Quem é Lelê, atacante do Volta Redonda que desbanca artilheiros do Rio
Em um campeonato recheado de goleadores, um nome simples e até então desconhecido está chamando a atenção. Lelê, do Volta Redonda, já marcou sete gols e é o artilheiro do Carioca, desbancando atacantes renomados.
- O Estadual do Rio conta com Cano, do Fluminense, e Pedro Raul, do Vasco, artilheiro e vice do Brasileirão do ano passado. Além da dupla Pedro e Gabigol, do Flamengo, e de Tiquinho Soares, do Botafogo.
- As atuações de Lelê já chamam a atenção de clubes de maior investimento e até mesmo de "vítimas".
O nome de batismo é Leanderson da Silva Genésio e tem 25 anos. Ele iniciou no Itaboraí Profute e está na segunda temporada no Volta Redonda, tendo chegado ao clube após ser observado mais de perto na Copa Rio, quando defendeu o Maricá.
- À época, o Voltaço procurava um jogador jovem, com boa presença de área e que também soubesse jogar fora dela, e entendeu que Lelê se encaixava no perfil.
Porém, nem tudo foram flores na passagem de Lelê pelo clube do Sul Fluminense. A adaptação apresentou obstáculos, como, por exemplo, a cobrança na parte física. Em campo, a equipe também não atravessa um bom momento — foi rebaixada no Carioca 2022 —, o que também dificultou a caminhada.
Após estes primeiros meses, quando passou até por um período sem gols, o futuro ficou indefinido e o próprio Lelê pensou em deixar o clube, mas as partes conversaram, a diretoria passou confiança e o atacante permaneceu para 2023.
Na atual jornada, engrenou e, além dos gols, também deu duas assistências. Assim, participou de 75% dos gols da equipe no Estadual. Segundo o site Footstats, ele tem uma participação direta em gols a cada 60 minutos.
Grandes como vítimas
Dos sete gols marcados por Lelê no Carioca, três foram contra os times de maior investimento. Ele balançou a rede na derrota por 2 a 1 para o Botafogo, no triunfo por 2 a 1 sobre o Vasco e na vitória simples em cima do Fluminense. Ele ainda marcou duas vezes contra o Audax e duas contra o Resende.
Faz o L!
Através das redes sociais, o Volta Redonda fez uma brincadeira com a letra L, que faz menção à comemoração de Cano.
A frase "faz o L" foi utilizada pelo vascaínos nos tempos em que o argentino estava em São Januário e, atualmente, caiu nas graças dos tricolores. O camisa 14 celebra fazendo a letra L com as mãos em homenagem ao filho Lorenzo.
Imbróglio
O nome de Lelê também aparece envolvido em um imbróglio entre Volta Redonda e Itaboraí Profute.
O contrato de empréstimo do atacante junto ao Voltaço era até dezembro do ano passado. Recentemente, o Volta Redonda anunciou a renovação até o fim de 2023. Em nota publicada no site oficial, Lelê chegou a falar que "a expectativa é fazer um excelente Campeonato Carioca, Série C, Copa do Brasil e buscar novamente o título da Copa Rio".
- Porém, nos registros na CBF e Ferj, o vínculo vai até dia 10 de abril.
- O Volta Redonda alega ter um acordo verbal para que o contrato fosse por um período e, posteriormente, houvesse a extensão. O Itaboraí Profute nega.
- Ao renovar com o Voltaço, o Profute esticou o vínculo de Lelê até 2026. A multa rescisória é de R$ 4 milhões para o mercado nacional e de de 8 milhões de euros, cerca de R$ 44 milhões, para o exterior.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.