Topo

Derrotas aumentam pressão, e Fla tem maratona de jogos decisiva para VP

Gabigol comemora gol do Flamengo contra o Al Ahly - Christopher Lee - FIFA/FIFA via Getty Images
Gabigol comemora gol do Flamengo contra o Al Ahly Imagem: Christopher Lee - FIFA/FIFA via Getty Images

Luiza Sá

Do UOL, no Rio de Janeiro

15/02/2023 04h00Atualizada em 15/02/2023 08h15

Os fracassos na Supercopa do Brasil e no Mundial de Clubes aumentaram ainda mais a pressão dentro do Flamengo. Mesmo com pouco mais de um mês desde a estreia na temporada, Vítor Pereira é questionado pela torcida e agora tem uma maratona pela frente. Depois de 10 dias no Marrocos, o Fla tem quatro jogos —Volta Redonda (15/2), Resende (18/2), Independiente del Valle (21/2) e Botafogo (25/2)— até a partida de volta da Recopa Sul-Americana diante dos equatorianos, dia 28 de fevereiro, 21h30, no Maracanã.

A diretoria afirma que VP não corre riscos no cargo, mas um novo vexame na Recopa e no Carioca mudaria a situação.

O Estadual nunca foi tratado como prioridade no clube, mas, diante do cenário, ganhou um peso. O Fla está às vésperas dos primeiros clássicos: Botafogo (25/2), Vasco (5/3) e Fluminense (8/3).

A parte física é uma das que mais preocupa a comissão técnica neste momento, especialmente com os defensores. Mesmo assim, o espaço para rotação do time é curto.

Reações e elenco fechado

Tido como culpado na derrota da semifinal do Mundial de Clubes, Gerson ficou muito abalado. O volante chorou após o jogo com o Al-Hilal e publicou um pedido de desculpas.

Jogadores declaram publicamente o apoio ao trabalho de Vítor Pereira, mas o treinador ainda está em estágio de conquistar a confiança do grupo.

O clima na concentração do Fla antes da semifinal era de confiança, mas mudou completamente com a derrota inesperada. Os jogadores se uniram e se cobraram.

"Ver o que fez de bom, de errado. Queríamos o título, não veio. Agora dar um passo para frente, ir melhorando e assimilando cada vez mais o trabalho do Vitor. Temos de melhorar, sabemos disso. Vimos no Mundial, como time mesmo, todos setores temos de melhorar para brigar por título novamente" Everton Ribeiro, meia do Flamengo.

Lesões preocupam

O Flamengo perdeu Filipe Luís e Léo Pereira, lesionados. David Luiz, substituído no jogo contra o Al-Ahly, preocupa. Victor Hugo e Bruno Henrique também não estão disponíveis no setor ofensivo.

Arrascaeta ainda não está na melhor forma. O uruguaio terminou a última temporada com uma lesão e ainda disputou a Copa do Mundo no Qatar, voltando depois aos treinos.

Apesar de ter reagido mal quando não foi utilizado por VP no Carioca, Arturo Vidal também não está 100%. Mesmo com dores, ele não abre mão de jogar e, por isso, precisa conviver com as dores.

A tendência é que VP utilize os principais jogadores pelo menos diante do Resende no sábado, pelo menos com um time misto. Antes de jogos decisivos, o treinador chegou a mandar a equipe sub-20.

"A equipe está em pré-temporada, mas está disputando títulos em pré-temporada. Este é o problema. Neste início estaríamos a trabalhar e buscar ritmo, mas estamos a disputar títulos. Temos que aceitar e ir melhorando, nos tornando mais fortes e consistentes" Vítor Pereira.