Topo

Mundial de Clubes - 2023

Al Ahly vence Seattle Sounders e enfrenta o Real Madrid na semi do Mundial

Jogadores do Al Ahly comemoram gol no Mundial - KHALED DESOUKI/AFP
Jogadores do Al Ahly comemoram gol no Mundial Imagem: KHALED DESOUKI/AFP

Do UOL, no Rio de Janeiro (RJ)

04/02/2023 15h54

Classificação e Jogos

O Al Ahly, do Egito, fez valer a tradição, bateu o Seattle Sounders, dos Estados Unidos, por 1 a 0, hoje (4), no Tangier Stadium, e vai enfrentar o Real Madrid, da Espanha, na semifinal do Mundial de Clubes.

A classificação veio com um gol nos minutos finais. Afsha acertou o travessão em finalização da entrada da área. A defesa do Seattle não afastou totalmente e Afsha finalizou novamente. Desta vez, a bola desviou na marcação e entrou.

O Seattle Sounders é o primeiro time dos Estados Unidos a participar do Mundial de Clubes. O Al Ahly, por outro lado, disputa a competição pela oitava vez e ficou com o bronze em três oportunidades.

A outra semifinal do Mundial será entre Flamengo e Al-Hilal, da Arábia Saudita

Como foi o jogo

Sem grandes emoções: A partida, em grande parte, teve um tom morno e ficou mais presa entre as intermediárias. O Al-Ahly começou o jogo com maior presença no campo de ataque, enquanto o Seattle Sounders buscava as melhores alternativas, mas, ainda no primeiro tempo, as ações foram equilibradas.

Mudanças no cenário: Após conseguir se acertar em campo, o time dos Estados Unidos terminou a etapa inicial rondando a área adversária e chegando mais perto de abrir o placar. Apesar de o panorama da partida não mudar muito após o intervalo, o Al-Ahly melhorou e passou a assustar mais.

Velhos conhecidos: O Seattle Sounders teve como um dos principais articuladores o meia Lodeiro, que defendeu o Botafogo e o Corinthians. João Paulo, ex-Botafogo e Internacional, foi opção no segundo tempo do duelo.

Volume após substituições: As alterações do time egípcio surtiram efeito e fizeram aumentar o volume de jogo. O Seattle, por outro lado, pareceu ter cansado. No fim, o Al Ahly conseguiu marcar e garantir a vaga na próxima fase.

Lances importantes:

13 minutos do 1º tempo: Em cobrança de falta para o Seattle, a bola explodiu na barreira e Rusnák pegou o rebote. Ele finalizou para fora.

23 minutos do 1º tempo: Após escanteio de Seattle, Morris cabeceou para fora com perigo. O goleiro Shenawy saiu, não achou a bola e houve um choque na área. Ele teve de receber atendimento em campo.

23 minutos do 2º tempo: Em troca de passes, Afsha recebeu na entrada da área e chutou rasteiro. A bola passou perto da trave direita do Seattle Sounders.

1 x 0: Nos minutos finais, Afsha bateu da entrada da área e a bola bateu no travessão. A defesa do Seattle Sounders não conseguiu mandar para longe e o próprio Afsha pegou o rebote. Ele finalizou, a bola desviou e entrou no cantinho esquerdo do goleiro.

FICHA TÉCNICA
SEATTLE SOUNDERS x AL AHLY


Competição: Mundial de Clubes da Fifa
Local: Estádio Ibn Batouta, em Tânger, no Marrocos
Dia e hora: 4 de fevereiro, sábado, às 14h (horário de Brasília)
Árbitro: Anthony Taylor
Assistentes: Gary Beswick e Adam Nunn
Cartões amarelos: Tau (AHL)
Cartão vermelho: -
Gols: Afsha, do Al Ahly, aos 43'/2ºT.

Seattle Sounders: Frei; Álex Roldán, Ragen (Fredy Montero), Gómez Andrade e Nouhou; Atencio (João Paulo), Cristian Roldán (Daniel Leyva), Lodeiro, Rusnák e Morris; Ruidíaz (Héber). Técnico: Brian Schmetzer

Al Ahly: El Shenawy; Hany, Metwaly, Abdelmonem e Maaloul; Dieng, El Solia e Fathi (Afsha); Kahraba (Sherif), Tau (Rabia) e Taher Mohamed (Abdelkader). Técnico: Marcel Koller