Topo

Corinthians

Corinthians: Como destaques da seleção sub-20 podem contribuir no Paulistão

Giovane e Pedro em treino de pré-temporada do Corinthians, em dezembro - Rodrigo Coca/Agência Corinthians
Giovane e Pedro em treino de pré-temporada do Corinthians, em dezembro Imagem: Rodrigo Coca/Agência Corinthians

Do UOL, em São Paulo

14/02/2023 04h00

Giovane, Guilherme Biro e Pedro voltam ao Corinthians nesta semana.

Eles foram campeões do Sul-Americano sub-20 com a seleção brasileira, inclusive com gol de Pedro no jogo do título.

Os três passaram os últimos 40 dias com a seleção, por isso não tiveram a oportunidade de jogar pelo Corinthians principal neste ano.

Giovane volta direto ao elenco principal, enquanto Biro e Pedro têm situações um pouco mais complexas, apesar das chances de subirem.

O trio está inscrito no Paulistão e pode jogar assim que Lázaro achar conveniente. Giovane é reforço certo, mas Biro e Pedro ainda precisam de alguma ambientação -e até solução de questões contratuais, no caso do meia.

Giovane teve boa participação [no sub-20], e Pedro e Biro são atletas da base também com boas possibilidades de integração. Fortalecem nosso grupo."
Técnico Fernando Lázaro sobre o trio que volta ao Corinthians

O momento de cada promessa:

Giovane tem 19 anos e 16 partidas como profissional. É o mais velho e experiente dos três: em 2022 teve chances como titular e jogou até na Bombonera. No Sul-Americano fez um gol em 521 minutos em campo e volta ao Corinthians principalmente para ser opção nas pontas, posição carente do elenco.

Biro é um meio-campista elogiado há muito tempo no Corinthians, tem 18 anos e dois jogos como profissional. No Sul-Americano fez um gol e deu uma assistência em 559 minutos. Só há um problema: o contrato atual está acabando, vai até 30 de novembro.

Pedro é a joia mais rara da base corintiana, chama atenção com seus 17 anos recém-completos e não à toa tem multa rescisória de 50 milhões de euros (R$ 277 milhões). Habilidoso e criativo em campo, enfrentou adversários até três anos mais velhos no Sul-Americano e mesmo assim se destacou com dois gols e duas assistências em 205 minutos.

Como eles podem contribuir:

Giovane é o único dos três que está pronto para o profissional. Ele chegou para o sub-20 há dois anos, logo subiu e foi comprado por R$ 3 milhões. É rápido e incisivo, podendo ser usado tanto nas pontas como centralizado. Essa versatilidade pode ajudá-lo no esquema atual de Lázaro, que não tem pontas, mas a concorrência é dura: Yuri Alberto, Romero e Júnior Moraes.

Guilherme Biro tem questões extracampo para resolver com o Corinthians. Restam dez meses de contrato, e o clube quer assinar a renovação antes de oferecer mais espaço. Ele é visto como versátil pois pode fazer qualquer posição do meio. O elenco de cima tem peças suficientes na posição, mas sua integração vista como natural em seu desenvolvimento.

Pedro funciona bem pelos lados do campo, principalmente o esquerdo, posição na qual Róger Guedes não tem reserva no Corinthians. Ele nunca foi usado entre os profissionais, apesar de já ter treinado com o elenco algumas vezes. A tendência é que sua frequência no time de cima aumente.

Corinthians