Topo

Inglês - 2022/2023

City vence confronto direto com Arsenal e assume a liderança do Inglês

Jogadores do City comemoram gol sobre o Arsenal no Inglês - Adam Davy/PA Images via Getty Images
Jogadores do City comemoram gol sobre o Arsenal no Inglês Imagem: Adam Davy/PA Images via Getty Images

Do UOL, em São Paulo

15/02/2023 18h28

O Manchester City venceu o Arsenal por 3 a 1 no final da tarde de hoje (15), no Emirates Stadium, em jogo atrasado da 12ª rodada do Campeonto Inglês. Os gols do confronto foram marcados por De Bruyne, Grealish e Haaland, para os Citzens. Saka descontou para os londrinos.

Com o resultado, a equipe de Pep Guardiola se tornou líder da Premier League, somando 51 pontos — mesma pontuação dos Gunners, mas tem o saldo de gols maior.

Apesar de perder a liderança, o Arsenal ainda tem um jogo a menos que o City. Com isso, os comandados de Mikel Arteta podem recuperar a ponta da tabela mesmo com um empate.

Como foi o jogo

As duas equipes entraram em campo querendo jogo, principalmente pelo fato de a partida valer a liderança do Inglês.

O primeiro tempo foi bastante movimentado e foram os vacilos de ambos os lados que proporcionaram os gols até o intervalo. O Arsenal criou e se impôs mais, mas as chances mais perigosas saíram dos pés dos jogadores do City.

A segunda etapa manteve o alto nível dos 45 minutos iniciais. O Manchester conseguiu desenvolver seu jogo e aproveitou a falha de Gabriel Magalhães para fazer o segundo. Os Gunners sentiram o gol e a equipe de Guardiola aproveitou para fazer o terceiro. No final da partida, o Arsenal tentou pressionar, mas sem sucesso.

Gols e lances importantes

0 a 1. De Bruyne faz um belo gol para abrir o placar! Tomiyasu foi pressionado na lateral e recuou de qualquer jeito, deixando a bola nos pés do belga, que, fazendo parecer fácil, encobriu Ramsdale para balançar as redes.

1 a 1. Saka deixa tudo igual no Emirate Stadium! Nketiah recebeu dentro da área, quase na linha de fundo, e desviou para o gol. Ederson saiu errado e acertou o atacante. Apesar disso, a bola estava quase entrando, mas Aké chagou para salvar em cima da linha. Com esse desfecho, Anthony Taylor marcou o pênalti, na falta do goleiro brasileiro. O camisa 5 foi para a cobrança e empatou o confronto.

Na trave! Mahrez cruzou no meio da área, a bola desviou no meio do caminho e o cabeceio de Rodri, na segunda trave, foi no travessão. Ake até tentou pegar a sobra, mas Ramsdale se recuperou e mandou para a liha de fundo.

VAR em ação! Haaland recebeu um lançamento pela direita, brigou por espaço com Gabriel e acabou caindo dentro da área. O árbitro marcou a penalidade e amarelou o brasileiro. Após checagem do VAR, foi constatado o impedimentodo do norueguês. Dessa forma, o pênalti foi cancelado e o cartão retirado.

1 a 2. Grealish deixou o dele! Em mais um vacilo da defesa do Arsenal, agora de Gabriel Magalhães, Bernardo aproveitou e acionou Haaland. O norueguês tocou rápido para Gundogan, que deu para Grealish chutar e balançar as redes.

1 a 3. Haaland não perdoa! Gundogan recebeu de Rodri e acionou De Bruyne, que chegou perto da linha de fundo e cruzou rasteiro. Haaland apareceu no meio da defesa dos Gunners e finalizou cruzado para ampliar a vantagem do City.

FICHA TÉCNICA:

ARSENAL 1 x 3 MANCHESTER CITY

Competição: 12ª rodada do Campeonato Inglês
Data e horário: 15 de fevereiro de 2023, às 16h30 (de Brasília)
Local: Emirates Stadium, em Londres (Inglaterra)
Cartões amarelos: Walker (MCI), Ederson (MCI), Bernardo Silva (MCI), Tomiyasu (ARS), Grealish (MCI), Nketiah (ARS)
Gols: De Bruyne (24' 1ºT - MCI), Saka (43' 1º - ARS), Grealish (26' 2ºT - MCI) e Haaland (36' 2ºT - MCI)

ARSENAL: Ramsdale; Tomiyasu (Ben White), Saliba, Gabriel Magalhães e Zinchenko; Jorginho, Xhaka (Fábio Vieira) e Odegaard; Saka, Martinelli (Trossard) e Nketiah. Técnico: Mikel Arteta

MANCHESTER CITY: Ederson; Walker, Rúben Dias, Aké e Rodri; Gundogan, De Bruyne (Kalvin Phillips) e Grealish (Phil Foden); Bernardo Silva, Mahrez (Akanji) e Haaland. Técnico: Pep Guardiola