Topo

Palmeiras

Abel mantém blindagem a Endrick em momento de desconfiança no Palmeiras

Abel Ferreira, técnico do Palmeiras, em treino antes de clássico contra o Corinthians pelo Paulistão - Cesar Greco/Palmeiras/by Canon
Abel Ferreira, técnico do Palmeiras, em treino antes de clássico contra o Corinthians pelo Paulistão Imagem: Cesar Greco/Palmeiras/by Canon

Do UOL, em São Paulo

14/02/2023 04h00

O técnico Abel Ferreira adotou o silêncio como estratégia para blindar Endrick. A joia de 16 anos ainda não deslanchou nesta temporada e persegue seu primeiro gol no ano.

Após vitória contra o Água Santa, no domingo, o português "driblou" um jornalista e, em tom bem-humorado, se recusou a falar sobre o atacante. Antes, contra a Inter de Limeira, o comandante pediu para "deixarem o garoto em paz".

E a postura "protetora" de Abel acontece justamente em um momento de adaptação para Endrick. Titular do time, o atacante joga centralizado, com Dudu e Rony pelas laterais, e teve um início de ano discreto. Cenário contrastante em relação à sua badalada estreia pelo profissional, no fim do ano passado.

Tenho que entregar mais, não fui bem na partida. Trabalhar mais para jogar melhor e ajudar meus companheiros". Endrick, após jogo contra o São Bento, pela primeira rodada do Paulistão.

O jejum incomoda o jogador, que conta com sessões semanais de psicoterapia para lidar com a pressão. Segundo apurou o UOL, Endrick esperava um momento mais artilheiro, e que a terapia tem como objetivo manter o jogador calmo.

Os números de Endrick

Em 2022, o atacante marcou três vezes pelo profissional e esteve no plantel campeão brasileiro. A joia, porém, chamava a atenção desde a conquista da Copa São Paulo. Na base, foram 86 gols em 121 partidas oficiais.

Já nesta temporada, Endrick conta com:

  • oito jogos (sete pelo Paulista e um pela Supercopa)
  • nenhum gol
  • uma assistência
Endrick Palmeiras - MARCELLO ZAMBRANA/AGIF - AGÊNCIA DE FOTOGRAFIA/ESTADÃO CONTEÚDO - MARCELLO ZAMBRANA/AGIF - AGÊNCIA DE FOTOGRAFIA/ESTADÃO CONTEÚDO
Endrick, do Palmeiras, em jogo contra o Santos pelo Paulistão
Imagem: MARCELLO ZAMBRANA/AGIF - AGÊNCIA DE FOTOGRAFIA/ESTADÃO CONTEÚDO

Blindagem existe desde a Copinha

Abel mandou Endrick viajar para a Disney logo após a conquista da Copa São Paulo 2022. O comandante tratou com naturalidade e vinda para o profissional e defendeu que o então "menino" de 15 anos precisava "brincar" e não ir para o Mundial de Clubes da Fifa.

Integrado ao profissional, Endrick viu a expectativa pela estreia crescer, mas Abel tratou de esfriar o tema. Na época, o português destacou o planejamento do clube para o jovem de 16 anos.

Endrick e Abel - Cesar Greco/ Palmeiras - Cesar Greco/ Palmeiras
Endrick conversa com Abel Ferreira na Academia de Futebol
Imagem: Cesar Greco/ Palmeiras

São vocês que criam essas expectativas, ele é muito tranquilo, maduro e trabalhador. A oportunidade dele vai acontecer de forma natural e calma, quando tiver que ser. Não há data programada, é fazer o caminho perfeitamente normal, e termos muito cuidado para não acontecer como já aconteceu com alguns, de ir e depois cair". Abel Ferreira, após jogo contra o Santos em setembro de 2022.

Agora, o treinador repete o roteiro e tenta tirar o jogador — vendido ao Real Madrid por até R$ 330 milhões — dos holofotes. Enquanto isso, Endrick tenta encerrar o jejum nesta quinta-feira, às 21h30 (de Brasília), contra o Corinthians, pelo Paulistão.

Palmeiras