupay (Everton); Zinchenko (Arsenal)

Gol: Tarkowski (aos 15 minutos do segundo tempo)

EVERTON: Pickford; S. Coleman, Tarkowski, Coady, Mykolenko; Gana Gueye, A. Onana, Doucouré; D. McNeil, Iwobi e Calvert-Lewin (Maupay). Técnico: Sean Dyche

ARSENAL: Ramsdale; B. White (Tomiyasu), Saliba, Gabriel Magalhães, Zinchenko; Thomas Partey (Jorginho), Xhaka, Odegaard (Fabio Vieira); Saka, G. Martinelli (Trossard) e Nketiah. Técnico: Mikel Arteta