Topo

Flamengo aproveita expulsão polêmica, vence Al Ahly e fica em 3º no Mundial

Do UOL, em São Paulo*

11/02/2023 14h40Atualizada em 11/02/2023 15h28

Classificação e Jogos

Mesmo com um jogador a mais desde os 23 minutos do segundo tempo, o Flamengo não empolgou os poucos torcedores que foram a Tânger, no Marrocos, mas venceu o Al Ahly por 4 a 2 e conquistou o terceiro lugar no Mundial de Clubes. O time aproveitou a expulsão controversa do lateral Khaled para se recuperar e ganhar a partida, que parecia perdida. Os gols do Rubro-Negro foram marcados por Gabigol e Pedro, duas vezes cada. Abdelkader fez o dois do Al Ahly.

Apesar de um começo promissor, o time de Vitor Pereira repetiu erros da semifinal, com falhas defensivas e pouca criatividade no ataque. Abriu o placar, tomou a virada, mas virou de novo após a expulsão controversa do lateral do time egípcio. O Flamengo deixa o Marrocos sem o título e sem uma grande exibição.

O técnico Vitor Pereira fez três mudanças no time titular, mas os novatos não foram bem.

  • Fabrício Bruno entrou no lugar do lesionado Léo Pereira, mas falhou no gol de empate do Al Ahly ao deixar Abdelkader subir sozinho em cobrança de escanteio.
  • Vidal substituiu Gerson, suspenso, mas deu espaço para o meio-campo do Al Ahly trabalhar.
  • Varela, que entrou no lugar de Matheuzinho, foi melhor. O brasileiro tinha saído do time titular depois de cometer pênalti no começo da semifinal. Já o uruguaio fez o oposto hoje: invadiu a área e sofreu o pênalti que permitiu ao Flamengo abrir o placar.

Após sofrer o gol de empate, torcedores do Flamengo no Tânger Stadium cantaram em forma de protesto a música "nós queremos respeito e comprometimento, isso aqui não é o Vasco, isso aqui é Flamengo".

Uma briga aconteceu no setor das organizadas do Flamengo logo após o segundo gol do Al Ahly. Um clarão abriu na arquibancada e a polícia precisou intervir para acalmar os ânimos.

Em seu 200º jogo no Flamengo, Arrascaeta foi amarelado depois de dar um tapa na região dos testículos de Abdelmonem.

Com os dois gols de hoje, Pedro se tornou o artilheiro do Mundial, com quatro.

Gabigol - Christopher Lee - FIFA/FIFA via Getty Images - Christopher Lee - FIFA/FIFA via Getty Images
Gabigol comemora gol do Flamengo contra o Al Ahly
Imagem: Christopher Lee - FIFA/FIFA via Getty Images

Expulsão controversa foi ponto crucial da partida

O Al Ahly vencia por 2 a 1, dominava o jogo e criava chances para aumentar. Aos 23min do segundo tempo, Ayrton Lucas entrou na área e caiu. O juiz deu pênalti para o Flamengo, mas o VAR o chamou para avisar que a falta havia sido fora da área. O árbitro cancelou o pênalti e expulsou o lateral Khaled, entendendo que ele era o último homem da defesa.

Na transmissão da Globo, o comentarista de arbitragem Paulo César de Oliveira afirmou considerar a expulsão exagerada, já que Pedro não estava de frente pro gol e ainda havia defensores na área no momento da queda.

Com um a menos, o time egípcio se desestruturou totalmente, e o Flamengo aproveitou. Revirou e matou o jogo nos momentos finais.

Os gols e os lances

0 x 1. Gabigol converteu pênalti sofrido por Varela. O lateral invadiu a área e foi derrubado, mas o juiz precisou do VAR para marcar a infração. Gabigol cobrou deslocando o goleiro e abriu o placar.

1 x 1. Abdelkader se antecipou a Fabrício Bruno e cabeceou com tranquilidade depois de uma cobrança de escanteio. Falha coletiva da zaga flamenguista que permitiu o empate.

Santos pega pênalti. Conhecido por ser pegador de pênalti, o goleiro, enfim, fez sua primeira defesa em penalidades pelo Flamengo. Thiago Maia havia derrubado um adversário de maneira infantil na área, mas acabou sendo salvo por Santos.

2 x 1. Mas logo em seguida, o Al Ahly conseguiu a virada, quando Abdelkader driblou a defesa rubro-negra dentro da área e tocou no canto, sem chance para Santos.

2 x 2. A defesa do Ah Ahly se atrapalhou e deixou a bola sobrar para Pedro, que tocou para a rede sem goleiro.

2 x 3. O VAR alertou o árbitro de um toque de mão na área do Al Ahly e ele marcou o pênalti, que Gabigol converteu novamente com tranquilidade.

2 x 4. Pedro aproveitou novo erro defensivo do Al Ahly e matou o jogo já nos acréscimos.

Colunistas comentam a vitória do Flamengo

Julio Gomes: "Presentaços do Al Ahly evitam vexame do Flamengo".

Milton Neves: "Fla trocou Dorival por Vitor Pereira para ganhar a medalha de bronze".

André Rocha: "Flamengo caótico vence e mostra que ser quarto no Mundial é 'feito' único".

Al Ahly 2 x 4 Flamengo

Competição: disputa de 3º e 4º do Mundial de Clubes
Árbitro: Mustapha Ghorbal (Argélia)
Auxiliares: Mokrane Gourari (Argélia) e Khalil Hassani (Turquia)
VAR: Juan Soto (Venezuela)

Cartões amarelos: Arrascaeta, Gabigol (FLA); Ateya, Fathi, Hany, El Shahat e Abdelmonem (ALH)
Cartão vermelho: Khaled (AHL)
Gols: Gabigol (pênalti, 10min do 1º tempo e aos 38min do 2º tempo), Pedro (aos 31min e aos 45min do segundo tempo) Abdelkader (38min do 1º tempo e aos 15min do 2º tempo).

Flamengo: Santos, Varela, David Luiz (Pablo), Fabrício Bruno e Ayrton Lucas; Vidal, Thiago Maia, Arrascaeta (Pulgar) e Everton Ribeiro (Cebolinha); Gabigol e Pedro (Matheus França) Técnico: Vítor Pereira.

Al Ahly: El Shenawy, Abdelfattah, Yasser Ibrahim, Abdelmonem e Maaloui (El Shahat); Fathi (Dieng), Ateya e Taher; Percy Tau, Abdelkader e Sherif (Hany). Técnico: Marcel Koller.

* Colaborou Bruno Braz, de Tânger (Marrocos)

Errata: este conteúdo foi atualizado
Diferentemente do que foi publicado no texto, o lance do pênalti do Flamengo anulado pelo VAR foi com Ayrton Lucas, e não com Pedro. O erro foi corrigido.