Topo

Olé na arquibancada, hino no som: Palmeiras se sente em casa no Morumbi

Do UOL, em São Paulo

04/02/2023 21h15

No Morumbi, o Palmeiras venceu o Santos por 3 a 1 na noite deste sábado (3), pelo Campeonato Paulista. Atuar como mandante no estádio do São Paulo era comum no passado, mas já não acontecia há 15 anos. Mesmo depois de tanto tempo, dá para dizer que o time alviverde se sentiu em casa no estádio do rival.

O primeiro e óbvio motivo é o placar elástico contra o Santos, com gols de Murilo, Rony e Giovani. No segundo tempo, a torcida palmeirense gritou "olé" em trocas de passe da equipe, lembrando o que acontece frequentemente no Allianz Parque. Outras razões que explicam o bem-estar também passam pelo som.

Morumbi reproduz o som do Allianz Parque

O sistema de som do Morumbi neste sábado, da locução da entrada dos times em campo até as substituições e anúncio de público e renda, tocou a vinheta do trecho do hino do Palmeiras, como acontece no Allianz Parque. O locutor também foi o mesmo. A curiosidade gerou reações entre torcedores do Palmeiras nas redes sociais e no próprio estádio.

Durante o jogo, a torcida palmeirense se sentiu em casa e fez barulho do começo ao fim, com os tradicionais cantos e também provocações ao Santos: "Lugar de peixe é dentro do aquário" e "arerê, o Santos vai jogar a Série B" entre eles.

Palmeiras no Morumbi não é nada inédito

Antes do clássico contra o Santos, o Palmeiras já tinha atuado como mandante no Morumbi 138 vezes, o que mostra que não há nada novo neste intercâmbio. É um dos 24 clubes que já jogaram no estádio do São Paulo como mandantes, além do próprio Tricolor.

No caso do jogo deste sábado, o Palmeiras conseguiu seu maior público do século. Foram 49.241 presentes, com renda de R$ 2.073.483,00 para o clube. O último grande público tinha sido em 2002, num clássico contra o Corinthians justamente no Morumbi.

PM protege áreas sensíveis do estádio

Temendo atos de violência e depredação, a Polícia Militar limitou algumas áreas do Morumbi e do entorno do estádio neste sábado, como a estátua do técnico Telê Santana e a Casa Independente, sede da maior torcida organizada do São Paulo. O clube, por sua vez, cercou com grades o símbolo do time em tamanho grande que fica na lateral do gramado para evitar que ele fosse pisoteado.

Não foram registrados episódios de depredação e violência até o fechamento deste texto.

Por que o jogo foi no Morumbi?

O Allianz Parque está indisponível por causa de um evento, por isso o Palmeiras optou pela casa do São Paulo. O clube fechou um acordo com o rival para mandar o clássico contra o Santos no Morumbi e é possível que haja contrapartida ainda no Paulistão: o São Paulo mandar um jogo no Allianz Parque também por causa da realização de eventos.