Topo

Paulista - 2023

Alan Franco faz no fim, e São Paulo vence Santo André na estreia de Erison

Eduardo Nunes

Colaboração para o UOL, em São Paulo

05/02/2023 17h59

Com um gol de Alan Franco nos acréscimos do segundo tempo, o São Paulo bateu o Santo André por 1 a 0 na tarde de hoje (5), pela sexta rodada do Campeonato Paulista. O time da capital teve mais a posse de bola, mas só conseguiu furar a marcação adversária no final do confronto.

O duelo marcou a estreia do atacante Erison, que jogou os 90 minutos. O centroavante, inscrito na sexta (3) no Estadual, entrou na vaga do lesionado Calleri, e tentou participar do jogo, mas a bola pouco chegou. Em uma cobrança de falta ensaiada, finalizou perto do gol, mas sem assustar o goleiro adversário.

A vitória deixa o Tricolor com 11 pontos, na liderança do Grupo B. Já os donos da casa, com 10, estão na terceira colocação do Grupo D, fora da zona de classificação às quartas.

Trocou o número?

Moisés Ribeiro precisou entrar em campo com apenas três minutos de jogo, por causa da lesão de Marthã. O Santo André não utiliza numeração fixa e os titulares são numerados de 1 a 11. Por isso, volante veio para o jogo com a camisa 15, mas na volta do intervalo estava com a 16! O erro foi detectado pela arbitragem e ele saiu de campo para corrigir a numeração.

Como foi o jogo

Rogério Ceni fez uma série de mudanças no São Paulo, colocando Caio Paulista na direita do ataque para ajudar Orejuela no setor e Pedrinho aberto pela esquerda, com Erison mais centralizado. As trocas, contudo, não proporcionaram grandes lances de perigo na primeira etapa.

Aos 17 minutos da segunda etapa, Ceni sacou Caio Paulista e Pedrinho e recolocou Wellington Rato e David, que vinham sendo titulares. No entanto, a troca pouco mudou o cenário da partida, até que, nos acréscimos, Alan Franco conseguiu furar a marcação adversária para dar os três pontos aos visitantes.

Lances importantes

33 minutos do primeiro tempo. Gabriel e Alan Franco se atrapalharam na defesa e a bola sobrou limpa para Gerson Magrão. Sozinho, o meia entra na área, porém demorou demais para chutar, como ele mesmo admitiu no intervalo, e Orejuela conseguiu salvar o São Paulo, desviando para escanteio.

24 minutos do segundo tempo. Welington fez boa jogada pela esquerda, invadiu a área toca para trás. Nestor, com tempo e espaço para caprichar no chute, bateu muito mal e isola, para desespero de Nestor, que reclama muito.

26 minutos do segundo tempo. Gabriel Taliari se enroscou com Orejuela na entrada da área e a bola sobrou para José Hugo, que acabou cai pedindo pênalti após disputa com o lateral direito. O árbitro chegou a ouvir o VAR, mas o jogo seguiu sem nenhuma intervenção do árbitro de vídeo.

34 minutos do segundo tempo. Apesar da posse de bola muito maior, a equipe do Morumbi seguia distante do gol, enquanto os mandantes criaram nova chance clara. Dudu Vieira encontrou José Hugo, que chutou forte, com a bola passando perto do gol.

Santo André 0x1 São Paulo. Wellington Rato recebeu grande passe e deixou para Luciano, que, dentro da pequena área, bateu para uma grande defesa de Lucas Frigeri. Na cobrança de escanteio, contudo, saiu o gol dos visitantes. Wellington Rato cobrou, Alan Franco cabeceiou e a bola ainda tocou no travessão antes de balançar a rede.

Agenda

As duas equipes voltam a campo pela sétima rodada do Estadual. Na quarta (8), às 19h, o Tricolor visita o Red Bull Bragantino no Nabi Abi Chedid. Um dia depois, na quinta (9), às 18h30, o Ramalhão recebe o Água Santa.

FICHA TÉCNICA
SANTO ANDRÉ 0 X 1 SÃO PAULO

Competição: sexta rodada do Campeonato Paulista
Local: Estádio Bruno José Daniel, em Santo André
Dia e hora: 5 de fevereiro, domingo, às 16h (horário de Brasília)
Árbitro: Vinicius Gonçalves Dias Araujo
Assistentes: Luiz Alberto Andrini Nogueira e Daniel Luis Marques
VAR: Adriano de Assis Miranda
Cartões amarelos: Dudu Vieira, Moisés Ribeiro (STA); David (SPA)
Cartão vermelho: -
Gol: Alan Franco, aos 47'/2ºT, para o São Paulo.

Santo André: Lucas Frigeri; Ricardo Luz, Rodolfo Filemon, Matheus Mancini e Romário; Marthã (Moisés Ribeiro), Dudu Vieira, Gerson Magrão (Nenê Bonilha) e Léo Ceará (Julio Vitor); Pablo (José Hugo) e Gabriel Taliari (Fernando Viana). Técnico: Vinícius Bergantin.

São Paulo: Rafael; Orejuela (Juan), Alan Franco, Beraldo e Welington; Gabi Neves (Jhegson Méndez), Rodrigo Nestor (Galoppo) e Luciano; Caio Paulista (Wellington Rato), Pedrinho (David) e Erison. Técnico: Rogério Ceni.