Topo

OPINIÃO

Palmeiras sobra, Leila Pereira cala críticos, mas Abel ainda quer reforços

Palmeiras venceu bem a Inter de Limeira no Allianz Parque - Palmeiras
Palmeiras venceu bem a Inter de Limeira no Allianz Parque Imagem: Palmeiras

Luís Rosa

Colunista do UOL

10/02/2023 04h00

A resposta da diretoria do Palmeiras às pichações dos torcedores aos muros do Allianz Parque cobrando reforços e atacando a presidente Leila Pereira, na madrugada do dia 23 de janeiro, no dia seguinte ao empate sem gols no clássico com o São Paulo, veio com a convicção da cúpula do futebol de que, neste início de temporada, as soluções já estavam à disposição do técnico Abel Ferreira.

Passado menos de um mês do episódio, os torcedores viram o Verdão sobrar no Paulistão, é o único invicto, líder geral com 17 pontos, cinco vitórias e dois empates, três pontos a mais que o São Bernardo, o segundo colocado, que ontem derrotou o Corinthians, por 2 a 0, e se tornou o segundo clube mais bem colocado desta fase de grupo do campeonato.

Curiosamente, tudo caminha para o Verdão e o Bernô, que estão no Grupo D, se enfrentarem, em jogo único, nas quartas de final do Paulistão.

Se for para olhar o que acontece com os outros três grandes, Corinthians, Santos e São Paulo já perderam duas vezes no Estadual.

Além da campanha tranquila no Paulista, o Palmeiras, com um elenco que já mostrou ser capaz de se moldar às adversidades, ganhou com propriedade do Flamengo na final da Supercopa do Brasil.

Ah, não podemos esquecer que, três dias antes da decisão em Brasília, no dia 25, aniversário da capital, os garotos do sub-20 faturaram, invictos, o bicampeonato consecutivo da Copa do São Paulo de Futebol Juniores, a Copinha.

Com a sua ideia de responsabilidade fiscal, sem dar ouvidos a conselheiros e torcedores, a presidente Leila Pereira exalta o trabalho do diretor de futebol, Anderson Barros, e entende que até o mata-mata da Libertadores, ninguém duvida que o Palmeiras não estará nas oitavas de final, o clube não deve abrir os cofres, mesmo com a injeção de dinheiro após as vendas de Danilo, Endrick e Kuscevic, além do uruguaio Merentiel, que foi emprestado para o Boca Juniors-ARG e deu um alívio ao caixa.

Coube então a Abel Ferreira se virar com o que tem em mãos, mas o treinador deixou claro na entrevista coletiva, que espera receber os reforços.

"As pessoas aqui dentro sabem [diretoria] que temos de seguir o plano", disse Abel, ao responder sobre a reposição para o lugar de Kuscevic, vaga que ficará com o jovem Naves, como quarta opção entre os zagueiros.

No plano tático, Abel contou que "transformou" Zé Rafael no novo Danilo e Gabriel Menino, que estava em baixa no elenco, ressurgiu e agora é dono da posição na função que outrora era de Zé Rafael.

Giovani vira novo queridinho

Enquanto todos esperavam o garoto Endrick se consolidar como estrela na temporada, bastaram três jogos para os torcedores começarem a ver no amigo dele, Giovani, o cara para ser o dono de uma das posições do ataque.

Nesses três jogos, sempre entrando no decorrer do segundo tempo, Giovani deu duas assistências para gols na vitória (2 a 0) sobre o Mirassol, no interior, anotou um gol no triunfo sobre o Peixe (3 a 1), no clássico no Morumbi, e sofreu uma penalidade, contra a Inter de Limeira (2 a 0), primeira vitória do Verdão em seu estádio em 2023.

Convicto em suas decisões e sempre preservando o que considera uma hierarquia, Abel Ferreira, que se recusou a responder sobre o desempenho de Endrick contra a Inter de Limeira, por enquanto, dificilmente vai atender aos apelos dos torcedores e colocar Giovani quando a equipe entrar com força máxima.

Até porque, nesse caso, teria de sacar Endrick, que foi substituído pelo amigo, nos duelos contra o Peixe e a Inter de Limeira. Nas redes sociais e antissociais, os torcedores palmeirenses, em grande maioria, querem ver os dois garotos juntos, como ocorreu na campanha vitoriosa da Copinha do ano passado. Isso é impossível, afinal Roni e Dudu são intocáveis.

O certo é que hoje, quando terminam as inscrições para o Paulistão, só mesmo com uma reviravolta incrível fará Leila Pereira autorizar alguma contratação.

A presidente aposta que esse elenco tem totais condições de conquistar o Campeonato Paulista, e, mesmo que perca, ela avalia que o desempenho neste início de temporada, com a conquista da Supercopa, somado ao crédito oriundo do título do Brasileirão-22, são mostras que o Palmeiras está muito bem e tem totais condições de encarar qualquer adversário do futebol sul-americano.

Para isso, ela confia no jeito Abel Ferreira de ser, que faz muito com pouco.

Novo colunista do UOL Esporte

Bom, deixa eu me apresentar, eu sou Luís Rosa, e começo aqui no UOL Esporte como colunista. Escreverei bastante sobre o Palmeiras, mas darei pitacos em outros clubes e modalidades diversas. Dúvidas, críticas e sugestões são bem-vindas. Gratidão por você ter chegado até aqui".