Topo

Palmeiras vence o Água Santa com gol de Rony e confusão com Endrick

Colaboração para o UOL, em Maceió

12/02/2023 13h05

O Palmeiras venceu o Água Santa por 1 a 0, neste domingo (12), com gol de Rony, pelo Campeonato Paulista, no estádio Distrital do Inamar.

O jogo foi marcado por uma confusão entre os jogadores após uma entrada dura de Rodrigo Sam em Endrick e também por uma comunicação confusa da arbitragem ao anular aquele que seria o segundo gol de Rony.

O Palmeiras continua na liderança do Grupo D, com 20 pontos conquistados em oito partidas. O Água Santa é o segundo colocado do Grupo B, com 11 pontos.

Os times voltam a jogar no meio de semana. O Palmeiras visita o Corinthians na quinta-feira (16), às 21h30, enquanto o Água Santa recebe o RB Bragantino na quarta (15), às 15h.


Como foi o jogo

O primeiro tempo foi morno. Nenhum dos times teve chances reais de abrir o placar, e Weverton e Ygor Vinhas trabalharam mais com reposições e suporte aos jogadores do que fazendo defesas.

Show de canetas. Só no primeiro tempo, foram três. Giovani, Júnior Todinho e Reginaldo protagonizaram os lances de efeito, mas nenhum conseguiu ser efetivo após os dribles. Na segunda etapa, Giovani ainda distribuiu mais uma.

Palmeiras cresce na segunda etapa. O primeiro gol do jogo veio logo no segundo minuto, e os visitantes conseguiram manter mais a bola no pé, além das saídas em velocidade.

Muitas confusões. Os jogadores se engalfinharam em dois momentos da partida. O clima fechou aos 31 do segundo tempo, após Endrick ser empurrado por Rodrigo Sam para as placas laterais. O zagueiro chegou a dizer que iria 'pegá-lo depois', mas o atacante afirmou que não iria se intimidar com aquele tipo de provocação.

O técnico Abel Ferreira e os jogadores do Palmeiras foram defender o garoto de 16 anos, e a discussão durou alguns minutos, com cartões amarelos sendo distribuídos para os dois lados. O treinador do Água Santa, Thiago Carpini, acabou expulso.

"Ele me deu um carrinho, fui forte na jogada e não foi a intenção jogar ele na placa. O time do Palmeiras é muito bom, tentamos igualar na disposição, mas não acabou dando. Foi um grande jogo, muito igual e tivemos chance de fazer o gol também", explicou Sam após a partida.

Lances importantes

2 minutos do 2º tempo - 0 a 1: Logo no começo da segunda etapa, Giovani sofreu falta no canto direito do ataque. Raphael Veiga fez a cobrança na cabeça de Rony, que só desviou para o fundo da rede. O goleiro Ygor Vinhas até chegou, mas não conseguiu impedir. O VAR revisou o lance para analisar o momento do gol e manteve a decisão de campo.

9 minutos do 2º tempo: O Água Santa foi para cima. Júnior Todinho arriscou de fora da área, de canhota, e a bola passou perto do gol.

20 minutos do 2º tempo: Breno Lopes roubou a bola na intermediária e rolou para Rony, que bateu de primeira, pelo meio das pernas do goleiro Ygor Vinhas, e aumentou a vantagem do Palmeiras. Porém, o VAR analisou o começo da jogada e viu falta de Breno Lopes. O gol foi anulado. Na transmissão, porém, a decisão ficou confusa: o árbitro parecia ter sinalizado o gol e a imagem voltou já com a bola rolando.

41 minutos do 2º tempo: Boa cobrança de falta de Bruno Mezenga, no canto esquerdo de Weverton. O goleiro do Palmeiras conseguiu espalmar a bola para o lado.

48 minutos do 2º tempo: Endrick recebeu bola enfiada e ganhou de Rodrigo Sam na disputa. Ele saiu de frente com Ygor Vinhas, mas o goleiro fez a defesa. A arbitragem marcou falta no começo do lance.

É muito gostoso ser treinador desta equipe

FICHA TÉCNICA

Água Santa 0 x 1 Palmeiras
Data: 12/02/2023 (domingo)
Local: Estádio Distrital do Inamar
Hora: 11h (de Brasília)
Cartões amarelos: Joílson (AGS), Thiaguinho (AGS), Murilo (PAL), Rodrigo Sam (AGS), Lelê (AGS)
Cartões vermelhos: Thiago Carpini (técnico, AGS)
Gol: Rony (PAL), aos 2' do 2º tempo (0-1);

Água Santa: Ygor Vinhas; Reginaldo Lopes (Gabriel Inocêncio), Didi, Rodrigo Sam, Joílson; Kadi, Thiaguinho, Bruno Xavier, Igor Henrique; Júnior Todinho, Bruno Mezenga (David). Técnico: Thiago Carpini.

Palmeiras: Weverton; Mayke, Gustavo Gómez, Luan, Piquerez; Fabinho (Zé Rafael), Jaílson, Raphael Veiga (Gabriel Menino); Dudu (Breno Lopes), Rony (Bruno Tabata), Giovani (Endrick). Técnico: Abel Ferreira.

Errata: este conteúdo foi atualizado
Diferentemente do que foi publicado na ficha técnica, Rodrigo Sam é do Água Santa, e não do Palmeiras. O erro foi corrigido.