Topo

Carioca - 2023

Botafogo goleia Boavista com homenagens a Garrincha e gol de camisa 7

Tiquinho Soares, do Botafogo, em jogo contra o Boavista pelo Carioca - Vítor Silva/ BFR
Tiquinho Soares, do Botafogo, em jogo contra o Boavista pelo Carioca Imagem: Vítor Silva/ BFR

Colaboração para o UOL, em Maceió

05/02/2023 17h59

O Botafogo sufocou o Boavista do início ao fim e goleou a equipe de Saquarema por 4 a 0, hoje (5), no estádio Mané Garrincha, em Brasília, pela 7ª rodada do Campeonato Carioca. A partida contou com homenagens ao ídolo botafoguense que dá nome ao estádio da capital do país. De quebra, Victor Sá, dono da camisa 7 alvinegra, aquela que foi imortalizada por Mané, fez um dos gols da vitória — Tiquino Soares, duas vezes, e Patrick de Paula marcaram os outros.

Com o resultado, o Glorioso deixa bem encaminhada sua classificação para a fase semifinal do estadual e, com 13 pontos somados e na 2ª colocação, encosta no líder Flamengo que tem um ponto a mais. O Boavista, com 2, permanece na lanterna.

Início com homenagem

Antes de a bola rolar, o Botafogo homenageou o Anjo das Pernas Tortas com Maria Cecília e Henrique, filha e neto de Mané.

Lances importantes

Gol relâmpago: Demorou apenas três minutos de jogo para Tiquinho aproveitar falha de Ryan Guilherme, invadir a área e chutar forte para abrir o placar.

De novo Tiquinho, aos 20: O atacante marcou seu segundo gol no jogo após receber passe nas costas da defesa pela direita, dominar no peito e bater na saída do goleiro.

Gabriel Pires quase amplia para o Glorioso aos 41. Depois de passar por três, foi travado na hora de empurrar a bola para o gol.

Victor Sá aumenta o placar: Aos 43 do primeiro tempo, o camisa 7 aproveitou cobrança de escanteio de Marçal, e mais uma falha do goleiro Fernando, para mandar de primeira no gol.

A melhor chance do Boavista na partida saiu de bola parada aos 4 do segundo tempo, na cobrança de escanteio de Peu, que levantou a bola na área e Kevem cabeceou na trave.

O quarto gol que daria a vice-liderança ao Glorioso não valeu. Aos 16 do segundo tempo, Victor Sá mandou para Gabriel, que tocou para Tiquinho, que devolveu de primeira para Victor Sá colocar a bola no fundo da rede, mas estava impedido.

Patrick de Paula entrou e com nove minutos em campo marcou após receber cruzamento de Tiquinho aos 25 e bater de primeira, com estilo, no canto direito do goleiro Fernando.

Tiquinho é o nome dele

Tiquinho virou o artilheiro do Botafogo na temporada ao marcar seus dois primeiros gols no jogo contra o Boavista.

Sob pressão

"É uma equipe grande e rápida nas transições de bola, o professor pediu para segurarmos a pressão, mas numa infelicidade eles conseguiram abrir o placar e manter a pressão", disse o goleiro Fernando, do Boavista, ao final do primeiro tempo em entrevista à Band Sports.

Agenda

O Botafogo joga no próximo sábado (11) contra o Bangu pela 8ª rodada do Campeonato Carioca. Pela mesma competição, o Boavista encara o Audax Rio, no dia seguinte.

FICHA TÉCNICA:
BOAVISTA 0 X 4 BOTAFOGO

Competição: 7ª rodada do Campeonato Carioca
Data e horário: 05 de fevereiro de 2023, às 16h (de Brasília)
Local: Estádio Mané Garrincha, em Brasília
Árbitro: Matheus Carneiro Torres
Assistentes: Thiago Rosa de Oliveira e Wallace Muller Barros Santos
Quarto árbitro: Philip Georg Bennett
Cartões amarelos: Rafael (BOT)
Cartões vermelhos: Não teve
Gols: Tiquinho Soares (BOT), aos 3 e aos 20 do 1ºT; Victor Sá (BOT), aos 43 do 1ºT e Patrick de Paula (BOT), aos 24 do 2ºT.

Boavista: Fernando, Kevem, Diogo Rangel (Berê), Elivelton, Jairo, Israel (Lucas Lucena), Ryan Guilherme, Peu, Marquinhos (Ramon), Wandinho (Carlos Daniel) e Matheus Alessandro. Técnico: Leandrão.

Botafogo: Lucas Perri, Rafael, Adryelson, Víctor Cuesta, Marçal, Tchê Tchê, Marlon Freitas (Patrick de Paula), Gabriel Pires (JP Galvão), Luas Piazon (Gustavo Sauer), Victor Sá (Luis Henrique), Tiquinho Soares (Matheus Nascimento). Técnico: Luís Castro,