Topo

MPMG cumpre mandados nas sedes de organizadas do Cruzeiro e Atlético-MG

Operação do Ministério Público de Minas Gerais recolhe objetos perigosos em sedes de torcidas organizadas de Cruzeiro e Atlético - Divulgação/MPMG
Operação do Ministério Público de Minas Gerais recolhe objetos perigosos em sedes de torcidas organizadas de Cruzeiro e Atlético Imagem: Divulgação/MPMG

Colaboração para o UOL, em São Paulo (SP)

10/02/2023 12h52Atualizada em 10/02/2023 13h18

Nesta sexta-feira (10), uma operação do Ministério Público de Minas Gerais (MPMG) cumpriu 27 mandados de busca e apreensão nas sedes de torcidas organizadas do Atlético-MG (Galoucura) e Cruzeiro (Máfia Azul), em Belo Horizonte.

Prevenção de confrontos

Cruzeiro e Atlético-MG vão jogar o tradicional clássico na segunda-feira (13), às 20h, no Independência. Para tentar coibir atos violentos, a operação contou com o apoio da Polícia Militar de Minas Gerais e de outros grupos como Gaeco e Caocrim.

Investigações indicam que os torcedores trocam ameaças nas redes sociais com fotos de armas de fogo, conforme relatado pela Unidade de Combate ao Crime e à Corrupção (UCC). Conflitos similares ocorreram em 2021 e 2022.

De acordo com o informe oficial do Ministério Público: "o cumprimento dos mandados objetiva promover a paz e a tranquilidade nos ambientes desportivos, como forma de incentivo aos grandes eventos na capital mineira".

Imagens divulgadas pelo MPMG mostram a apreensão de bolas de bilhar, bombas, rojões, barras de ferro e pedaços de madeira. Seriam alguns dos itens utilizados em possíveis confrontos entre as torcidas.

Será o primeiro confronto entre os rivais na temporada 2023. A partida será válida pela 5ª rodada do Campeonato Mineiro.

São esperados por volta de 20 mil torcedores das duas equipes na Arena Independência —o estádio tem capacidade para 23 mil pessoas.