Palmeiras muda sem Scarpa e vê joia da base incomodar reforço de R$ 26 mi
Gustavo Scarpa foi para o Nottingham Forest, e o Palmeiras precisou ajustar seu meio-campo para a temporada 2023. O jogador foi o principal nome do elenco campeão brasileiro, e sua saída levantou uma série de questionamentos entre os torcedores.
O primeiro nome para o lugar do camisa 14 seria Bruno Tabata. O meia-atacante foi contratado em agosto do ano passado justamente com o objetivo de substituir Scarpa a partir de 2023, mas não se firmou no elenco desde então.
E a resposta pode, mais uma vez, estar na base, com o atacante Giovani. Em seu primeiro ano como profissional, o jogador virou o xodó da torcida pelas atuações no Campeonato Paulista.
Novo meio-campo
Abel perdeu dois de seus três homens de meio-campo e precisou alterar a construção de jogadas. Se no ano passado Danilo dava maior liberdade aos homens de frente por "construir sozinho", agora o Palmeiras usa dois homens, recuando Zé Rafael e deixando Raphael Veiga "isolado" pelo meio.
Deixávamos o Danilo construir sozinho à frente dos três jogadores que tínhamos à frente, e agora fazemos 3-2, para ter uma ajuda maior". Abel Ferreira, técnico do Palmeiras.
Raphael Veiga "assume a 10" e as bolas paradas. De volta após cirurgia no tornozelo, o camisa 23 assumiu a vaga de Scarpa como terceiro meio-campista e voltou a ser o homem nas cobranças de faltas e escanteios. Antes da lesão, a dupla dividia a função de armação, com um em cada lado do campo.
Tabata fica pelo caminho
- Contratado por 5 milhões de euros (R$ 26 milhões, na época);
- No Palmeiras desde agosto de 2022;
- 19 jogos, um gol e uma assistência.
O Palmeiras se precaveu e trouxe Bruno Tabata enquanto Scarpa ainda estava no clube. Assim o meia-atacante teria tempo para se adaptar ao estilo de Abel Ferreira.
Porém, o jogador ainda não deslanchou. Vindo do Sporting, ele marcou pela primeira vez com a camisa do Palmeiras nesta temporada. Em 2023, foi titular dois jogos, ambos quando Abel escalou time reserva.
Giovani pede espaço
- Figura no profissional desde 2021;
- Faz sua primeira temporada apenas pelo time principal;
- Ao todo, são 23 jogos, dois gols e três assistências.
A Cria da Academia chamou a atenção neste início de Paulistão, com um gol e duas assistências. E tem torcedor do Palmeiras querendo Giovani entre os titulares.
Eu procuro fazer a minha parte, que é trabalhar dentro e fora de campo. O Scarpa é um jogador fenomenal, é difícil ter um jogador igual a ele, mas se precisar de mim, vou dar o meu máximo". Giovani, atacante do Palmeiras.
Giovani perdeu grande parte da temporada passada. Ele esteve no plantel que conquistou a Copinha e, no profissional, foi parte do grupo no Mundial de Clubes, no Paulistão e na Recopa. Problemas físicos, porém, afastaram o garoto dos gramados no restante do ano.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.