Topo

Com racha na situação, Leila define seu candidato à presidência do conselho

Leila Pereira, presidente do Palmeiras - ANDERSON LIRA/FUTURA PRESS/ESTADÃO CONTEÚDO
Leila Pereira, presidente do Palmeiras Imagem: ANDERSON LIRA/FUTURA PRESS/ESTADÃO CONTEÚDO

Luís Rosa

Colunista do UOL

14/02/2023 04h00

Em uma convocação às pressas, a presidente do Palmeiras, Leila Pereira, reuniu cerca de 40 conselheiros, todos minuciosamente escolhidos por membros da situação, em uma pizzaria na zona oeste de São Paulo para tentar aparar as arestas, o que acabou não acontecendo, e definir o nome do candidato à presidência do Conselho Deliberativo.

A eleição à presidência do Conselho Deliberativo acontece no próximo mês. A data ainda não foi confirmada, e o registro das candidaturas tem de ser feito em até 15 dias antes do pleito.

O racha no grupo da situação ficou escancarado mais uma vez porque a presidente e os conselheiros tentaram convencer o atual presidente, Seraphim Carlos Del Grande, a concorrer à reeleição, mas ele confirmou que não há a menor chance de mudar de ideia.

Dessa maneira, como o UOL adiantou nesta segunda-feira (13), Alcyr Ramos da Silva Júnior, atual vice-presidente do Conselho Deliberativo, foi lançado como candidato à presidência do órgão, e o seu vice será Maurício Camargo.

Os dois contam com o apoio da chapa Palestra, a mais votada na eleição dos 90 conselheiros, no último sábado (11), que é alinhada à situação. O grande articulador da candidatura será o ex-presidente Maurício Galiotte, que tem ótimo diálogo com os votantes, e não a presidente Leila Pereira.

Apesar de dizerem que são independentes, a chapa UVB (União Verde Branco), terceira na lista de cadeiras conquistadas no sábado, confirmou apoio aos candidatos da situação.

Por outro lado, em outro sinal do racha, a presidente Leila Pereira se irritou ao ser surpreendida com a decisão de Roberto Silva, que foi vice-presidente na gestão de Galiotte, de se lançar como candidato independente, o que será prejudicial à unidade da situação.

Isso porque, unidos, na eleição de 2021, Seraphim Carlos Del Grande derrotou Mario Giannini, candidato da oposição, por 129 votos a 114.

Chegar a um candidato de consenso também é o desafio da oposição, que ficou em segundo lugar com a chapa Todos Palmeiras. No grupo, ao menos cinco conselheiros se dizem preparados para encarar a disputa.

Caso mais do que um deles se candidate, como deve acontecer com a situação, avaliam os oposicionistas, é dar de bandeja a vitória para o candidato apoiado por Leila Pereira.