Topo

Flamengo vira sobre o Volta Redonda com pênalti perdido e dois de Gabigol

Gabigol perdeu pênalti, mas fez os gols da virada do Flamengo  - Divulgação/Flamengo
Gabigol perdeu pênalti, mas fez os gols da virada do Flamengo Imagem: Divulgação/Flamengo

Colaboração para o UOL, em Aracaju

15/02/2023 23h13

Com dois de Gabigol e um de Pedro, o Flamengo venceu o Volta Redonda de virada por 3 a 1 nesta quarta (15), no Raulino de Oliveira, pela 8ª rodada do Campeonato Carioca. Luizinho abriu o placar para os donos da casa.

Gabigol perdeu um pênalti, mas se redimiu com os dois gols da virada e entrou na lista dos 10 maiores artilheiros da história do clube.

Com a vitória, o Flamengo foi a 17 pontos e reassumiu a liderança do campeonato, com um ponto a mais que o vice-líder Botafogo. O time de Vitor Pereira volta a campo no próximo sábado, às 16h, contra o Resende, três dias antes do primeiro jogo da Recopa Sul-Americana.

Gabigol tem primeiro pênalti defendido no Flamengo

Desde que chegou ao Flamengo, Gabigol teve o primeiro pênalti defendido por um goleiro. Até hoje, ele tinha convertido 37 cobranças e desperdiçado quatro (para fora ou na trave). Coube ao goleiro Vinícius a proeza de parar Gabigol pela primeira vez desde 2018.

Top 10

Com os dois gols, Gabigol assumiu a 10ª posição na artilharia histórica do Flamengo. O atacante soma 142 gols em sua quinta temporada pelo Rubro-Negro.

Como foi o jogo

O Volta Redonda tentou pressionar no início, mas logo o Flamengo controlou o jogo. Apesar do domínio da posse de bola, o Rubro-Negro teve dificuldade para criar chances claras de gol.

A primeira grande chance do Fla no primeiro tempo foi com Arrascaeta, que acertou o travessão. Gabigol também arriscou de longe e levou perigo, mas a bola subiu demais e saiu sobre o travessão.

Mesmo com Thiago Maia, Gerson e Vidal no meio de campo, o Flamengo foi muito lento e espaçado, com pouca aproximação dos jogadores tanto na criação como na marcação das jogadas.

O jogo, que era morno, pegou fogo no fim do primeiro tempo. Primeiro, Luizinho marcou para o Volta Redonda em rápido contra-ataque. Depois, Gabigol teve a chance de empatar de pênalti, mas Vinícius fez grande defesa.

Vitor Pereira sacou Gerson no intervalo, e a entrada de Everton Ribeiro melhorou o time. Aos 12, trocou mais três: saíram Vidal, Thiago Maia e Ayrton Lucas para as entradas de Everton Cebolinha, Pulgar e Matheuzinho, que passou a jogar improvisado na lateral-esquerda.

Gabigol se redimiu, e o Flamengo chegou ao empate. Após passe de Everton Ribeiro, que entrou muito bem, Pedro fez um corta-luz e a bola sobrou para Gabigol bater forte e alto sem chances para Vinícius.

O Rubro-Negro partiu para a pressão total e chegou à virada com Gabigol. Após passe de cavadinha de Arrascaeta, o atacante soltou a bomba de canhota no canto do goleiro para fazer 2 a 1.

No finzinho, Pedro fechou a conta para o Flamengo após boa jogada de Arrascaeta e cruzamento de Everton Cebolinha.

Gols e lances importantes

Na trave. Aos 14, Varela fez boa jogada pela direita e cruzou na medida para Arrascaeta, que acertou uma bomba no travessão. No rebote, Pedro quase marcou, mas foi impedido pela defesa do Volta Redonda.

Gol do Volta Redonda. Aos 45 do primeiro tempo, Arrascaeta perdeu uma bola no campo de ataque e o time da casa encaixou um rápido contra-ataque para abrir o placar. Luciano Naninho deixou o trio de volantes do Flamengo para trás na velocidade e serviu Luizinho, que deslocou Santos com chute rasteiro no canto.

Gabigol perde pênalti. Nos acréscimos da etapa inicial, Gabigol foi derrubado na área em cobrança de escanteio, e o árbitro deu pênalti. Na cobrança, porém, o goleiro Vinícius defendeu.

Gol do Flamengo. Aos 12 da etapa final, Gabigol aproveitou corta-luz de Pedro após passe de Everton Ribeiro e empatou para o Flamengo com uma bomba de canhota.

Inacreditável. Logo após o empate, Gabigol quase virou, mas o goleiro Vinícius salvou novamente o Volta Redonda, dessa vez com defesa à queima-roupa em cima da linha.

Gabigol vira o jogo. Aos 28, Gabigol fez um gol da virada. Após passe de cavadinha de Arrascaeta, o camisa 10 encheu o peito do pé para fuzilar o goleiro Vinícius.

Pedro fecha a conta. Aos 48, Pedro deixou o seu e fez o terceiro para o Flamengo. Arrascaeta enfiou boa bola, Cebolinha cruzou na medida e o centroavante completou de carrinho ao seu estilo.

Ficha Técnica
Volta Redonda 1 x 3 Flamengo

Competição: Campeonato Carioca
Local: Estádio Raulino de Oliveira (Volta Redonda)
Data e hora: Terça-feira (15), 21h10 (de Brasília)
Árbitro: Bruno Mota Correia
Assistentes: Diego Luiz Couto Barcelos e Daniel de Oliveira Alves Pereira
Cartões amarelos: Thiago Maia e Vidal (Flamengo); Dudu e Bruno Barra (Volta Redonda)
Cartões vermelhos: -
Gols: Luizinho, aos 45' do primeiro tempo; Gabigol, aos 12' e aos 28' do segundo tempo, e Pedro, aos 48' do segundo tempo.

FLAMENGO: Santos; Varela, Fabrício Bruno, David Luiz, Ayrton Lucas (Matheuzinho); Thiago Maia (Pulgar), Gerson (Everton Ribeiro) e Vidal (Cebolinha); Arrascaeta, Gabigol e Pedro. Técnico: Vitor Pereira

VOLTA REDONDA: Vinícius Dias; Wellington Silva, Alex Vinicius, Sandro, Ricardo Sena; Bruno Barra, Dudu, Luciano Naninho; Luizinho, Lelê e Pedrinho. Técnico: Rogério Corrêa.