Topo

Flamengo faz dois pênaltis, perde para o Al-Hilal e cai na semi do Mundial

Luiza Sá

Do UOL, no Rio de Janeiro

07/02/2023 18h06

O Flamengo está fora da final do Mundial de Clubes. Hoje (7), o time brasileiro cometeu dois pênaltis, viu Gerson ser expulso no fim do primeiro tempo e acabou derrotado por 3 a 2 para o Al-Hilal no Estádio Ibn Batouta, em Tânger. Resta ao Rubro-Negro disputar o terceiro lugar.

Os gols da partida foram marcados por Salem Al-Dawsari, duas vezes de pênalti, Vietto, e Pedro (duas vezes). Gerson recebeu dois cartões amarelos na etapa inicial e, consequentemente, o vermelho.

Salem Al-Dawsari voltou a marcar contra o Flamengo, desta vez em duas oportunidades, ambas de pênalti. Ele também foi o autor do gol na semifinal de 2019, quando o Rubro-Negro acabou virando no segundo tempo. O jogador saudita, inclusive, ficou marcado pelo golaço que marcou sobre a Argentina na Copa do Mundo do Qatar.

O último camisa 9 a fazer gols em Mundiais pelo Flamengo havia sido Nunes, artilheiro das decisões, em 1981, quando o Rubro-Negro foi campeão. Pedro quebrou o jejum. São seis gols em seis jogos na temporada.

Essa foi a primeira vez que o Flamengo ficou fora da final do Mundial. Em 1981 o time foi campeão e em 2019 perdeu para o Liverpool na decisão.

O Al-Hilal encara o vencedor de Real Madrid x Al-Ahly, que se enfrentam amanhã (8). A final será no sábado, às 16h (de Brasília). Pouco antes, às 12h30 (de Brasília), ocorre a disputa de terceiro lugar.

Como foi o jogo

Os times mal tinham esquentado e o Al-Hilal já teve um pênalti a favor. No primeiro ataque dos sauditas, Salem rolou para Vietto na área. A defesa se portou mal, Santos demorou a sair e Matheuzinho se enrolou, cometendo a falta. Na cobrança, Salem Al-Dawsari marcou.

Depois de sofrer o gol, o Flamengo começou a construir as jogadas e ficou com a bola. No começo, teve dificuldades com o último passe, mas contou com o brilho de Pedro para deixar tudo igual. O atacante marcou um bonito gol ao pegar de primeira no canto da área.

Mais confiante, o Fla foi para cima no restante da primeira etapa. Com o crescimento na partida, foi amadurecendo o gol com boas oportunidades e assustando. Léo Pereira e Ayrton Lucas chegaram a sentir, mas o zagueiro só saiu no intervalo.

O Al-Hilal, porém, cresceu nos minutos finais e começou a assustar. No último momento dos acréscimos, Gerson pisou em Vietto dentro da área e, como já tinha amarelo, acabou sendo expulso após análise do VAR (árbitro no vídeo). Salem Al-Dawsari deixou o segundo dele de pênalti.

Com um a menos, Vítor Pereira tirou Arrascaeta e colocou Pulgar. O Flamengo tentava ficar com a bola, mas tinha dificuldades na criação. O Al-Hilal, por outro lado, aproveitava os espaços para assustar e chegou a colocar uma bola na trave.

Errando muitos passes na saída de bola, o Flamengo deu brechas para o adversário. Gabigol teve uma boa chance, mas cabeceou para fora. No fim, os sauditas levaram a melhor e fizeram o terceiro aos 24 minutos, com Vietto. Pulgar, que entrou mal, deu o contra-ataque.

Pedro, de novo, diminuiu nos acréscimos. O Flamengo não desistiu de buscar o resultado e chegou ao segundo gol aos 46 minutos do segundo tempo, após a bola sobrar livre para o camisa 9 empurrar para o fundo da rede.

Gols e lances

0 x 1. Logo aos três minutos, Salem Al-Dawsari cobrou bem o pênalti, no cantinho. Santos até foi na bola, mas não conseguiu defender.

Reclamou. Gerson recebeu na área aos 14 minutos do primeiro tempo e caiu, pedindo pênalti. O árbitro, porém, deu simulação e cartão amarelo ao volante. Isso acabou custando caro.

1 x 1. Aos 19 minutos do primeiro tempo, Everton Ribeiro tentou o passe por cobertura, mas a defesa saudita cortou. Na sobra, Matheuzinho rolou para Pedro pegar de primeira e colocar no canto, deixando tudo igual.

1 x 2. O Al-Hilal aproveitou o bom momento e teve mais um pênalti a favor. Aos 50 minutos, Gerson pisou em Vietto dentro da área e o árbitro deu o pênalti após análise no vídeo. Salem foi novamente para a cobrança e recolocou os sauditas na frente. O volante do Fla ainda foi expulso pelo segundo amarelo.

1 x 3. O Al-Hilal concretizou a boa vantagem aos 24 minutos do segundo tempo. Pulgar errou um domínio e armou o contra-ataque. Salem cruzou para Vietto, que chutou sem chances para Santos.

Olé. Com os dois gols a mais no placar, a torcida do Al-Hilal começou a cantar "olé" na reta final da partida.

2 x 3: Aos 46 minutos do segundo tempo, Gabigol recebeu de Ayrton Lucas na entrada da área e finalizou, a bola desviou em Jang e sobrou para Pedro diminuir.

RMP: 'É de cair do roupeiro ao presidente'

No fim de papo, Renato Maurício Prado condenou o fato de o Flamengo ter dado férias aos jogadores depois do Brasileirão e esperado a chegada de Vítor Pereira somente em janeiro para iniciar os treinos para o Mundial.

Flamenguistas doam ingressos para marroquinos

Antes do jogo, uma cena chamou a atenção. Torcedores do Flamengo estavam com ingressos sobrando e resolveram doá-los para adolescentes marroquinos que estavam na porta do estádio querendo entrar. Eles acabaram batendo fotos juntos e a dupla ingressou no Tânger Stadium aos gritos de "Flamengo".

Americano, morador de Washington, é sócio-torcedor do Fla

Entre os milhares de torcedores rubro-negros presentes no Tânger Stadium, um chamou a atenção em especial. Trata-se de Bernard, que é americano e morador de Washington. Fanático pelo Flamengo, ele é sócio-torcedor do clube desde 2016 e completou hoje (7) seu 41º jogo in loco assistindo a equipe.

Portugal, Inglaterra, Cabo Verde e mais

O americano Bernard não era o único torcedor do Flamengo que mora fora do Brasil. No estádio encontravam-se rubro-negros de Portugal, Inglaterra e até de Cabo Verde, além de outros de diversos estados brasileiros.

Ficha técnica

Flamengo 2 x 3 Al-Hilal

Competição: Mundial de Clubes da Fifa
Dia e horário: 7 de fevereiro de 2023, às 16h (de Brasília)
Local: Estádio Ibn Batouta, Tânger (MAR)
Árbitro: Istvan Kovacs (ROM)
Assistentes: Vasile Marinescu (ROM) e Mihai Artene (ROM)
VAR: Juan Martinez (ESP)

Cartões amarelos: Gerson, Gabigol, David Luiz, Pulgar, Thiago Maia e Pedro (FLA); Vietto, Khalifah Al-Dawsari e Jahfali (ALH)
Cartões vermelhos: Gerson (FLA)
Gols: Salem Al-Dawsari (aos 3 minutos do primeiro tempo), Pedro (aos 19 minutos do primeiro tempo), Salem Al-Dawsari (aos 53 minutos do primeiro tempo), Vietto (as 24 minutos do segundo tempo) e Pedro (aos 46 minutos do segundo tempo).

Flamengo: Santos; Matheuzinho, David Luiz, Léo Pereira (Fabrício Bruno) e Ayrton Lucas; Thiago Maia, Gerson, Everton Ribeiro (Everton Cebolinha) e Arrascaeta (Pulgar); Gabigol e Pedro. Técnico: Vítor Pereira.

Al-Hilal: Abdullah Al-Maiouf; Saud, Jang, Al-Bulayhi e Khalifah (Nasser Al-Dawsari); Cuéllar, Carillo, Vietto (Jahfali); Marega, Salem e Ighalo (Michael). Técnico: Ramón Díaz.