Topo

Nem Pedro, nem Suárez: Artilheiro do Brasil é veterano do América-RN

Wallace Pernambucano, atacante do América-RN que lidera lista dos goleadores do ano - Paulo José
Wallace Pernambucano, atacante do América-RN que lidera lista dos goleadores do ano Imagem: Paulo José

Do UOL, em São Paulo

08/02/2023 12h00

Wallace Pernambucano é o artilheiro do futebol brasileiro neste início de temporada.

Ele tem nove gols marcados em oito jogos neste ano, pelo América-RN. Completou 36 anos no último sábado (4) e já marcou no Campeonato Potiguar e na Copa do Nordeste.

Destaques do Volta Redonda-RJ, Ferroviário-CE e Jacuipense-BA também estão na lista dos maiores artilheiros do ano. Os camisas 9 mais famosos na briga são Luis Suárez, Pedro e Gabigol.

Na média, quem lidera entre os artilheiros é Hulk, do Atlético-MG. Ele jogou 180 minutos no Campeonato Mineiro e já fez três gols, portanto um a cada 60 minutos em campo. A média de Wallace Pernambucano é de um a cada 74 minutos.

Quem é o artilheiro do Brasil?

Wallace Pernambucano já tem mais de 100 gols na carreira. Ele é natural de Escada-PE e há mais de uma década roda o futebol nordestino. Foi meio-campista pela maior parte da carreira, mas há cinco anos avisou que queria virar centroavante. E deu certo: está na quarta temporada com o América-RN e fez sucesso em todas elas. Também tem passagens por Ceará, Náutico e Santa Cruz no currículo, entre outros clubes.

Ele foi o artilheiro do América-RN na campanha do título da última Série D. Dos nove gols marcados no torneio, dois foram nas oitavas, um nas semifinais e mais um na final contra o Pouso Alegre-MG. Na história do clube, Wallace é o sexto maior goleador com 62 gols marcados.

Os artilheiros do Brasil em 2023:

9 gols: Wallace Pernambucano (América-RN)
7 gols: Lelê (Volta Redonda), Ciel (Ferroviário-CE), Luis Suárez (Grêmio) e Pedro (Flamengo)
6 gols: Pablo (Athletico) e Jeam (Jacuipense-BA)
5 gols: Gabigol (Flamengo), Aylon (Novorizontino), Bruno Moraes (Juventus-SP), Caio Mancha (Portuguesa Santista-SP), Jeferson (Ponte Preta), Ariel Palácio e Gonzalo (ambos do Anápolis-GO) e João Celeri (Grêmio Anápolis)