Topo

OPINIÃO

'Quem não ganhou, não ganha mais', diz Luiza Oliveira sobre novo Mundial

Colaboração para o UOL, em Aracaju

14/02/2023 18h54

A Fifa anunciou hoje (14) a divisão de vagas para o novo Mundial de Clubes, que contará com 32 times, sendo 12 deles europeus. No Fim de Papo, apresentado diariamente às 18h por Eduardo Tironi, a jornalista Luiza Oliveira afirmou que ficará muito mais difícil para os times brasileiros serem campeões do mundo no novo formato.

Vai ficando cada vez mais difícil, o cerco vai se fechando, são 12 times da Europa, a gente já tem dificuldade de competir com um, como é que vamos competir com 12? Vai virando uma Copa do Mundo, quem ganhou, ganhou, quem não ganhou, não ganha mais. Dificilmente, só um milagre", analisou Luiza Oliveira.

Na reunião do Conselho da Fifa, ficou definido que a América do Sul terá seis vagas no novo Mundial. Luiza chamou atenção para os critérios de divisão das vagas.

"Tem essa distribuição das vagas sul-americanas, como vai ser feito, isso é um ponto bem relevante. Se vai ser o campeão continental, se vai entrar vaga para competição nacional, se a Sul-Americana vai valer vaga no Mundial? Mas o fato é que vai ficar muito mais complicado a partir de agora", disse ela.

'Ganhar Recopa e Carioca virou obrigação para VP no Flamengo', diz RMP

O Flamengo começou o ano com reveses na Supercopa do Brasil e no Mundial de Clubes, mas ainda tem os títulos da Recopa Sul-Americana e do Campeonato Carioca a disputar neste início de temporada. O colunista Renato Maurício Prado afirmou que os dois títulos viraram obrigação para o técnico Vítor Pereira manter o cargo e ter paz para trabalhar.

Se perder a Recopa Sul-Americana e o também Carioca, se ele começar o Brasileiro, o que tenho dúvidas, já começa ferido de morte. O Flamengo tem obrigação de ganhar o Carioquinha. Se jogar 50% do futebol que tem, ganha o Carioquinha e a Sul-Americana. O Independiente Del Valle já perdeu uma Recopa e não tem time para derrotar o Flamengo, então o Vítor Pereira tem obrigação de ganhar esses dois campeonatos. Agora Carioca e Recopa viraram obrigação."

Neymar representa o fracasso do projeto PSG? Colunistas opinam

Com Neymar apagado, o PSG perdeu em casa para o Bayern de Munique e se complicou nas oitavas de final da Liga dos Campeões da Europa. Eduardo Tironi, Arnaldo Ribeiro, Milly Lacombe, Renato Maurício Prado e Luiza Oliveira debateram se o craque brasileiro representa o fracasso do projeto do time parisiense em conquistar a Europa. Confira!

Assista ao Fim de Papo na íntegra