Topo

Carioca - 2023

Botafogo vence Bangu e só goleada do Flu em clássico o tira da liderança

Jogadores do Botafogo comemoram gol sobre o Bangu no Carioca - Thiago Ribeiro/AGIF
Jogadores do Botafogo comemoram gol sobre o Bangu no Carioca Imagem: Thiago Ribeiro/AGIF

Colaboração para o UOL

11/02/2023 20h59

Debaixo de muita chuva de vento no estádio Luso-Brasileiro, o Botafogo pressionou muito para conquistar a vitória por 2 a 0 sobre o Bangu hoje (11). O triunfo pela 8ª rodada, alcançado com gols de Tiquinho Soares e Lucas Piazon, deixa o Alvinegro na liderança do Campeonato Carioca, com 16 pontos.

O Flamengo, que era o primeiro colocado, atua apenas na quarta (15), pois estava disputando o Mundial. O Fluminense, que já o mesmo número de jogos do Bota (7), precisa ganhar do Vasco por quatro ou mais gols de diferença para tomar a ponta da tabela amanhã. Com 12 pontos, o Castor segue em quinto.

Este é o terceiro jogo que a equipe de General Severiano manda na Ilha do Governador, pois o Engenhão está em obras para receber o gramado sintético.

Como foi o jogo

Desde o pontapé inicial, a superioridade técnica do Botafogo ficou evidente. A equipe pressionou bastante os visitantes, rondava a área adversária, mas acabou pecando no último passe e passando em branco na primeira etapa.

Na volta do intervalo, o Alvinegro voltou pressionando demais, conseguindo atrapalhar a saída de bola do Bangu, porém ainda sem sucesso na hora de mudar o placar. Cinco minutos após a pausa para hidratação, que acontece aos 20', e a entrada de Piazon, o time melhorou e conseguiu o gol da vitória. Nos acréscimos, Piazon ainda teve tempo de deixar o dele.

Lances importantes

6 minutos do primeiro tempo. Em cobrança de falta de Marçal, Adryelson cabeceou dividindo com Paulo Henrique e a bola explodiu no travessão. Gabriel Pires ainda ficou com a sobra, mas não conseguiu concluir.

17 minutos do primeiro tempo. Victor Sá roubou a bola, fez grande jogada pelo meio, passando por dois defensores antes de acertar um belo chute para a defesa em dois tempos de Paulo Henrique.

27 minutos do primeiro tempo. Patrick de Paula chutou a bola e atrasou a cobrança de falta em prol do Alvirrubro no meio-campo. O lance, sem perigo algum, resultou no cartão amarelo para o volante, que estava pendurado e desfalca do Glorioso no clássico contra o Vasco, na quinta (16). Além disso, ele também foi sacado no intervalo.

Início do segundo tempo. O Botafogo teve três chances de abrir o placar nos primeiros seis minutos após o intervalo, duas com Marlon Freitas. Na primeira, ele ficou com sobra do cruzamento, porém parou no goleiro e, na segunda, parou nas costas da defesa. A terceira foi com Gustavo Sauer, que bateu forte, obrigando outra boa defesa de Paulo Henrique.

Botafogo 1x0 Bangu. Lucas Piazon entrou aos 20 minutos e mudou a cara da partida. Ele perdeu uma boa oportunidade aos 23', porém, dois minutos depois, cobrou escanteio na primeira trave para Marlon Freitas desviar e deixar Tiquinho Soares apenas com o trabalho de mandar para a rede e sair para o abraço.

Botafogo 2x0 Bangu. Lucas Piazon vinha fazendo um bom jogo e foi coroado com um gol já aos 47 minutos. Gabriel Pires puxou contragolpe e o meia tabelou com Marlon Freitas, recebendo livre dentro da área para marcar o gol e definir o placar.

Agenda

O Glorioso volta a campo na quinta (16), às 20h30. quando visita o Vasco, em duelo atrasado da terceira rodada do Estadual. Já a equipe de Moça Bonita recebe o Volta Redonda apenas no dia 25, pela nona rodada.

FICHA TÉCNICA
BOTAFOGO 2 x 0 BANGU

Competição: oitava rodada do Campeonato Carioca
Local: Estádio Luso-Brasileiro, no Rio de Janeiro
Dia e hora: 11 de fevereiro, sábado, às 19h (horário de Brasília)
Árbitro: Bruno Arleu de Araújo
Assistentes: Michael Correia e Karen Soares Augusto

Cartões amarelos: Patrick de Paula, Victor Sá (BOT); Calazans, Felipe (BAN)
Cartão vermelho: -
Gol: Tiquinho Soares, aos 25'/2ºT, e Lucas Piazon, aos 47'/2ºT, para o Botafogo.

Botafogo: Lucas Perri; Rafael, Adryelson, Victor Cuesta e Fernando Marçal (Hugo); Tchê Tchê, Patrick de Paula (Marlon Freitas) e Gabriel Pires (Danilo Barbosa); Gustavo Sauer (Lucas Piazon), Tiquinho Soares e Victor Sá. Técnico: Luís Castro.

Bangu: Paulo Henrique; Carlos Eduardo, Adryan, Patrick (Eduardo Brito) e Gabriel Feliciano; Renatinho (Renê Junior), Samuel (Roger) e Adsson (Robert); Calazans (Daniel Felizardo), Edinho e Luis Felipe. Técnico: Felipe.